Plano de Ação Nacional para Combate ao Lixo no Mar
O Lixo no mar é considerado uma das cinco maiores ameaças aos oceanos. Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar [1] tenha origem em atividades realizadas em terra (indústria, turismo, gestão inadequada de resíduos sólidos, entre outros) enquanto os outros 20% são originados em atividades realizadas no mar (transporte de cargas, pesca, plataforma oceânicas, entre outros).

Para discutir esse problema, em junho de 2017, foi realizada em Nova Iorque a Conferência da ONU sobre os Oceanos. Durante a Conferência, vários governos, organizações não governamentais e empresas firmaram cerca de 1.400 compromissos voluntários, nos quais se comprometeram a implementar ações para o combate ao lixo no mar. O Governo do Brasil apresentou a proposta de “Desenvolvimento de uma estratégia nacional para combate ao lixo no mar”, que prevê como produto a elaboração do 1º Plano de Ação Nacional para Combate ao Lixo no Mar.

A Portaria nº 188/2018, publicada pelo Ministro de Estado do Meio Ambiente, cria a Comissão Organizadora do Plano, composta por representantes de governo, sociedade civil e academia. Este questionário é produto desta comissão e faz parte da etapa de consulta pública aos diferentes setores da sociedade, com a finalidade de colher sugestões e ações a serem incorporadas ao plano.

Você está sendo convidado a relatar a sua percepção, ou da sua organização, sobre o problema do lixo no mar, e a propor até três ações (com 250 caracteres cada) para combater o lixo gerado em terra e até três ações para combater o lixo gerado no mar.

Você poderá respondê-lo como indivíduo, ou representando uma organização. O Formulário possui 4 seções, além desta apresentação, que demoram até 10 minutos para serem respondidas. Apenas as duas primeiras (Identificação e Visão sobre o Lixo no Mar) são obrigatórias. Nas outras duas seções, você poderá propor ações para o Plano.

A sua participação é voluntária e as informações obtidas através deste formulário serão utilizadas na proposição de ações para o Plano de Ação Nacional para Combate ao Lixo no Mar. As informações serão divulgadas, em relatórios ou publicações, de forma codificada para que sua identidade seja preservada e mantida sua confidencialidade.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail combateaolixonomar@gmail.com.
Desde já agradecemos por nos ajudar a combater esse problema!

[1]Jambeck, J.R., Geyer, R., Wilcox, C., Siegler, T.R., Perryman, M., Andrady, A., Narayan, R., Law, K.L., 2015. Plastic waste inputs from land into the ocean. Science 347, 768–771.

Email address *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service