Convite!
Saluete, collegae!

Este breve questionário é uma iniciativa da ABPL - Associação Brasileira de Professores de Latim - e tem o objetivo de produzir informações sobre a realidade da atuação dos professores de latim no Brasil, de modo a qualificar as ações a serem priorizadas em nossa Associação e a informar outros órgãos brasileiros quanto à nossa presença no ensino, pesquisa, extensão e formação educacional em nosso país.

A primeira versão desta pesquisa, sob a responsabilidade do Professor Fábio Fortes, teve seu resultado preliminar divulgado no VII Encontro Nacional de Professores de Latim, que ocorreu na Universidade Federal de Juiz de Fora, em 21/09/2018.

A edição deste questionário que agora apresentamos é uma versão ampliada daquela de 2018, uma vez que as alterações curriculares por que tem passado algumas universidades - decorrentes de exigências da resolução do Conselho Nacional de Educação – CNE/CP no. 02, de 20 de dezembro de 2019, conhecida como BNC-Formação - tem ocasionado ambientes de debates calorosos sobre a permanência da disciplina Latim frente às demandas de inserção de novos componentes curriculares para cursos de formação de professores.

Concluídas as etapas de respostas a esta nova edição e de tratamento da informação, a ABPL publicará, no VIII Encontro Nacional de Professores de Latim, um pequeno volume com dados sobre o perfil do professor de latim no Brasil e sobre a situação de ensino e de aprendizagem da língua em nosso país. Esta ação faz parte da agenda que a atual diretoria da ABPL está propondo e tem o objetivo de produzir conhecimento sobre a área, de forma a auxiliar nossas professoras e professores em seus processos de negociação e de divulgação de uma área consolidada

Nesse sentido, sua contribuição é muito importante para nossa associação, de modo que pedimos sua atenção também na divulgação do link do questionário a seus colegas.

Obs.: O questionário ficará aberto até 15 de novembro de 2021 e deve ser respondido apenas uma única vez por docente. Para efeitos de melhor caracterização de nossa área profissional, pedimos que só respondam ao questionário aquelas pessoas que se enquadram de algum modo como professores de latim.

Muito obrigado pela valiosa colaboração!

Diretoria ABPL
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy