MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nº 2 - 2019
Este formulário é o instrumento para que Secretarias, Departamentos, Fundações e Instituições Públicas de Cultura de municípios paulistas do Interior, do Litoral e da Região Metropolitana de São Paulo (com exceção da Capital) manifestem seu interesse em receber e abrigar o desenvolvimento de ações de formação nas diversas áreas e linguagens artísticas, em sintonia com o Programa Oficinas Culturais.

Os municípios que manifestarem interesse receberão atividades no quarto trimestre de 2019 e/ou no ano de 2020. O prazo para inscrições termina no dia 13 de setembro de 2019.

Oficinas Culturais é um Programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo da cultura. O Programa é administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. O objetivo é aproximar pessoas de diferentes camadas sociais, faixas etárias e com diferentes repertórios, promovendo um importante espaço simbólico de trocas de conhecimentos e experiências artísticas.

Desde 2017, a programação no Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo é realizada em parceria com municípios que possuem infraestrutura básica para receber e desenvolver as ações propostas.

São realizadas oficinas e workshops com duração entre 8 e 36 horas, oferecidas gratuitamente, para público a partir de 16 anos, nas seguintes áreas e linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Hip Hop, Dança, Fotografia, Gestão Cultural e Economia Criativa, História em Quadrinhos, Literatura, Música, Patrimônio, Performance e Teatro.

As ações estão estruturadas em quatro modalidades que orientam o processo de Programação: Iniciação às linguagens artísticas, Aprimoramento Técnico-Artístico, Atividades para Educadores e Gestão Cultural.

Com base no preenchimento deste formulário e no posterior diálogo com os gestores locais, a equipe proporá ações e circulações regionais para a composição da programação a ser realizada em parceria com as cidades.

Todas as atividades do Programa são abertas e oferecidas gratuitamente à população.

As ações propostas têm como horizonte o prazer da experiência, o convite à descoberta e o fascínio da criação. O desafio é descobrir, propor e aceitar mudanças; o produto final, um novo processo.


CONTRAPARTIDAS

1. A Prefeitura será responsável por receber as inscrições e acompanhar a execução integral da atividade cultural, destacando um funcionário para suprir as necessidades da produção local. O nome, cargo e contato do funcionário devem ser especificados neste chamamento e serão confirmados no Termo de Compromisso.

2. O município deve oferecer ao menos um espaço, prioritariamente público, adequado e equipado para dar suporte à realização da atividade formativa, como: casas de cultura, bibliotecas, teatros, CEUs, escolas, salas multiuso etc.

3. O município será responsável pela adequada divulgação local do programa, usando as mídias disponíveis na cidade ou região (rádio, jornais, sites, redes sociais etc.) e demais recursos, como faixas, banners, filipetas, carros de som, entre outros que julgar pertinentes.

4. Todo o material gráfico e virtual elaborado pelo município deverá estar de acordo com o Manual de Comunicação do Programa Oficinas Culturais (a ser disponibilizado posteriormente) e enviado para aprovação com, no mínimo, 10 dias de antecedência de sua publicação.

5. Para cada atividade programada, o município deverá enviar o Termo de Compromisso assinado pelo gestor ou responsável técnico, formalizando a parceria, no mínimo 15 dias antes do seu início.

6. O município se compromete a enviar, ao final de cada atividade formativa do Programa Oficinas Culturais: avaliações, lista de presença (documentos originais assinados, em modelo a ser fornecido posteriormente), fotos e clipping (via e-mail). Caso a atividade tenha mais de um mês de duração, será necessário o envio de registro mensal de acompanhamento.


CONTRAPARTIDA ADICIONAL

É de grande importância que o município ofereça contrapartidas complementares como alimentação, hospedagem, transporte e/ou compra de materiais necessários para a atividade. Tais contrapartidas não são condição para que o município seja atendido, mas são relevantes para a eficiência e otimização na aplicação dos recursos do Programa, ampliando seu alcance e viabilizando uma programação de qualidade.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail atividades@oficinasculturais.org.br ou tel. 11 4096 9504.

Email address *
Município *
Your answer
CNPJ da Prefeitura *
Your answer
Endereço completo da Prefeitura (para constar nos Termos de Parceria) *
Your answer
Endereço para correspondência *
Your answer
CEP do endereço para correspondência *
Your answer
Prefeito(a) *
Your answer
Secretaria ou departamento ou equipamento responsável pela atividade cultural proposta *
Your answer
Dirigente / Gestor responsável *
Your answer
Telefone 1 *
Your answer
Telefone 2
Your answer
E-mail(s) *
Your answer
Responsável Técnico (indique o nome do responsável pela interlocução, execução e acompanhamento das atividades que serão realizadas) *
Your answer
Cargo / Função *
Your answer
Telefone 1 (DDD e número - fixo) *
Your answer
Telefone 2 (DDD e número - celular) *
Your answer
E-mail(s) *
Your answer
O município possui órgão de gestão específico para a área da cultura? *
Nome do órgão:
Your answer
Existem atividades de formação cultural promovidas pelo próprio município? *
Qual(is)?
Your answer
O município recebe ações de outros programas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado? (ex.: Projeto Guri, Ponto MIS, Circuito Cultural Paulista, Viagem Literária, Virada Cultural Paulista etc.) *
Em caso afirmativo, qual(is)?
Your answer
Quais são as manifestações populares em sua cidade? *
Required
Especifique nomes e temáticas
Your answer
Existem grupos e/ou companhias de teatro ou de dança em sua cidade? (Especifique nomes e linguagem) *
Em caso afirmativo, especifique.
Your answer
Existem festivais/mostras de artes em sua cidade? (Música, Literatura, Teatro, Dança etc.) *
Em caso afirmativo, especifique. (Linguagem, nome do evento e período em que acontece).
Your answer
Existem grupos de pesquisa/trabalho voltados para economia criativa, produção ou gestão cultural? Se sim, descreva. *
Em caso afirmativo, descreva.
Your answer
Defina até quatro linguagens artísticas de maior interesse para a programação de atividades: *
Your answer
Indique, entre os eixos abaixo, quais melhor atendem ao perfil de público da Cidade (marcar quantos julgar pertinentes): *
Required
Descreva o local (ou os locais) em que se pretende realizar as atividades de formação propostas, bem como os equipamentos que estarão disponíveis para o desenvolvimento das atividades que serão realizadas em parceria com o Programa Oficinas Culturais. *
Your answer
Termo de Ciência *
A copy of your responses will be emailed to the address you provided.
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
reCAPTCHA
This form was created inside of Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Report Abuse - Terms of Service