SIMULADO II - APOSTILA II
INGLÊS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO | Leia o texto abaixo e responda à(s) questão(ões) a seguir.
01. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Ao discutir a questão sobre “quem é o dono do livro”, no texto, o verbo SER fica em evidência. Assinale a opção em que a concordância da forma verbal destacada está correta, de acordo com a norma-padrão.
1 point
Clear selection
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:
02. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] A articulação do primeiro com o segundo parágrafo revela o seguinte eixo principal da argumentação do crítico:
1 point
Clear selection
03. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Com base nas ideias apresentadas no texto, a metáfora UM RARO MALABARISTA (ref. 2) sugere que o poeta articula os seguintes aspectos em sua poesia:
1 point
Clear selection
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 3 QUESTÕES | Leia o trecho do livro "A dança do universo", do físico brasileiro Marcelo Gleiser, para responder à(s) questão(ões) a seguir.
04. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] De acordo com o texto,
1 point
Clear selection
05. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] O medo de Copérnico de “críticas ou perseguição religiosa” (2º parágrafo) deve-se ao fato de suas ideias se oporem à teoria:
1 point
Clear selection
06. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Expressam ideia de repetição e ideia de negação, respectivamente, os prefixos das palavras:
1 point
Clear selection
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO | Texto para a(s) questão(ões) a seguir.
07. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] Sobre o sujeito da oração “em que vivem” (ref. 3), é correto afirmar:
1 point
Clear selection
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO | Texto para a(s) questão(ões) a seguir.
08. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] No trecho “OUTRAS remexe o uru de palha matizada”, a palavra caixa alta expressa ideia de
1 point
Clear selection
[INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
09. [INTERPRETAÇÃO DE TEXTO] O texto de Mia Couto se encerra com uma frase que sintetiza suas ideias: “Essa gente parece condenada a não ter ROSTO e falar pela voz dos outros.” (ref. 6). Nesse excerto, o vocábulo destacado deve ser entendido em sentido
1 point
Clear selection
PORTUGUÊS
[PORTUGUÊS] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO | Para responder à questão a seguir, leia o trecho do livro Casa-grande e senzala, de Gilberto Freyre.
10. [PORTUGUÊS] A forma verbal destacada em CAIXA ALTA deve sua flexão ao termo [entre colchetes] em:
1 point
Clear selection
11. [PORTUGUÊS] No que se refere à concordância verbal, observe as frases abaixo. | I. Espera-se muitas novidades no campo da informática educacional este ano. | II. Em todos os países, faz-se muitas promessas aos fabricantes de mídias digitais. | III. Choveram reclamações sobre o novo celular disponibilizado nas lojas do ramo. | IV. Houveram-se muito bem os expositores da Feira de Tecnologia do Anhembi. | Assinale a opção correta.
1 point
Clear selection
12. [PORTUGUÊS] Leia o trecho a seguir para responder à questão. “Tu não percebes o drama dos meninos carvoeiros nas ruas do Recife, teu pensamento voa em outra direção, por isso não vou escrever-te.” | De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com a gramática normativa e tradicional, se o pronome TU do trecho acima fosse substituído por VOSSA SENHORIA, ter-se-ia o disposto em uma das alternativas abaixo. Assinale-a.
1 point
Clear selection
[PORTUGUÊS] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO | A questão a seguir está relacionada ao texto abaixo.
13. [PORTUGUÊS] Se a expressão POLÍTICAS LINGUÍSTICAS (ref. 2) fosse para o singular, quantas outras alterações seriam necessárias no período para manter-se a concordância?
1 point
Clear selection
14. [PORTUGUÊS] Sobre a introdução do Parnasianismo no Brasil, marque a afirmativa correta:
1 point
Clear selection
[PORTUGUÊS] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
15. [PORTUGUÊS] Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:
1 point
Clear selection
16. [PORTUGUÊS] Algumas das características presentes na linguagem do simbolismo são:
1 point
Clear selection
17. [PORTUGUÊS] Esse pré-modernista foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e rompeu com ela. São suas palavras: “Se a Academia se desvia desse movimento regenerador, se a Academia não se renova, morra a Academia!”. De que escritor estamos falando?
1 point
Clear selection
18. [PORTUGUÊS] Indique a alternativa correta.
1 point
Clear selection
GEOGRAFIA
19. [GEOGRAFIA] De acordo com seu conhecimento em Hidrologia assinale a alternativa onde os números correspondem aos componentes desta Bacia Hidrográfica.
1 point
Captionless Image
Clear selection
20. [GEOGRAFIA] “Ao longo do século XX, a demanda global de água doce dobrou a cada 20 anos. Se mantidos os padrões de consumo atuais, em 2025 cerca de 2/3 da população mundial experimentarão escassez moderada ou severa de água. ” Dentre as causas da escassez de água no mundo, podemos destacar: I - a água doce disponível no mundo é muito inferior às necessidades de consumo atuais. | II - além dos recursos hídricos apresentarem uma distribuição geográfica muito desigual, os países mais pobres carecem de sistemas adequados de fornecimento e tratamento de água. | III - a contaminação de mananciais, o uso excessivo e o desperdício desse recurso provocam a escassez de água para o consumo e fazem dela, em determinados locais, um recurso finito. | IV - Significativas alterações no ciclo hidrológico, sobretudo nas áreas urbanas, onde a retirada da vegetação e a impermeabilização do solo dificultam a infiltração da água e o consequente abastecimento dos aquíferos. | V - o uso excessivo e o desperdício desse recurso, principalmente pela atividade industrial, é responsável pela maior parte da demanda global de água. | Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
1 point
Clear selection
21. [GEOGRAFIA] O Oceano Ártico é bastante importante para a nossa vida, mesmo estando em uma região tão remota. Um dos motivos disto é que ele atua na manutenção do clima da Terra. | A partir da problemática exposta e de seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
1 point
Clear selection
22. [GEOGRAFIA] Leia o texto, observe as imagens e responda o que se pede. | “Em meio a tanta preocupação com este ecossistema que é berço para inúmeras espécies, 2018 foi nomeado o Ano Internacional dos Recifes – International Year of the Reef. De acordo com isso, iniciativas de conscientização sobre os recifes estão sendo realizadas no mundo todo. Recifes de coral são estruturas calcárias que abrigam 25% de toda a vida marinha do planeta. Eles são considerados “florestas marinhas”, com grande importância ambiental, social e econômica. São ecossistemas bastante preciosos, porém estão adoecendo e perdendo suas riquezas, principalmente devido as mudanças climáticas e a poluição. A situação é preocupante, portanto, repense suas atitudes. Seu lixo eventualmente vai parar nos oceanos.”. | Acerca das principais características dos recifes, das práticas de degradação e consequências causadas a este ecossistema marinho, assinale a alternativa correta:
1 point
Clear selection
23. [GEOGRAFIA] Devido à diversidade climática da Terra, com destaque para a variação de temperatura e umidade, existem especializadas na extensão da superfície terrestre coberturas vegetais muito distintas. Tendo isto em vista, observe o conjunto de imagens a seguir e responda o que se pede. | Assinale a alternativa correta que relaciona cada uma das imagens acima ao país correspondente:
1 point
Captionless Image
Clear selection
24. [GEOGRAFIA] Com relação à população brasileira, podemos afirmar que:
1 point
Clear selection
25. [GEOGRAFIA] O grande número de imigrantes (principalmente italianos) que vieram para o Brasil depois da segunda metade do século XIX foi atraído principalmente:
1 point
Clear selection
26. [GEOGRAFIA] O movimento pendular da população que se verifica, diariamente, com bastante intensidade em quase todas as grandes cidades brasileiras está associado a:
1 point
Clear selection
27. [GEOGRAFIA] “Maria tem 30 anos e é do interior da Bahia. Enquanto criança trabalhou na fazenda de cacau do senhor Malta. Aos 20 anos vendia acarajé no mercado modelo de Salvador. Hoje mora numa cidade-dormitório do Grande Rio e faz faxina em algumas casas de família de alta renda do Rio de Janeiro”. Respeitando a ordem dos deslocamentos e considerando as áreas pelas quais Maria passou, temos os seguintes tipos de migração:
1 point
Clear selection
HISTÓRIA
28. [HISTÓRIA] As corporações de ofício eram organizadas com o objetivo de:
1 point
Clear selection
29. [HISTÓRIA] (Cesgranrio) Uma das bases do conjunto de práticas mercantilistas era a criação do chamado Antigo Sistema Colonial. Assinale a única das características a seguir que NÃO corresponde a esse sistema:
1 point
Clear selection
[HISTÓRIA] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
30. [HISTÓRIA] (Enem 2014) Esse relato, associado ao imaginário das viagens marítimas da época moderna, expressa um sentimento de:
1 point
Clear selection
31. [HISTÓRIA] (FGV) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. | Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar:
1 point
Clear selection
32. [HISTÓRIA] (UFPR 2010) A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas: 1. Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo. | 2. Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio. | 3. A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo. | 4. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas. | Assinale a alternativa correta:
1 point
Clear selection
33. [HISTÓRIA] Sobre a participação dos militares na Proclamação da República, é correto afirmar que:
1 point
Clear selection
34. [HISTÓRIA] Um dos motivos principais de a Revolução Federalista ter estourado no Rio Grande do Sul, na década de 1890, foi o fato de:
1 point
Clear selection
[HISTÓRIA] TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
35. [HISTÓRIA] O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social:
1 point
Clear selection
36. [HISTÓRIA] “Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses:
1 point
Clear selection
QUÍMICA
37. [QUÍMICA] (UFPR) Nos relógios mostrados a seguir, as posições, que são originalmente ocupadas por números, foram substituídas por símbolos de elementos químicos, cujos números atômicos correspondem ao numeral original do relógio. Considere que o ponteiro menor (das horas) aponta para o ânion mais estável do elemento e o ponteiro maior (dos minutos) aponta para o cátion mais estável do elemento. | As substâncias neutras formadas a partir da leitura das horas marcadas nos relógios I, II e III são, respectivamente:
1 point
Captionless Image
Clear selection
38. [QUÍMICA] (PUCCamp-SP) Dentre as seguintes propriedades das substâncias: I. elevada temperatura de fusão; | II. boa condutividade elétrica no estado sólido; | III. formação de solução aquosa condutora de corrente elétrica; | IV. elevada solubilidade em líquidos apolares. | Quais caracterizam compostos iônicos?
1 point
Clear selection
39. [QUÍMICA] Num processo de obtenção de ferro a partir do minério hematita (Fe2O3), considere a equação química balanceada abaixo. Utilizando–se 480g do minério hematita e admitindo-se um rendimento de 80% na reação, a quantidade de ferro produzida será de: Dado: Ma (g/mol): Fe=56, O = 16, C=12.
1 point
Captionless Image
Clear selection
40. [QUÍMICA] O coeficiente de solubilidade de um soluto A é de 60 g / 100 g de água (80º C). Determine a massa de soluto em gramas, necessária para saturar 80 g de água, nessa temperatura?
