PALESTRAS E OFICINAS - 1ª MOSTRA CINETEATRO
PROGRAMAÇÃO DOS DIAS 22 E 23 DE JULHO DE 2017
VALORES E INFORMAÇÕES
R$ 30 - POR OFICINA (SÁBADO E DOMINGO)
R$ 10 - POR PALESTRA


OFICINA 1 - MAQUIAGEM CINEMATOGRÁFICA
A oficina tem como objetivo principal aproximar as pessoas do universo dos efeitos especiais realizados no cinema. Visando explorar a temática sob o olhar da acessibilidade, a proposta é realizar diferentes tipos de maquiagens com materiais de fácil acesso e de baixo custo, para tanto será explorado de modo teórico a diferenciação de materiais e de modo prático a realização e aplicação de ferimentos, próteses em látex e máscaras.

SOBRE A OFICINEIRA:
Mariana de Oliveira, 23 anos, formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela UNESP de Bauru cursou especialização em maquiagem de efeitos em 2015 com o artista plástico Adriano Gianolla e apresentou como trabalho de conclusão de curso um produto audiovisual e monografia, referentes à prática da aplicação de maquiagem cinematográfica, em 2017. Em 2015 ministrou a oficina “maquiagem de efeitos especiais” durante a VIII Semana de Rádio e TV realizada na UNESP de Bauru; De 2014 à 2016 trabalhou como diretora de arte na Locomotiva – Empresa Júnior de Rádio e TV; Em 2015 e 2016 ministrou uma aula exploratória para a disciplina de efeitos visuais da turma de Rádio e TV da UNESP de Bauru; Em 2017 fez parte da equipe de produção de 3 propagandas para o canal Syfy, realizando as maquiagens; E em 2017 ministrou a oficina “maquiagem de efeitos especiais” para o quarto ano do curso de produção audiovisual da FIB (Faculdades Integradas de Bauru).


OFICINA 2 - WEBSÉRIES E DRAMATURGIA NA INTERNET
O YouTube e o Video On Demand mudaram drasticamente a forma de consumo dos espectadores, permitindo que todo e qualquer conteúdo esteja disponível gratuitamente, 24 horas, nas mãos do usuário. E, em meio há tantos vloggers, influencers e vídeos de gatinhos, será que é possível entender o que funciona melhor para o público e prever o sucesso dos seus projetos? Existe uma fórmula que garanta uma audiência para o produto que você quer produzir? Vamos entender juntos como funciona o conteúdo web e como relacionar comportamento, posição social e influência do meio para criar mensagens mais poderosas para a internet através de webséries, uma nova forma de dramaturgia que tem ganhado cada vez mais mercado ao redor do mundo.

SOBRE O OFICINEIRO:
Roteirista e diretor, Jonathan Mendonça atuou na publicidade escrevendo e dirigindo campanhas para internet para LATAM, Microsoft, Marisa e outros. No cinema, fez parte da equipe de 3 longas-metragens e teve um curta-metragem selecionado para o Festival de Cannes. Também atuou na televisão dirigindo o especial ‘NASI: Egbe’ para o Canal Brasil e atualmente dirige a série ‘Nunca Desista’ para os canais Esporte Interativo. Em 2016 dirigiu a websérie ‘Romeu & Romeu’ (disponível gratuitamente no YouTube), obtendo mais de 1 milhão de visualizações, indicações para festivais na Europa e Ásia, e levando para casa 7 prêmios no Brasil e Inglaterra (incluindo ‘Melhor Série de Diversidade’ e Melhor Série Brasileira’), além de ser a primeira websérie brasileira a ser distribuída para aplicativos como Dekkoo e Amazon Video.

PALESTRA 1 - O ATOR: CRUZAMENTOS ENTRE TEATRO E CINEMA
A palestra busca, por meio da analise de filmes e debates, lançar luz sobre aspectos comuns ao teatro e cinema sobre o ponto de vista dos atores? O que quer dizer uma "atuação teatral"? O que é específico do trabalho do ator no cinema? Quais as interseções e distanciamentos entre teatro e cinema no que diz respeito aos atores? Para isso, na palestra, faremos a análise de filmes de cineastas que travam esse encontro, como John Cassavetes, Alain Resnais e Manoel de Oliveira.

SOBRE O PALESTRANTE:
Eduardo Bordinhon é ator, professor e mestre em Artes da Cena pela Unicamp (2015). Em sua trajetória, teve aulas com artistas como Fernando Leal, Beto Brant, Pedro Maciel Guimarães e Luiz Mário Vicente. Seus trabalhos mais recentes são os longas “Amador” (Cristiano Burlan -2014), “Corte Seco” (Renato Tapajós – 2014), “Hamlet” (Cristiano Burlan – 2015) e "Na Selva das Cidades" (André Sousa e João Sousa Cardoso - 2017), além de diversos curtas, onde trabalhou como ator ou assistente na direção dos atores.
No teatro é membro da Cia de Teatro Acidental, com ela realizando trabalhos com Rubens Brito (Sacra-Folia, 2006) Marcelo Lazzaratto (Mahagonny, 2008) e Carlos Canhameiro (O Rinoceronte, 2011 e O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer, 2014) e Clayton Mariano (Peça Esporte, 2015).


PALESTRA 2 - RELAÇÕES ENTRE BRECHT E O CINEMA
Em uma visão retrospectiva, Brecht é acima de tudo moderno por sua fragmentação: homem de teatro, teórico, das letras em verso, prosa ou em canto operístico, sua obra se estende num manancial de surpresas. Em meio à multiplicidade da letra, Brecht também tomou o cinema como ampliação dos possíveis de sua pesquisa narrativa. Esse encontro propõe um exame dos filmes - compreendidos entre os anos vinte e trinta na Alemanha e o exílio americano nos anos quarenta - buscando princípios organizativos que contribuíram para a emergência do cinema moderno.

SOBRE A PALESTRANTE:
Lucas Navarro possui graduação em cinema pela FAAP, com ênfase em montagem. Como bolsista da FAPESP, desenvolveu uma pesquisa em torno da obra do cineasta Chris Marker. Integrou o júri do Festival de Tiradentes (2014). Trabalhou como curador do Festival MOBIFILM que teve lugar no CCSP (2016). Contribui para o blog Curta Crítica do Festival Kinoforum. É corinthiano. Atualmente da aulas de fotografia e estética. .

Nome completo
Your answer
E-mail
Your answer
Telefone para contato
Your answer
OFICINA/PALESTRA DE INTERESSE
Required
FORMAS DE PAGAMENTO
O pagamento deverá ser feito via depósito/transferência ou presencialmente no Centro de Pesquisa da Máscara (Rua Bamboré, 518 - Ipiranga, São Paulo) via cartão de débito ou dinheiro.

Instruções: Faça um depósito ou transferência para a conta abaixo e envie uma foto do comprovante por e-mail para mostracineteatro@gmail.com com seu nome e o nome da oficina ou/e palestra que participará.

Dados bancários: Santander – Agência: 4260 – C/C: 01083735-9
Beneficiário: Fernando H. F. P. Martins – CPF: 01387781081

Ao realizar a inscrição você se declara ciente das condições de pagamento e programação estabelecida pela Mostra Cineteatro.
Required
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms