Na primeira temporada de 2023, o Ciência Suja vai abrir espaço para jornalistas do Brasil conduzirem episódios! Para isso, o jornalista deve realizar a inscrição abaixo e apresentar sua proposta de pauta, que deve se adequar à linha editorial do podcast (casos de fraudes científicas ou de maus usos da ciência, com impacto na sociedade) e trazer no pano de fundo algum debate sobre
desinformação nos dias de hoje.
O jornalista será responsável pela apuração, roteirização e por parte da apresentação do episódio no formato narrativo, com duração de 45 minutos a 1 hora. O jornalista contará sempre com apoio técnico (equipamentos, aplicativos de videoconferência, orientações, apoio em gravações) e editorial (apoio em pesquisa, entrevista, roteirização, montagem técnica e edição) dos membros do Ciência Suja. Os jornalistas que tiverem pautas selecionadas receberão R$ 3 mil pelo trabalho. A fase de inscrição vai até o dia 27 de janeiro de 2023, e a publicação das pautas a serem contempladas acontecerá até o dia 31 de janeiro. A fase de apuração já começará a partir do dia 1o de fevereiro, com deadlines a serem combinados (entre o início de março e o fim de abril, a depender da justificativa).
Além disso, como parte das entregas, o jornalista deverá entregar um texto complementar sobre o episódio (algum bastidor ou apuração que ficou de fora, por exemplo). Esse texto será publicado no site do Ciência Suja.
Tem alguma dúvida? Envie para cienciasuja@gmail.com