Colabore - Cidadãos
Se você é agitador cultural de um grupo ou organização do Recôncavo e deseja participar do movimento midiativista clique e preencha um formulário que vai nos ajudar a produzir seu conteúdo de modo colaborativo.

Aqui iremos te ajudar a entender como funciona a lógica da redação jornalística. Agora toda vez que você pensar em escrever um release - texto padrão para imprensa de divulgação de eventos ou ações que geralmente cabe em uma lauda.

Vamos fazer esse texto sair para o papel nas próximas perguntas.

É importante que se você tem alguma foto, música, vídeo, cartaz ou outra mídia, envie para nós pelo e-mail: tonicaldasmail@gmail.com

Lá vamos nós!

Email address
O que você deseja compartilhar é:
Quando essa ação vai acontecer?
Descreva aqui os dias, os locais e horários. Isso é suficiente para começar o "lead" jornalístico, o formato inventado para compactar mais informações em meio a um mundo pré-televisão.
Your answer
Onde vai ser realizada essa ação?
Endereço Local, Rua, Bairro e Cidade devem ser informados.
Your answer
Para que escala midiática essa ação se destina? Tem público fora do Recôncavo?
Se o seu evento vai ser amanhã ou semana que vem foque em conectar os que estão próximos do seu Local ou da sua Região. Mas se seu evento pode atrair fluxos de novos visitantes para cidade podemos conectar com outras mídias em escala Nacional para difusão por meio de parceiros Pontos de Mídia Livre, como iTeia.
Local-Regional
Nacional
Quem são as pessoas públicas ou grupos que vão participar desse evento?
Diga nome a nome e nas próximas perguntas falaremos mais sobre cada um deles. Essa escala de hierarquia se chama pirâmide invertida. Ou seja: a base vem antes e depois vem o pico. Então vamos seguindo e entendendo o "lead", esse formato de perguntas básicas que ajudam a compreender o evento de relevância para o jornalismo de qualidade.
Your answer
Esse evento tem um tema específico, um lema ou envolve diferentes temas?
Your answer
O que significa a realização dessa ação? Esse evento já teve outras edições?
Your answer
Qual a relevância dessa realização para a Cultura ou para o Turismo da sua cidade?
Fale aqui como se um jornalista estivesse mesmo com um microfone ou uma câmera diante de você gravando seu áudio ou vídeo. Expresse sua visão de modo que possa representar a importância dessa notícia para outros cidadãos locais e para turistas! Jogue duro!
Your answer
Esse evento é gratuito?
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms