Carta de apoio à candidatura de Ilma e Vladimir para a reitoria da UFRGS

Formada por múltiplas gerações, nossa universidade vive tempos de enormes desafios, como a distribuição adequada dos parcos recursos financeiros, a manutenção das estruturas físicas, a ampliação das atividades acadêmicas e científicas.  A UFRGS atua também com as demais instituições e a sociedade civil no enfrentamento de problemas globais como a fome, as desigualdades sociais, as pandemias. É protagonista no debate e na pesquisa de fontes renováveis de energia, tendo em vista a mudança climática. Para que seja possível fazer face a esses desafios, é necessário que a comunidade universitária – corpo discente, docente e técnico-administrativo – volte a se sentir parte indispensável na construção de uma universidade capaz de atender ao preceito básico de contribuir com a sociedade em que está inserida, retribuindo-lhe o investimento realizado por todas as cidadãs e cidadãos.

Trabalhamos para e com pessoas que, além de seu número de matrícula ou de seu vínculo empregatício, têm sua história, seu ponto de vista e seu potencial profissional. É necessário diminuir distâncias institucionais entre técnicos administrativos, docentes, discentes e colaboradores terceirizados, de modo que juntos possamos colaborar, na prática, para a qualificação dos espaços de aprendizagem e de convivência, no planejamento de ações, simplificando e otimizando os processos de trabalho, produzindo impactos positivos no ânimo de toda nossa comunidade universitária.

Por isso, precisamos de uma liderança que atue com firmeza e foco na busca da solução dos problemas internos, sem deixar de estar atenta à conjuntura nacional e internacional em que está inserida a universidade. Uma liderança que, além da sensibilidade para compreender os problemas, tenha visão institucional e expertise administrativa para se posicionar de acordo com os interesses da UFRGS e dos seus representados, reafirmando a autonomia de ensino, pesquisa, extensão e inovação, bem como a posição de vanguarda na luta por conquistas de direitos da sociedade civil.

A Ação Covid, coordenada pela professora Ilma Simone Brum, do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), foi uma demonstração clara de sua capacidade de gestão num momento de crise e de como a universidade deve dar a contrapartida à sociedade. Foram mais de 140 mil testes realizados, em um processo que envolveu docentes, técnicos e discentes de diversas unidades, além dos terceirizados que, apesar das dificuldades, estiveram sempre prontos a colaborar. Graças à sua  capacidade de acolher, ouvir e interagir, a professora liderou com sucesso o trabalho de pessoas de todos os gêneros, credos, etnias, orientação sexual, formação profissional e classe social, que trabalharam com afinco no combate ao vírus e pela vida.

Temos certeza que a experiência administrativa e acadêmica dos professores Ilma e Vladimir pode efetivamente transformar nossa universidade. Por isso, convidamos você da geração passada e você da geração atual para caminharmos juntos na construção de uma futura Geração UFRGS, ainda mais moderna, inovadora, acolhedora e humana.

Porto Alegre, 15 de junho de 2024.

Nome Completo *
Você é... *
Você concorda em ceder sua imagem e sua voz para o grupo Geração UFRGS tornar público seu apoio à candidatura de Ilma Brum e Vladimir Nascimento à reitoria da UFRGS em 2024, utilizando-os sem ônus para publicação em mídia online e impressa?
*
Você assina a carta de apoio acima? *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy