Geografia e História - SIMULADO

Olá, tudo bem?

O Concurso de Bolsas está chegando, e você se preparou para mandar bem na prova?

Para dar aquela força, a FABE preparou vários testes online com questões que caíram em vestibulares anteriores pra você estudar na hora que quiser. Após concluir o teste, veja sua pontuação.

Aproveite e boa sorte.
1. Para apoiar a regra de que “a temperatura diminui com o aumento da latitude”, deveríamos tomar como exemplo os dados referentes às cidades de:
1 point
Clear selection
2. Identifique a região do relevo submarino, na qual foi encontrado o petróleo no Ceará:
1 point
Clear selection
3. Sobre a variabilidade climática, é correto afirmar:
1 point
Clear selection
4. O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma diversidade de domínios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domínio Amazônico. Nesse sentido, é correto afirmar que são características físico-ambientais e econômicas do domínio Amazônico:
1 point
Clear selection
5. O aumento da temperatura média do oceano Pacífico nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro entre a América do Sul e a Oceania, apresentado como uma mancha na gravura abaixo, é um velho fenômeno reconhecido por navegadores europeus e pelo povo inca, desde o século XVI, mas que só passou a ser estudado a partir do final do século XX. Sobre esse fenômeno, é CORRETO afirmar que se trata do (a):
1 point
Captionless Image
Clear selection
6. A escravidão negra no Brasil teve várias facetas. Dentre as assertivas a seguir, qual não pode ser considerada uma marca do escravismo brasileiro?
1 point
Clear selection
7. O Brasil ainda não conseguiu extinguir o trabalho em condições de escravidão, pois ainda existem muitos trabalhadores nessa situação. Com relação a tal modalidade de exploração do ser humano, analise as afirmações abaixo. I - As relações entre os trabalhadores e seus empregadores marcam-se pela informalidade e pelas crescentes dívidas feitas pelos trabalhadores nos armazéns dos empregadores, aumentando a dependência financeira para com eles. II - Geralmente, os trabalhadores são atraídos de regiões distantes do local de trabalho, com a promessa de bons salários, mas as situações de trabalho envolvem condições insalubres e extenuantes. III - A persistência do trabalho escravo ou semi-escravo no Brasil, não obstante a legislação que o proíbe, explica-se pela intensa competitividade do mercado globalizado.Está correto o que se afirma em:
1 point
Clear selection
8. Considere as alternativas sobre o regime militar no Brasil:I. A Lei de Remessas de Lucros continuou, apesar dos incentivos às empresas multinacionais.II. A Lei de Remessas de Lucros foi suspensa, garantindo os interesses das multinacionais em detrimento das empresas nacionais.III. Apesar de contar com o apoio dos EUA, os militares não romperam relações diplomáticas com Cuba.IV. O Ato Institucional n. 5 (AI-5) previa a cassação de mandatos eletivos federais, estaduais ou municipais. Estão corretas:
1 point
Clear selection
9. A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História davida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América portuguesa por terem:
1 point
Clear selection
10. A partir de seus conhecimentos sobre a Conjuração Mineira (1789), EXAMINE as afirmativas abaixo:I – Inspirados pelas ideias iluministas, os conjurados mineiros defenderam a liberdade do comércio e a independência da região das minas.II – Dentre os grupos sociais envolvidos no movimento, destacaram-se os proprietários de lavras e de terras, oficiais militares, clérigos, letrados e escravos. III – O exemplo da possibilidade de quebra do vínculo colonial representado pela independência das Treze Colônias exerceu influência entre aqueles que planejaram a conspiração.IV – O declínio da exploração aurífera, na segunda metade do século XVIII, ao lado da iminente cobrança da derrama foram fatores que contribuíram para aumentar a insatisfação dos colonos mineiros com a Coroa portuguesa. ASSINALE a alternativa correta:
1 point
Clear selection
Submit
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy