EDUCAÇÃO FÍSICA - APOSTILA 9 -PARTE 1 - 9º ano                                            
PROFESSOR: Peterson Ramos.

e-mail: peterson.ramos@prof.pmf.sc.gov.br

Sign in to Google to save your progress. Learn more
CONTEÚDOS:
ESPORTES DE MARCA - Natação.
OBJETIVOS:
     Experimentar, desfrutar e recriar esportes técnico-combinatórios de marca usando habilidades técnico-táticas básicas de forma elementar, prezando o trabalho coletivo e participação efetiva;
     Identificar e vivenciar elementos técnicos ou técnicos-táticos individuais e as combinações das modalidades técnico-combinatórias de marca, praticadas e estudadas.
NOME COMPLETO DO ESTUDANTE *
TURMA DO ESTUDANTE: *
Descrição da Atividade:
Ler o texto apresentado com bastante atenção, RESUMI-LO no caderno, ou imprimí-lo e colá-lo, fazendo isso sublimar o que é mais importante e circular suas dúvidas para esclarecimento nas aulas de google meet. Assistir os vídeos com bastante atenção, no momento em que são apresentados.
NATAÇÃO
Sem título
       A natação é o esporte realizado na água, com efeito ou exercício de nadar. Há a movimentação de grande parte dos músculos e articulações do corpo, e é por isso que esse esporte traz diversos benefícios para a saúde física.

Histórico:
       A história da natação é paralela à própria evolução do homem, pois se inicia nos tempos mais remotos, uma vez que esta se tornou uma qualidade física imprescindível para a sobrevivência do homem, seja na busca por alimentos ou na fuga de um perigo em terra, e em sua evolução. De fato, sabe-se que os povos da Antiguidade eram grandes nadadores: registros mostram que no Antigo Egito, em 3000 a.C., os filhos dos nobres aprendiam a nadar desde cedo.
       Na Grécia, a prática da natação ganhou grande importância, uma vez que a mesma proporciona o desenvolvimento harmonioso do corpo, algo bastante valorizado pela sociedade grega. O filósofo Platão, por exemplo, afirmava que os indivíduos que não haviam aprendido a nadar não poderiam ser considerados educados. Foi na civilização grega, inclusive, que surgiram as primeiras disputas de natação: os Jogos Ístmicos, disputados em homenagem ao deus Poseidon. Já na civilização romana, a modalidade foi base da preparação militar dos soldados do império.
       No entanto, a história da natação como esporte competitivo se inicia na Inglaterra, durante a primeira metade do século XIX. Em 1837 foram disputadas as primeiras provas da modalidade esportiva, na cidade de Londres. Desde então, a natação foi se consolidando cada vez mais como um dos mais importantes esportes. Uma prova disso é a presença da modalidade desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, inaugurada pelo barão Pierre de Coubertain, em 1894.
       No Brasil, a natação foi introduzida em 1897, com a fundação da União de Regatas Fluminense, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira competição de natação em terras brasileiras aconteceu em 1898, os atletas nadaram uma distância de 1500 metros entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia, localizada no Rio de Janeiro. O Brasil participou dos Jogos Olímpicos de Antuérpia 1920.
      As disputas aconteciam no mar até por volta da década de 30, quando mudou-se para as piscinas em ambientes fechados. No mesmo período em que inseriram a categoria feminina em torneios mundiais, no ano de 1935. A piscina pode ser curta com 25 metros ou com 50 metros, medida utilizada na modalidade Olímpica com 3 metros de profundidade.
      Os quatro estilos foram criados em tempos e por autores diferentes. O primeiro a aparecer foi o nado peito, o francês M. Thevenal desenvolveu os movimentos similares ao executado atualmente, no ano de 1696. Em seguida o nado costas, elaborado em 1794 por um italiano chamado Bernardi, a princípio os braços giravam para trás simultaneamente. Após 79 anos, o nado crawl, ou estilo livre, nasceu a partir de rotações do corpo e o deslocamento dos braços, através do inglês John Trudgen, aprimorado mais tarde pelo australiano Richard Cavill. Já o nado borboleta surgiu através do nado peito, que depois de algumas modificações, um competidor húngaro fez brotar o quarto e último estilo, por volta de 1948.
A HISTÓRIA DA NATAÇÃO
Características de cada estilo e provas disputadas:
       Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, a prática da natação é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes trazendo ótimos benefícios para o organismo e benefícios a saúde, ajudando a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, como por exemplo a asma , também é a única actividade física indicada para menores de 3 anos.
Os estilos da Natação são quatro, e cada um tem suas técnicas e especificidades:

NADO CRAWL:
       Também chamado de nado livre, é considerado o estilo mais simples, o mais praticado e o mais rápido dos quatro estilos. Nele, a pessoa se posiciona com a parte frontal do corpo voltada para o fundo da piscina, o nadador movimenta os braços para cima e para baixo, alternadamente, de forma que um comece a puxar a água imediatamente antes que o outro comece a fazer o mesmo. Assim, quando um dos braços estiver fora d’água, o nadador pode virar a cabeça para este lado e respirar. As pernas estendidas, semiflexionadas e os pés estendidos se movimentam com golpes curtos, como se estivessem dando chutes,alternando direita e esquerda rapidamente. É o único dos estilos que possui disputa de 50m e também de longas distâncias.
Provas disputadas: As disputas nesse estilo são:
● 50 metros;
● 100 metros;
● 200 metros;
● 400 metros;
● 800 metros: Exclusivo para mulheres;
● 1500 metros: Prova unicamente masculina;
● Revezamento 4x100 metros e 4x200 metros;
● Maratona Aquática - É a única prova realizada em mares.

COMO NADAR O CRAWL
NADO COSTAS:
       “O nado de costas é basicamente um crawl invertido, e único estilo em que o nadador faz o movimento olhando para cima (decúbito dorsal). Para uma boa execução, o tronco e as pernas devem estar bem alinhados”. COSTA, Daniel(assessoria esportiva Trilopez/SP).
       No nado de costas, o nadador permanece durante todo o percurso com o abdome voltado para fora da água. A movimentação dos pés e pernas é semelhante a do livre (crawl). Os braços também se revezam alternadamente, ora dentro, ora fora d’água, passando junto à orelha, com a palma da mão virada para fora. Em seu movimento até o quadril, o braço empurra a água e impulsiona o corpo na direção contrária.
       “Normalmente os técnicos dizem para a mão sair da água com o dedão e entrar nela com o dedinho. Para explicar esse movimento giratório, os braços precisam manter-se na linha dos ombros”. COSTA, Daniel(assessoria esportiva Trilopez/SP).
       Em relação a respiração durante o nado, deve-se seguir o mesmo princípio dos outros estilos, inspirando pela boca e expirando pelo nariz, mesmo estando na posição de costas para o fundo da piscina.
       Este estilo de nado é muito utilizado pelos nadadores em séries mais leves, o nado de costas causa uma boa sensação após a execução de séries intensas de crawl (ou livre) e borboleta. Ele também é executado, normalmente, em aquecimentos, tiros e séries mais fortes por nadadores especialistas nesse estilo.
Provas disputadas: As disputas nesse estilo são:
● 100 metros;
● 200 metros.

COMO NADAR O COSTAS
NADO PEITO:
       É um estilo totalmente diferente dos outros, o nado peito exige muita coordenação e técnica do praticante. Ele pode ser um estilo muito gostoso de nadar quando não aplicada tanta força e técnica, como acontecia no estilo clássico, que surgiu há décadas e servia apenas para o “lazer”. Hoje, a modalidade se tornou competitiva e sofreu modificações que a tornaram mais eficiente.
       Quando a força e a técnica são aplicadas, o nado peito é um estilo de grande exigência, que muitas vezes causa lesões, principalmente, nos joelhos e adutores(músculos internos da coxa) dos atletas, devido ao movimento “não natural” da pernada.
       Este é o mais lento dos estilos, executado com o corpo e os braços estendidos, as palmas das mãos voltadas para fora e o rosto dentro d’água, saindo apenas para a respiração. As pernas são trazidas junto do corpo, com joelhos flexionados e afastados, representando uma maior propulsão do nado, sendo a mais difícil de ser executada de maneira correta e eficiente, enquanto os braços se abrem e recolhem à altura do peito. Em seguida, as pernas são impelidas para trás, para impulsionarem o nadador, em um movimento parecido com o de uma rã. Ao mesmo tempo, os braços são estendidos para frente. O movimento das braçadas lembram o formato de um coração, pois após serem alongados à frente, são afastados, voltando à se unir, através das mãos, em frente ao peito. A inspiração do ar é feita no final da puxada do braço, quando se ergue a cabeça para fora da água.
Provas disputadas: As disputas nesse estilo são:
● 100 metros;
● 200 metros.
COMO NADAR O PEITO
NADO BORBOLETA:
       O estilo borboleta (também conhecido como golfinho ou mariposa) é um estilo de natação relativamente novo. Seu nascimento ocorreu em função das incertezas do regulamento do nado peito. Isso porque, até a década de 1950, o deslocamento dos braços para frente não estava previsto nas regras da Federação Internacional de Natação, gerando semelhança entre os dois estilos. Porém, muitos apontam que seu surgimento ocorreu no Brasil, com a nadadora Maria Lenk, na década de 30.
       Historicamente o nado atual nasceu do nado clássico (peito), evoluiu para o nado borboleta (com perna de peito e braço apresentando o movimento simultâneo com recuperação aérea) e, então, para o nado golfinho, com ondulação do corpo e movimentos simultâneos verticais das pernas, porém as braçadas são alternadas entre fases aéreas e submersas. O ciclo completo deste nado envolve duas pernadas e uma braçada. As pernas e os braços movem-se de modo parecido, com a diferença de que as pernas, que devem ficar unidas, e os braços se movem ao mesmo tempo. Nesse estilo, também não há uma compensação de ombros, isto é, o nadador não realiza o movimento rotatório dos ombros e dos quadris, quando ocorrer a passagem da água. O estilo borboleta exige que o corpo todo esteja em sintonia, executando movimentos imitando ondas. Seu corpo deve formar uma letra “S” que fica ondulando conforme você nada. Por isso, ele exige do nadador mais força para enfrentar a resistência da água e é também bastante cansativo.
      No nado borboleta, o nadador eleva o queixo para frente no começo da braçada para respirar. Quando os braços estiverem na sua máxima extensão, a meio do movimento aéreo, os ombros e a cabeça são levantados da água.
Provas disputadas: As disputas nesse estilo são:
● 100 metros;
● 200 metros.

COMO NADAR O BORBOLETA
As provas de Nado medley e de revezamentos:
       O nado medley é a junção dos quatro estilos, Craw, Costas, Peito e Borboleta, em uma só prova sendo indicada para os atletas mais versáteis. As provas podem ser disputadas tanto individualmente ou em revezamento masculino, feminino ou misto. É a forma mais desafiadora dos eventos de natação. O nadador deve mudar de estilos ao longo da “corrida” usando as viradas e o momento certo para cada um dos estilos.
       Para desenvolver essas múltiplas habilidades, é recomendável incluir em seus treinos diários todas as quatro modalidades, séries de perna e exercícios educativos de cada estilo.
       Nas provas individuais a ordem que os nadadores encaram são borboleta, costas, peito e crawl. Para fazer uma prova de medley os atletas precisam traçar estratégias eficientes. Segurar demais o ritmo inicial e depois perder contato com os líderes ou começar muito forte e cansar no fim são situações pelas quais que nenhum nadador nadador gosta de passar. Nesse tipo de prova os nadadores mais versáteis acabam levando vantagem.
       As provas de revezamento, na natação, são disputadas por quatro(4) atletas. Elas podem ser disputadas no masculino, feminino e misto.
       Nessas provas cada nadador nada um trecho da prova, divididos na mesma distância. Ex: 4x100 nado livre(Crawl) - Cada nadador nada 100m da prova.
       No nado de revezamento estilo Medley, a ordem se altera em relação ao individual, e passa a ser costas, peito, borboleta e crawl. Dessa forma o primeiro atleta parte de dentro d’água e os demais do bloco de partida. Caso um nadador saia 0s05 antes de seu parceiro tocar na parede a equipe é desclassificada por queimar a largada.
Provas disputadas no medley:
● 200 metros;
● 400 metros.
Provas disputadas em revezamento:
● 4x100 metros nado livre(Crawl);
● 4x200 metros nado livre(Crawl);
● 4x100 metros nado medley(cada nadador faz o trajeto num estilo, seguindo a ordem obrigatória).
1. Você já havia estudado sobre a Natação? *
2. Conhecia todos os seus estilos? *
3. Já praticou, pratica, ou conhece alguém que o faça? *
4. Já assistiu alguma prova na televisão? Qual(is)? *
5. Pelas características dos estilos, se tivesse que escolher um para praticar, qual seria? *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Prefeitura Municipal de Florianópolis. Report Abuse