Curso Facilitação de Processos Socioambientais e Métodos Participativos em São Paulo SP
ESTE EVENTO É ORGANIZADO PELA MUIRAPAIÉ - SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO

OBJETIVO
Contribuir com a formação de lideranças, facilitadores, educadores, gestores, profissionais do desenvolvimento e demais profissionais e interessados em métodos e técnicas para construção de processos sociais transformadores e participativos na área socioambiental.

DATAS E HORÁRIOS
Serão 20 HORAS DIVIDAS EM 3 DIAS
27 de setembro 2019, das 18 as 22h
28 de setembro 2019, das 8 as18h
29 de setembro 2019, das 8 as 18h

LOCAL

São Paulo SP

EMENTA
Este curso visa proporcionar a vivência e a reflexão sobre técnicas de facilitação de processos sociais para a participação e o diálogo no contexto de projetos socioambientais, a partir da construção coletiva de ideias, conhecimento e solução de problemas e inovação nas relações em grupos, comunidades ou organizações. O foco será no exercício prático das ferramentas acerca das seguintes questões:

1) Como promover inovação nos processos sociais que nos leve a dar conta das questões complexas da atualidade?

2) Como acessar a inteligência coletiva a favor da criação de soluções inovadoras?

3) Como nos envolver e envolver os públicos com os quais trabalhamos de forma a promover uma participação mais genuína e profunda?


Dialogaremos também sobre o que está para além das técnicas e ferramentas, trazendo à tona os princípios fundamentais das abordagens que nos inspiram e reflexões sobre o papel e postura do facilitador na condução de processos participativos e transformadores.

Ao longo de 20 horas de curso conciliaremos um pouco de teoria com inspirações dos livros de Allan Kaplan (Artistas do Invisível) e de Otto Scharmer (Teoria U); exercícios artísticos, de silêncio e de conexão com os propósitos individuais e coletivos; vivência de técnicas para conversas significativas inspiradas pela abordagem “A Arte de Anfitriar Conversas Significativas” (World Cafe, Open Space e Pro-Action Cafe); co-criação de ideias e caminhos para a nossa atuação como facilitadores de processos.

MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS

- World Café
- Open Space
- Pro action Café
- A Bacia em mim
- Composição Musical Coletiva
- Círculo e roda
- Exercícios de artísticos e de silêncio


BIBLIOGRAFIA
- Teoria U – Como Liderar pela Percepção e Realização do Futuro Emergente (Otto Scharmer)
- Artistas do Invisível (Alan Kaplan)
- A Quinta Disciplina (Peter Senge)
- World Café – Dando forma ao nosso futuro por meio de conversas (Juanita Brown e David Issacs)

MINI-CURRÍCULO DA FACILITADORA
Karine Silva Faleiros
Facilitadora de processos e engenheira florestal, inspira-se nas abordagens da educação popular, pedagogia social e na interface entre processos sociais e padrões naturais. Apresenta ampla experiência na criação de métodos e ambientes férteis para aprendizagem, participação e desenvolvimento de comunidades e organizações, bem como na criação participativa de materiais de apoio a tais processos de desenvolvimento, como jogos, mídias e materiais didáticos. Atuou, entre 2006 e 2010, como pesquisadora convidada pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA/ESALQ-USP). Entre 2009 e 2013, coordenou a construção coletiva, envolvendo 500 pessoas, do "De Olho na Bacia - Material Didático de Educação Ambiental para a Sub-Bacia do Ribeirão Piracicamirim". Foi fundadora e, por 9 anos, diretora da Iandé - Educação e Sustentabilidade, na qual atuou com facilitação de processos de aprendizagem coletiva de inúmeros públicos e organizações e com a criação de estratégias inovadoras de gerenciamento de projetos socioambientais e equipes. Entre 2014 e 2018, atuou em diferentes projetos com participação, agroecologia e questão de gênero no contexto do semiárido brasileiro. Em 2018, participou por 5 meses das atividades do Laboratório de Agroecologia da Universidade da Califórnia – Berkeley, junto ao Prof. Miguel Altieri . Ha dois anos é integrante da equipe pedagógica do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Transição para Sociedades mais Sustentáveis da OCA - Laboratório de Política e Educação Ambiental - ESALQ – USP.


NÚMERO DE VAGAS
20

Depois de 01 de SETEMBRO
Profissionais - R$ 350,00
Professores da Rede Pública e Estudantes – R$ 300,00

** o curso será realizado com o número mínimo de 15 participantes pagantes
*** o pagamento pode ser realizado em duas vezes

ATENÇÃO: A VAGA FICARÁ GARANTIDA POR 2 DIAS, CONTADOS A PARTIR DA DATA do envio de email de confirmação de recebimento desta PRÉ INSCRIÇÃO, APÓS ESTE PERÍODO SERÁ CANCELADA SEM A APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE PAGAMENTO. O pagamento será realizado via depósito, enviar o comprovante para o e-mail: karinefaleiros@yahoo.com.br.
VOCÊ RECEBERÁ UM E-MAIL COM MAIS INFORMAÇÕES EM ATÉ 3 DIAS DEPOIS DESTA PRÉ INSCRIÇÃO.

NOME COMPLETO *
Your answer
ENDEREÇO COMPLETO COM CIDADE *
Your answer
EMAIL *
Your answer
TELEFONE CELULAR *
Your answer
PODEMOS NOS COMUNICAR POR WHATSAPP? *
Qual é sua profissão ou atividade principal? *
Your answer
Como ficou sabendo do curso? *
Your answer
Por que se interessou em fazer este curso? *
Your answer
PAGAMENTO *
DEIXE QUALQUER COMENTÁRIO E DÚVIDA QUE QUISER
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service