Edit - a - thon Artes + Feminismos I Arte e Trabalho



As questões de gênero na Wikipédia estão bem documentadas. Em uma pesquisa de 2011, a Wikipédia Foundation descobriu que menos de 10% de seus colaboradores se identificaram como mulheres; já pesquisas mais recentes apontam 16% em todo o mundo. Ainda, ferramentas de análise de dados e estudos de linguística computacional concluíram que a Wikipédia possui artigos cada vez menos extensos sobre mulheres, além de apontar a existência de preconceitos de gênero em artigos biográficos.

Isso é um problema.

Porque quando mulheres, não-binários, negrxs e indígenas não estão representadas nos textos do décimo site mais visitado do mundo, informações de pessoas como nós são distorcidas e deturpadas. A história real se perde e nós precisamos mudar isso.

Após a Organização das Nações Unidas (ONU) passar a celebrar oficialmente o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, em 1977, a data se tornou um marco de luta por direitos em muitos países e, ao mesmo tempo, é completamente ignorada em outros. Entendendo as circunstâncias, a plataforma sem fins lucrativos, criada em Nova York, Arte+Feminismo busca diminuir as disparidades de gênero e inclusão de fontes confiáveis através da criação e edição de verbetes de artistas mulheres cis e trans, na plataforma Wikipédia.

Compreendendo a relevância do histórico de lutas do movimento feminista, assim como a importância do seu estudo enquanto disciplina no campo das teorias da arte. Para o mês de maio, o tema sugestionado é Arte e Trabalho; considerando as abrangências da comemoração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, no 1 de maio, e suas implicações em pesquisas artísticas, curatoriais e institucionais.

A coletiva de pesquisa NaPupila, o Wiki Movimento Brasil (WMB) e o Instituto Moreira Salles darão continuidade ao trabalho do Arte+Feminismo no Brasil e convidam você a integrar a maratona online de edição "Edit - a - thon Artes + Feminismos / Arte e Trabalho", nos dias 23 e 24 de maio.



____________________

Programação completa

23 de maio, das 14h às 17h
Diálogos: Informações e pesquisa:

14h - Apresentação do projeto - NaPupila
14h30 - Licenças Livres - com Juliana Monteiro, Creative Commons Brasil
15h - Wikipédia e Conhecimento Livre - com Giovanna Fontenelle, Wiki Movimento Brasil
16h às 17h - Apresentação - “Fotografia, feminismos e trabalho” com Daniele Queiroz

24 de maio, das 14h às 18h
Ação coletiva: Atualização colaborativa de conteúdo

14h - Apresentação do projeto - NaPupila
14h30 - Tutorial Wiki - Wiki Movimento Brasil
Até às 18h - Maratona de edição




__________

O evento ocorrerá na plataforma Zoom.us
ID da reunião: 845-103-075
Importante: Antes de entrar na sala de reunião crie um perfil na Wikipédia através deste Guia Rápido

Como participar da Sala de Reunião:
1. Abra um cadastro na plataforma Zoom.us
2. Clique em “Entrar em uma Reunião”, a partir de 14:00 dos dias 23 e 24 de maio de 2020.
3. Adicione o ID da reunião: 845-103-075, para falar diretamente com as organizadorxs
Pronto!

*Não é necessário conhecimento prévio
*Já tem uma pesquisa sobre uma artista ou iniciativa feminista de arte? Entre em contato!

A maratona é uma realização da coletiva de pesquisa em artes visuais NaPupila, em parceria com o Instituto Moreira Salles e o Wiki Movimento Brasil.
____________________
Fernanda Grigolin é a artista convidada da "Edit - a - thon Artes + Feminismos I Arte e Trabalho". Sou Aquela Mulher do Canto Esquerdo do Quadro é uma narrativa encarnada sobre mulheres anarquistas que viveram no Brasil, México e Argentina no século passado. Uma operária, A Mulher do Canto Esquerdo do Quadro, que viveu parte de sua vida (1900 a 1968) no bairro do Ipiranga, São Paulo é a narradora da história. Trechos de publicações de mulheres anarquistas, como Maria Lacerda de Moura, Maria A Soares e Luce Fabbri, convivem com relatos sobre as perseguições, as greves e o cotidiano. Sua amiga, Tita Mundo, é outra voz presente no livro e ela relata suas atividades grevistas no Brasil, México e Argentina. Eventos ordinários e documentos se cruzam com fatos históricos, como a Greve de 1917 em São Paulo, Greve dos Inquilinos em Veracruz e fluxos migratórios entre Brasil e Argentina. A artista é doutora em Artes Visuais pela Unicamp; autora nos projetos Tenda de Livros e Jornal de Borda; é artista indicada ao Prêmio PIPA 2020.
::::::::::::::

Nome Social: *
Your answer
Cidade/Estado/País: *
Your answer
E-mail *
Your answer
Ocupação: *
Your answer
Possui Login na Wikipédia? Caso sim, por favor inclua:
Your answer
Já participou de alguma edição da Wikipédia? *
Em quais dias pretende participar do evento? *
Required
Como ficou sabendo da Edit-a-thon Artes+Feminismos? *
Required
Descreva seu interesse em participar da ação: (500 caracteres) *
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy