Inscrição - CORALIDADES CÊNICAS: ESTRATÉGIAS COLETIVAS PARA MOVER CORPO E VOZ - SANTOS
O que é?
A oficina propõe práticas coletivas acerca da noção de coralidade na cena teatral, a partir da metodologia desenvolvida por Maria Clara Teixeira e Ana Lu Geraldini no Núcleo Vamos, trabalharemos técnicas de improvisação cênica, percussão corporal e voz. Na oficina serão abordados temas pertinentes aos estudos do corpo e da voz no teatro a partir de jogos de composição, escuta, percepção e criação. Durante as três horas de oficina, as fronteiras entre as linguagens da dança, da música e do teatro estarão borradas.

Onde?
Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 - Vila Matias, Santos)

Quando?
25 de agosto, domingo, das 15h às 18h

Para quem?

Estudantes ou profissionais das artes cênicas (teatro, circo, dança ou performance) com ou sem experiência prévia na área com mais de 16 anos.

Com quem? 

Maria Clara Teixeira, natural de Vinhedo SP, é diretora cênica e musical.  Iniciou- se no teatro aos 13 anos. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto lecionou teatro em diversas escolas, ongs  de Campinas (SP), Florianópolis (SC) e Ouro Preto (MG). É diretora cênica e musical da Coletiva Abya Yala, em Florianópolis SC. É uma das idealizadoras do Bloco Bloquete em Vinhedo.  Integra como rabequeira o grupo Abacateiras Forró de Rabeca. No ano de 2023 participou do nucleo de pesquisa em coralidades e expresividade Sonoras com  Rita Maria contemplado pela lei de fomento ao teatro pela cidade de São Paulo. Atualmente, dirige, junto a Ana Lu Geraldini, o Núcleo Vamos de práticas e pesquisas em teatro de coro na cidade de Vinhedo. Junto ao coletivo Ateliêra elabora peças para contação de histórias com bonecos para o público infanto juvenil.

Ana Lu Geraldini é artista da cena e arte-educadora. Professora do núcleo VAMOS, que pesquisa teatro de coro e improvisação cênica. Zabumbeira no grupo Abacateiras Forró de Rabeca. Graduanda em dança pela UNICAMP com parte de sua graduação realizada na Universidade Federal da Bahia. Dirigiu no ano de 2022, junto de Maria Clara Teixeira, o espetáculo O Caminho do Sol, que ganhou segundo lugar como melhor espetáculo no Festival de Teatro de Vinhedo (FESTEVI). Integrou, de 2019 a 2021, o grupo de pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos de corpo, imagem e criação em dança (UFBA). Foi estagiária da equipe de produção de eventos da escola de dança da UFBA de 2019 a 2021. Ainda em 2021 foi performer na obra “RESTO: no tempo, no silêncio, na escuta” que integrou a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará. Fez parte do Programa de Intervenções Arte-educativas em comunidades na vila de Igatu (Andaraí, BA – 2019). Em 2018 estudou na Escola Livre de Teatro de Santo André (SP), onde aprofundou estudos em circo, improvisação e coralidade cênica, e teatro contemporâneo.

Sign in to Google to save your progress. Learn more
E-mail *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy