CCBB - Brasília | Inscrição para o curso Transversalidades
Email address *
EDILEUZA PENHA DE SOUZA– 27 DE SETEMBRO, 19H
O Programa CCBB Educativo  —  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Esta é a quarta edição do curso de Transversalidades, para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.

Nesta edição do Transversalidades, a professora Edileuza Penha de Souza trará ao Programa CCBB Educativo parte de sua pesquisa que aborda de forma teórico - prática a representação dos corpos negros no cinema. Questões como a pluralidade cultural e a história e cultura afro-brasileira transpassam a exposição Ex Africa e também fazem parte do currículo oficial da Rede Básica de Ensino.

Convidada: Edileuza Penha de Souza
Professora, historiadora, mestre em educação e contemporaneidade doutora em educação e comunicação pela Universidade de Brasília (unB), onde leciona a disciplina Etnologia Visual da Imagem do Negro no Cinema. Pesquisadora e documentarista, entre outros trabalhos realizou “Teresa” (2014); “Mulheres de Barro” (2015) e “Filhas de Lavadeiras” (2018) Curadora do “Festival de Cinema do Paranoá”, participou do júri do “Porto Femme International Film Festival” e Organizou a Coleção: “Negritude Cinema e Educação – Caminhos para implementação da lei 10.639/2003”, editado pela Mazza Edições, Belo Horizonte. É a idealizadora e coordenadora da Mostra Competitiva deCineastas e Produtoras Negras Adélia Sampaio.

--

Para garantir o acesso ao CCBB e suas exposições, o programa Arte & Educação, oferece, através de sorteio, ônibus para visitas agendadas realizadas pela equipe de educadores nos dias e horários estabelecidos pelo programa. O sorteio dos ônibus está atrelada à participação dos professores de escolas e universidades públicas - municipais, estaduais e federais - da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, EJA, ensino técnico e educação superior nos encontros e cursos de formação do Eixo Transbordar — Transversalidades e Semana do Educador. Nesses momentos faremos também os pré agendamentos para as instituições privadas com ônibus próprio.

Lembramos que o curso conta com intérprete de Libras, é gratuito e são disponibilizadas 60 vagas. Por favor, preencha corretamente os dados para que possamos entrar em contato com você. Os selecionados serão comunicados por email.

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms