CCBB - Brasília | Inscrição para o curso Transversalidades
Email address *
10 de Outubro, 19h - Wanderson Flor do Nascimento
O Programa CCBB Educativo  —  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Transversalidades, curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.

Numa reflexão sobre a data que celebra o Dia do Professor, a proposta da atividade é discutir, no marco dos 15 anos da modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) pela Lei Federal 10.639/2003 os sentidos e alcances do estudo da cultura e história africana e afro-brasileira nas escolas. Para quê e por quê esse estudo? É apenas uma questão de aumentar a erudição do currículo escolar? Que sentido orientam o que deve ou pode ser ensinado no contexto do marco legal? Que ideia de educação entra em jogo, quando acionamos esse tipo de discurso sobre os currículos que atendam a determinação da LDB? As filosofias africanas podem contribuir para esse contexto? Essas são algumas das questões que nossa atividade procurará discutir.

Convidado: Wanderson Flor do Nascimento
Wanderson Flor do Nascimento é graduado e mestre em filosofia, especialista em ensino de filosofia e doutor em bioética. Professor de Filosofia e Bioética da Universidade de Brasília. Pesquisa Filosofias Africanas, Tradições Brasileiras de Matrizes Africanas, Relações Raciais, Ética e Filosofia Política. Trabalha na formação docente, sobretudo na construção de práticas antirracistas na educação. Engajado em questões vinculadas aos Direitos Humanos. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade de Brasília e Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde (UFRPE/UnB/CNPq).

--

Para garantir o acesso ao CCBB e suas exposições, o programa Arte & Educação, oferece, através de sorteio, ônibus para visitas agendadas realizadas pela equipe de educadores nos dias e horários estabelecidos pelo programa. O sorteio dos ônibus está atrelada à participação dos professores de escolas e universidades públicas - municipais, estaduais e federais - da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, EJA, ensino técnico e educação superior nos encontros e cursos de formação do Eixo Transbordar — Transversalidades e Semana do Educador. Nesses momentos faremos também os pré agendamentos para as instituições privadas com ônibus próprio.

Lembramos que o curso conta com intérprete de Libras, é gratuito e são disponibilizadas 60 vagas. Por favor, preencha corretamente os dados para que possamos entrar em contato com você. Os selecionados serão comunicados por email.

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms