Você conhece o Fórum Gaúcho de Saúde Mental - Núcleo Serra (FGSM Serra)?
O Fórum Gaúcho de Saúde Mental - Núcleo Serra (FGSM Serra), que teve uma das suas reconstruções em julho de 2018, com o objetivo de fortalecer a Luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica na Serra Gaúcha. O Fórum defende o cuidado humanizado e a liberdade para as pessoas em sofrimento psíquico, lutando por uma sociedade sem manicômios e que valorize a dignidade das pessoas. Em parceria com o Fórum Gaúcho de Saúde Mental e a RENILA, o FGSM-Serra é um espaço de construção coletiva e de defesa da saúde mental, suas pautas e ferramentas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
"Nós, Louc@s"
O "Nós, Louc@s" surgiu em 2019 como um evento anual pensado para ampliar a visibilidade da Luta Antimanicomial. Inspirado na Parada Gaúcha do Orgulho Louco de Alegrete e no Mental Tchê de São Lourenço do Sul, o nome faz referência à desconstrução da loucura como algo pejorativo e à necessidade de transformar as correntes que aprisionam as pessoas em sofrimento psiquiátrico em laços de solidariedade e resistência. O evento busca envolver a comunidade, estudantes, profissionais, familiares e usuários na reflexão sobre Saúde Mental, promovendo um espaço de acolhimento e troca de experiências.
Histórico do Evento "Nós, Louc@s"
● 1ª Edição (2019): A primeira edição, realizada em março de 2019, contou com atividades como poesias, músicas autorais de usuários e palestras com nomes relevantes, como Ivarlete Guimarães, Károl Veiga Cabral e João Luis Weber. O evento ajudou a fortalecer o movimento e mobilizou a região para a Semana da Luta Antimanicomial.
● 2ª Edição (2020): Em razão da pandemia da COVID-19, a segunda edição com tudo pronto, foi transferida e realizada online, mas com grande sucesso. A edição contou com a participação de palestrantes como Sandra Fagundes e Elizabete Bertele, e reafirmou a importância da Luta pela Saúde Mental no Brasil.
● 3ª Edição (2021): Ainda no formato online devido à pandemia, a terceira edição teve contribuições valiosas e promoveu debates importantes sobre a Luta Antimanicomial, com palestras de profissionais renomados, como João Luís Weber e Viviane Suzim Savaris. Com importentes parcerias como o CRPRS.
● 4ª Edição (2025): A ser realizada entre 19 e 23 de maio, a quarta edição terá o tema “Loucura é o que pensam de nós” e irá abordar questões como os retrocessos nas políticas públicas de Saúde Mental e a defesa da Reforma Psiquiátrica. A edição também contará com a parceria da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, do FGSM Núcleo Serra, do CRPRS - Comissão Gestora da Subsede Serra e a RENILA.
A luta é agora e não pode, nem vai parar!
O FGSM-Serra continua expandindo sua atuação e convidando mais pessoas para somar à Luta. O grupo permanece comprometido com a defesa dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico e com a construção de uma sociedade mais inclusiva. As próximas edições do evento e as atividades do Fórum seguirão com o apoio de diversas entidades, como a RENILA e o CRP/RS, além de novos membros e apoiadores que continuam fortalecendo essa importante causa.
Nosso compromisso é coletivo, faça parte!
O FGSM-Serra é um espaço de Luta, acolhimento e construção coletiva. Nosso trabalho é para garantir que tod@s, independentemente do sofrimento psíquico, recebam um cuidado digno e em liberdade. Você não precisa ser um profissional da saúde para colaborar conosco. Inclusive, usuári@s dos serviços de Saúde Mental e seus familiares ou simpatizantes da pauta são muito bem-vind@s. Junte-se a nós e ajude a fortalecer essa Luta!
Baixa gratuitamente e-livros(PDF) sobre o tema no site www.RoqueJR.com.br
Entre em contato conosco por meio do whatsapp 54999606565.
Acompanhe a programação do evento pelo Instagram @fgsmserra
O que é a Luta Antimanicomial?
A Luta Antimanicomial é o movimento que busca combater a internação de pessoas com transtornos mentais em manicômios, defendendo a desinstitucionalização e a substituição por cuidados comunitários, respeitando os direitos humanos e promovendo a inclusão social. O movimento visa garantir o tratamento digno, em liberdade, com apoio psicológico e social, e culminou na Lei 10.216/2001, que reformulou o cuidado em Saúde Mental no Brasil. Ou seja, a Luta Antimanicomial busca humanizar o tratamento, garantindo autonomia e dignidade às pessoas com sofrimento psíquico.
- Sobre o SUSpira Caxias:
Em 19 de Maio de 2023 foi realizada a primeira edição do SUSPira Caxias. Evento construído a muitas mãos, com diferentes parcerias, idealizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, presidida pela Vereadora Estela Balardin. A ideia é de que a ação se mantenha anualmente e, neste sentido, a mesma vereadora apresentou e foi aprovada a Lei n 9.134 que institui no calendário oficial do município, a Semana da Luta Antimanicomial, sancionada pelo prefeito em junho de 2024. Em 2024, não foi possível a realização do SUSPira Caxias por conta dos eventos climáticos que atingiram o estado todo. Em 2025, nos somamos ao Fórum Gaúcho de Saúde Mental - Núcleo Serra, e tantos outros apoiadores, para compor o calendário de ações alusivas à defesa da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial, realizando a 1ª Semana Municipal da Luta Antimanicomial
Organização e co-organização:
● Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental
● SUSpira Caxias
● Conselho Regional de Psicologia - RS - CRPRS - Comissão Gestora da Subsede Serra
● Fórum Gaúcho de Saúde Mental (estadual)
Apoiadores e Parceiros:
● Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul
● RENILA (Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial)
● DAPSIL-UCS
● D.A. Psicologia FSG
● Liga Acadêmica de Saúde Mental da FSG