1 point
Clear selection
41. [QUÍMICA] A nomenclatura correta do composto abaixo é:
1 point
Captionless Image
Clear selection
42. [QUÍMICA] Para responder à questão a seguir, numere a coluna B, que contém alguns nomes de compostos orgânicos, de acordo com a coluna A, na qual estão citadas funções orgânicas. | Coluna A: 1. Benzeno | 2. etóxietano | 3. metanoato de etila | 4. Propanona | 5. metanal | Coluna B: ( ) éster | ( ) hidrocarboneto | ( ) éter | ( ) cetona | ( ) aldeído | A sequência CORRETA dos números da coluna B é:
1 point
Clear selection
43. [QUÍMICA] (UFRGS) Observe o gráfico a seguir. | O perfil da reação genérica A → B, nele representado, indica que a energia de ativação do processo, em kJ, é igual a:
1 point
Captionless Image
Clear selection
44. [QUÍMICA]
1 point
Captionless Image
Clear selection
45. [QUÍMICA] (FURG-RS-2000) Considere a transformação de um haleto orgânico em meio básico formando um álcool, conforme dados mostrados na tabela a seguir. | A tabela permite inferir que a rapidez da reação: I. depende da concentração de base; | II. depende apenas da concentração do haleto; | III. depende da concentração de ambos os reagentes; | IV. independe da concentração dos reagentes. | Quais afirmativas estão corretas?
1 point
Captionless Image
Clear selection
BIOLOGIA
46. [BIOLOGIA] Preocupados com a boa forma física, os frequentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas: I – O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano. | II – O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas. | III – O tecido muscular estriado cardíaco, por ser de contração involuntária, não se altera com o uso de esteróides anabolizantes. | Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que:
1 point
Clear selection
47. [BIOLOGIA] Na final do campeonato de atletismo, João sagrou-se campeão na modalidade salto com vara, enquanto Pedro venceu na modalidade maratona. Para realizar o trabalho muscular requerido na final de cada uma dessas provas, a musculatura esquelética dos atletas precisou contar com certo aporte de energia. Basicamente, quatro diferentes processos poderiam fornecer a energia necessária para o trabalho muscular desses atletas durante as provas: I. reserva celular de ATP; II. reserva celular de fosfocreatina; III. reserva celular de glicogênio; IV. formação de ATP pela respiração aeróbica. | Pode-se dizer que, do início ao final da prova, na musculatura esquelética de:
1 point
Clear selection
48. [BIOLOGIA] A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como consequência:
1 point
Clear selection
49. [BIOLOGIA] Relacione os filos enumerados na coluna 1 com as respectivas afirmativas da coluna 2. | COLUNA 1: I. Protozoários; II. Poríferos; III. Celenterados; IV. Platielmintos. | COLUNA 2: ( ) Os cnidoblastos com nematocistos são utilizados para captura dealimentos e defesa; ( ) As tênias adultas são parasitas comuns no intestino do homem; ( ) Os coanócitos são células flageladas que revestem a espongiocela; ( ) O plasmódio pode parasitar o homem causando a malária; ( ) Podem apresentar a forma de pólipo ou medusa; ( ) São animais triploblásticos acelomados; ( ) São organismos unicelulares e microscópicos. | Assinale a alternativa com a sequência correta:
1 point
Clear selection
50. [BIOLOGIA] Nos poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do esqueleto através dos(das) ________ e na distribuição dos nutrientes obtidos na digestão executada pelos ________. | Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
1 point
Clear selection
51. [BIOLOGIA] (PUC-RS) Nas regiões dos manguezais, é comum encontrarem-se raízes que crescem verticalmente do solo e vão atingir o nível da maré alta. Elas desenvolvem estruturas para permitir a vida nestes locais e se relacionam com:
1 point
Clear selection
52. [BIOLOGIA] (PUC-SP) Um estudante do Ensino Médio analisou as seguintes plantas: I. Samambaia; II. Pinheiro; III. Musgo; IV. Laranjeira. | Com relação a elas, fez cinco afirmações. Assinale a única incorreta:
1 point
Clear selection
