Precisamos conversar sobre gênero!                          Consulta para pastores e líderes  (volume 1)     
Este encontro é uma proposta da Dra. Lília Marianno (consultora sênior da Afaga Gestão da Pluralidade), teóloga, exegeta e autora de tradição batista, reconhecida por seu trabalhado com o cuidado pastoral de pessoas LGBT+ há mais de vinte anos.

Reunida com vários pastores e líderes evangélicos, constatou-se a dificuldade destas lideranças de dialogar francamente sobre o acolhimento das pessoas LGBT+ nas comunidades de fé, sem abrir mão da ética bíblica, dos princípios centrais do evangelho e do cuidado pastoral. O modelo do evento é o de uma "consulta sobre ética relacional" na prática pastoral. O evento não deve ser confundido com uma "consulta teológica", pois as convicções teológico-dogmáticas sobre este assunto já são conhecidas de todas as lideranças e não são discutidas nem são o ponto de partida das conversas produzidas no encontro. O que precisamos é transcender o dogma na direção do cuidado humano, tratando cada pessoa como filhos e filhas amadas de Deus.

O formato é presencial, imersão de dois dias, num ambiente neutro, fora de território eclesiástico (sítio, co-work ou casa de retiros) e é itinerante, podendo ser acolhido em qualquer parte do país que desejar replicar o formato. A Dra Lília Marianno faz a curadoria,  trazendo o produto de suas pesquisas sobre diversidade de gênero nos campos da neurociência, exegese bíblica, práxis pastoral como pontos de partida para as ilhas de discussão, nas quais os facilitadores (da equipe executiva) mediam a conversa, onde ocorrem experiências de partilha, testemunhos e de atendimento pastoral. No retorno das ilhas os facilitadores apresentam sínteses das ideias do grupo que, reunidas, formam um compêndio de práxis pastoral sobre diversidade de gênero e acolhimento de pessoas LGBT+ nas comunidades de fé.

A primeira experiência desta consulta (fev de 2022) aconteceu na cidade de Vinhedo e contou com o apoio executivo dos pastores Lisânias Moura, Tiago Mattes, Cassiano Luz (Aliança Cristã Evangélica Brasileira), André Fontana e teve a participação de 42 pastores e líderes das seguintes comunidades: IB Morumbi, IB Água Viva em Vinhedo, IB Redenção (RED) em Indaiatuba, IB Cachoeirinha, IB Liberdade, IB Água Branca, PIB Campinas, IB Betesda, Metodista de Diadema, Presbiteriana do Calvário, Presbiteriana de Campolim, Presbiteriana em Sorocaba, Presbiteriana de Piracicaba.

Estamos recrutando equipes de pastores e líderes para realização desta edição da consulta em outras partes do país. Traga sua equipe ministerial e seus amigos de ministério em outras comunidades locais próximas à sua para este evento! Vamos fazer esta consulta em sua cidade em JANEIRO de 2023?

PREENCHA ESTE CADASTRO DE INTERESSE PARA VIABILIZARMOS UMA EDIÇÃO DESTA CONSULTA EM SUA CIDADE! Assim poderemos fazer os cálculos do custo para o evento localmente, ao invés de tornar mais dispendioso envolvendo viagem para outra cidade ou estado.


Nome completo *
Comunidade de fé que você representa e ocupação ministerial *
Por que o interesse num evento como este? *
Celular com whatsapp (incluir DDD) *
ESTRUTURA DO EVENTO
Dra. Lília Marianno (Curadora)

É pesquisadora, professora e administradora. Doutora em Epistemologia e Teoria do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Mestre em Teologia Bíblica pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT/STBSB), Bacharel em Administração pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Possui especializações em Gestão do Conhecimento, Gestão de Marketing, Gestão de Desempenho e Formação em Tutoria EAD todas pela Fundação Getúlio Vargas e Formação Profissional em Mediação pelo Instituto Mediação Brasil. Desde 1998 atua integralmente com Educação Superior e Pesquisa, inclusive com educação teológica. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre  Filosofia do Organismo (CNPQ), é membro da Comissão de Justiça Racial e de Gênero da Aliança Batista Mundial (BWA) e está afiliada aos seguintes organismos de pesquisa internacionais: International Process Network (IPN) ; Fellow Researcher do Center For Process Studies (CPS). No Brasil é afiliada à Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e membro do quadro diretorda Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Dirige a empresa Eagle Gestão do Conhecimento e sua Consultoria em Mediação de Conflitos, a Afaga Gestão da Pluralidade. É membro de igreja batista afiliada à Convenção Batista Brasileira.
NÃO SE TRATA DE "CONSULTA TEOLÓGICA"
QUAL É NOSSA PROPOSTA
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This form was created inside of Afaga Gestão da Pluralidade.