Oficina de Ornamentação para Gaita-de-foles
Para instrumentistas iniciados, intermédios e avançados, dias 30 de Abril e 1 de Maio, por Ana Pereira
A Oficina
A identidade e a particularidade de cada indivíduo está contida e impressa na sua forma de expressão, fortemente influenciada pela zona, região ou país de origem. As palavras, peças fundamentais da linguagem verbal, quando entoadas, expressam a especificidade de cada um podendo ser organizadas de diferentes formas. Usando o mesmo léxico, a comunicação pode ganhar características únicas, dependendo de quem comunica. O mesmo acontece na música.
Esta Oficina de ornamentação para Gaita-de-Foles irá fornecer ferramentas para que os instrumentistas possam encontrar a sua própria linguagem de ornamentação e expressão.
Demonstrando diferentes formas de tocar as mesmas frases melódicas, o formando irá aprender várias técnicas de ornamentação.
No dia 30 de Abril a Oficina será para iniciados (pessoas que tocam há pouco tempo sem muita técnica e prática no instrumento) e abordar-se-ão as técnicas básicas de ornamentação teórica e prática, com duração prevista das 14h30 às 19h. No dia seguinte 1 de Abril, das 10h30 às 17:30(com pausa para almoço),a Oficina é dedicada a avançados e abordar-se-ão técnicas mais complexas de ornamentação.
,
A Formadora
Ana Pereira nasceu em 1983 em Lisboa. Iniciou os seus estudos musicais em órgão aos 8 anos e 2003 começa as aulas de Gaita-de-Foles no Grupo "Bardoada" com o professor Paulo Marinho. Em 2007 muda-se para Vigo (Galiza) onde se especializa como instrumentista em Violino Folk e Mestre em Gaita pela Escola Municipal de Música Tradicional e Folk de Vigo, E-Trad.
Foi membro da Banda de Gaitas "Xarabal" e "Cans de Palleiro" (Galiza) e colaborou com diversos grupos de música tradicional galega. Actualmente integra a Orquestra Folk "Sondeseu", a banda de Gaitas "Orquestra de Foles" e o grupo "Gaiteiros da Bardoada". Colabora também como gaiteira nos grupos "Celina da Piedade", "Orquestra Nova de Guitarras" e "Trabucos".
Paralelamente dá aulas de Gaita-de-Foles no grupo "Bardoada", é a Directora Musical da banda de gaitas "Orquestra-de-Foles" e é também Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles.
Local
FAJDP R. de Mouzinho da Silveira 234/5/6, 4000 Porto
Custo
Existem 3 modalidades:
1. Sócios da APEDGF e Connect Art e Alunos da E. Gaiteirus - 15 Gaitas;
2. Não Sócios ou Alunos das entidades referidas acima - 20 Gaitas;
3. Ouvinte, participa como espectador não interagindo na Oficina - 5 Gaitas;
Contactos
URL: http://oficinas.gaiteirus.com

Email: oficinas@gaiteirus.com

Tel: +351 962 568 471 ou +351 918 231 355

Organização e Apoios
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms