Inscrição - PALESTRA: PEQUENAS NOTAS [EM PRIMEIRA PESSOA] PARA (CURA)DORIAS TRANSGRESSORAS
PALESTRA: PEQUENAS NOTAS [EM PRIMEIRA PESSOA] PARA (CURA)DORIAS TRANSGRESSORAS

Coordenação: Nutyelly Cena e Thanity Andrade
Data e horário: 2 de setembro, 17h às 20h
100 vagas
Inscrições: 6 a 26 de agosto
Seleção: Primeiros inscritos
Plataforma: Zoom
Público Alvo: A partir de 16 anos
Link do formulário:


A oficina tem o objetivo de apresentar reflexões em torno do conhecimento sobre o processo de curadorias e exposições museológicas, tendo em vista que são aspectos centrais trabalhados nos estudos do campo museológico. Dessa forma, pretendemos anunciar perspectivas de práticas curatoriais transgressoras a partir de exemplos autobiográficos das proponentes.



Nutyelly Cena, mulher negra nordestina (Codó-Maranhão), atualmente mora em Goiânia-Goiás. É mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS-UFG). Graduada em Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG). Foi Coordenadora Geral da Rede de Educadores em Museus de Goiás sob o tema “Dizer o Indizível sobre as mulheres negras nos museus” (Gestão 2016/2017). Atuou na equipe de museus e em espaços culturais em Goiás. Integrante dos grupos de estudos e pesquisas Coletivo Rosa Parks e do NuPAA - Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas. É curadora atuante desde 2016. Faz parte da Rede de Museologia Kilombola e do Levante Nacional Trovoa desde 2019. As curadorias colaborativas negras realizadas em territórios geográficos distintos têm sido tema de suas pesquisas entre os campos antropológicos e museológicos.


Thanity Andrade, mulher negra brasiliense, é mestranda em Museologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Foi estudante visitante de Mestrado em Museologia na Universidade Nacional da Colômbia, sede Bogotá, em 2018. Graduada em Museologia pela Universidade de Brasília - UnB, em 2018. Participou do Projeto Rondon - Operação Tocantins, em 2017. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica (PROIC) pelo CNPq, em 2015. Técnica em Secretariado pelo Instituto Federal de Brasília - IFB, Campus São Sebastião-DF, entre 2011 e 2013. Monitora de Artes Plásticas no Instituto Metamorfose - Cidadão com Profissão São Sebastião - DF, entre 2011 e 2017.
This form was created inside of Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Report Abuse