53. [BIOLOGIA] Em cães labradores, dois genes, cada um com dois alelos (B/b e E/e), condicionam as três pelagens típicas da raça: preta, marrom e dourada. A pelagem dourada é condicionada pela presença do alelo recessivo e em homozigose no genótipo. Os cães portadores de pelo menos um alelo dominante E serão pretos, se tiverem pelo menos um alelo dominante B; ou marrons, se forem homozigóticos bb. O cruzamento de um macho dourado com uma fêmea marrom produziu descendentes pretos, marrons e dourados. O genótipo do macho é
1 point
Clear selection
54. [BIOLOGIA] Em determinada espécie de ave, o gene N condiciona plumagem negra, enquanto que seu alelo A condiciona plumagem amarela. Aves heterozigóticas para esse caráter apresentam plumagem cinzenta. Sabendo-se que esse caráter é ligado ao sexo e que nas aves o sexo heterogamético é o feminino (ZW), espera-se que o cruzamento entre um macho amarelo e uma fêmea negra produza na descendência:
1 point
Clear selection
FÍSICA
55. [FÍSICA] Um bloco encontra-se sobre um plano inclinado, conforme representado no esquema. | Dados: sen 30° = 0,5 | Se o bloco tem peso de 700N, a menor força de atrito capaz de manter o bloco em equilíbrio sobre o plano é:
1 point
Captionless Image
Clear selection
56. [FÍSICA] Dentro de um elevador, um objeto de peso 100 N está apoiado sobre uma superfície. O elevador está descendo e freando com aceleração vertical e para cima de 0,1 m/s². Considere a aceleração da gravidade como 10 m/s². Durante o tempo de frenagem, a força que sustenta o objeto vale, em newtons:
1 point
Clear selection
57. [FÍSICA] Analise as afirmações a respeito da inércia e marque a alternativa falsa:
1 point
Clear selection
58. [FÍSICA] A tabela abaixo mostra os valores da temperatura de ebulição da água em função da pressão a que a água está sendo submetida. | Com base na tabela e nos conhecimentos de calorimetria, analise as afirmativas a seguir: I. Quanto maior a altitude local, menor será a temperatura de ebulição da água; II. Quanto maior a pressão exercida na água, maior será a sua temperatura de ebulição; III. Em uma panela de pressão, a temperatura da água no estado líquido não poderá ultrapassar os 100ºC; IV. À pressão de 0,474 atm e à temperatura de 90ºC a água estará no estado líquido. | Estão corretas apenas as afirmativas:
1 point
Captionless Image
Clear selection
59. [FÍSICA] (Aman) Um gás ideal é comprimido por um agente externo, ao mesmo tempo em que recebe calor de 300J de uma fonte térmica. Sabendo-se que o trabalho do agente externo é de 600J então a variação de energia interna do gás é:
1 point
Clear selection
60. [FÍSICA] (ACAFE) Um professor resolveu fazer algumas afirmações sobre óptica para seus alunos. Para tanto, contou com o auxílio de óculos com lentes bifocais (figura abaixo). Esses óculos são compostos por duas lentes, uma superior para ver de longe e outra inferior para ver de perto. | Com base no exposto acima e nos conhecimentos de óptica, analise as afirmações a seguir, feitas pelo professor a seus alunos. | I. As lentes inferiores dos óculos são aconselhadas para uma pessoa com miopia; II. As lentes superiores são lentes divergentes; III. Pessoas com hipermetropia e presbiopia são aconselhadas a usar as lentes inferiores; lV. As lentes inferiores possibilitam que as imagens dos objetos, que se formam antes da retina, sejam formadas sobre a retina; V. As lentes inferiores podem convergir os raios do Sol. | Todas as afirmações corretas estão em:
1 point
Captionless Image
Clear selection
61. [FÍSICA] (ENEM) Indivíduos míopes têm dificuldade de enxergar objetos distantes. Para correção desse problema com lentes, o oftalmologista deve medir a distância máxima que o indivíduo pode enxergar nitidamente, que corresponde à distância focal da lente. A vergência de uma lente é numericamente igual ao inverso da distância focal dada em metros A vergência é medida em dioptria comumente denominada de graus de uma lente. Se a distância máxima a que o indivíduo míope enxerga nitidamente for 50 cm, para corrigir o problema, o oftalmologista receitará lentes de vergência
1 point
Clear selection
62. [FÍSICA] Considere o esquema abaixo. | No circuito representado, a razão , entre as intensidades de corrente elétrica nos resistores R2 e R3, é:
1 point
Captionless Image
Clear selection
63. [FÍSICA] Atualmente, a maioria das pessoas tem substituído, em suas residências, lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, visando a uma maior economia. Sabendo-se que a luminosidade da lâmpada fluorescente de 15 W equivale à da lâmpada incandescente de 60 W, o efeito da substituição de uma lâmpada incandescente que funcione em média 6 horas por dia por outra fluorescente será uma economia mensal, em kWh, de:
1 point
Clear selection
MATEMÁTICA
64. [MATEMÁTICA] Um fazendeiro dispõe de material para construir metros de cerca em uma região retangular, com um lado adjacente a um rio. | Sabendo que ele não pretende colocar cerca no lado do retângulo adjacente ao rio, a área máxima da superfície que conseguirá cercar é:
1 point
Clear selection
65. [MATEMÁTICA] Se x e y são números reais tais que 5y+2x=10, então, o menor valor que x²+y² pode assumir é:
1 point
Clear selection
66. [MATEMÁTICA] Analise as seguintes situações: 1. Seu João fez um empréstimo de R$ 1.000,00, no Banco A, a uma taxa de juros simples; após 4 meses, pagou um montante de R$ 1.320,00 e quitou sua dívida. | 2. Dona Maria fez um empréstimo de R$ 1.200,00, no Banco B, a uma taxa de juros simples; após 5 meses, pagou um montante de R$ 1.800,00 e quitou a dívida. | Assinale a alternativa CORRETA. A taxa mensal de juros simples cobrada pelo Banco A e pelo Banco B, respectivamente, é:
1 point
Clear selection
67. [MATEMÁTICA] (EEAR-SP) Se i é a unidade imaginária, então 2i³ + 3i² + 3i + 2 é um número complexo que pode ser representado no plano de Argand-Gauss no:
1 point
Clear selection
68. [MATEMÁTICA]
1 point
Captionless Image
Clear selection
69. [MATEMÁTICA] (UFRS) Um poliedro convexo tem seis faces triangulares e cinco faces quadrangulares. O número de arestas e de vértices do poliedro é, respectivamente:
1 point
Clear selection
70. [MATEMÁTICA] (ENEM) Uma rede hoteleira dispõe de cabanas simples na ilha de Gotland, na Suécia, conforme Figura 1. A estrutura de sustentação de cada uma dessas cabanas está representada na Figura 2. A ideia é permitir ao hóspede uma estada livre de tecnologia, mas conectada com a natureza. | A forma geométrica da superfície cujas arestas estão representadas na Figura 2 é?
1 point
Captionless Image
Clear selection
71. [MATEMÁTICA] Ache a razão entre a área de um quadrado inscrito e a área do quadrado circunscrito no mesmo círculo.
1 point
Clear selection
72. [MATEMÁTICA] (UFPR) Qual é o período da função f: R → R, definida por: f(x) = sen(2x+π/4)
1 point
Clear selection
FILOSOFIA
73. [FILOSOFIA] A filosofia helenística estende-se, em um primeiro momento, a partir da morte de Alexandre (323 a.C.) ao fim da República Romana, portanto durante aquilo que historiadores da cultura convencionaram como helenismo. As correntes formadas neste período, todavia, influenciam vastamente a filosofia posterior, permitindo considerar-se como filosofia helenística muito da filosofia ocidental que se estende até o século III d.C., como o posterior neoplatonismo. São escolas helenísticas de filosofia:
1 point
Captionless Image
Clear selection
74. [FILOSOFIA] A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, como Santo Agostinho, (354 a 430) e Aristóteles influenciou São Tomás de Aquino (1225 a 1274), autores, respectivamente de "Confissões" e "Suma Teológica", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:
1 point
Clear selection
75. [FILOSOFIA] Preparando seu livro sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de Flaubert esta frase: "Quando os deuses tinham deixado de existir e o Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho". Os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica - e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (Luiz Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses). | A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto é:
1 point