FORMULÁRIO DE ADESÃO À REDE JUVESOL - Juventudes e Economia Solidária
A JUVESOL é uma rede de articulação presente em todo o Brasil que busca a construção de um panorama social e econômico mais justo e solidário, e que entende a Economia Solidária enquanto ferramenta transformadora para se pensar as perspectivas das juventudes no país. bem como promover o engajamento e participação das juventudes.

Desde 2015 pessoas, organizações, coletivos, projetos, empreendimentos econômicos solidários e movimentos estão se organizando dentro de um cenário de crise na institucionalidade e no que se refere às representações políticas e de mobilização. A exemplo disso, as Jornadas de Junho de 2013 mostraram o quanto as juventudes estão descontentes com a situação social, econômica e política do país, mas também revelou o quanto a falta de referências pode levar esse descontentamento a propostas vazias, conservadoras e reacionárias. Na atualidade, o aumento da violência contexto urbano, que criminaliza as juventudes negras e periférica, e no meio rural, os jovens cada vez mais fogem do campo para as cidades, por uma ideia posta de que o campo é atrasado e não oferece perspectivas.

É nesse cenário que vemos como a Economia Solidária pode ser uma alternativa para as juventudes, através do trabalho associado, cooperado, autogestionário e solidário, e do questionamento do sistema político, econômico e social vigente dominante que perpetua a exploração, a violência e as desigualdades. Esse potencial inovador atribui um forte caráter de resistência à experiência das juventudes organizadas, sobretudo nas periferias. Nesse sentido, os setores criativos e de tecnologia são grandes atrativos para os jovens e vemos cada vez mais o surgimento de coletivos, cooperativas e grupos que fazem disso o seu trabalho, utilizando os princípios da Economia Solidária como forma de organização e orientação política. Mas ao mesmo tempo essas iniciativas existentes ainda são pequenas e pontuais, e o potencial transformador da Economia Solidária é muito grande.

Nosso propósito é buscar articular, mobilizar e discutir as Juventudes e a Economia Solidária, promovendo encontros, fomentando e fortalecendo redes, articulando políticas públicas, construindo propostas para transformar o mundo acreditando em outra economia e no protagonismo exercido pelas vozes e vidas que cansaram de serem silenciadas. Buscamos estratégias mais concretas para as juventudes e suas diferentes realidades - urbano, rural, águas e florestas, afim de renovar metodologias e estratégias com dinâmicas e abordagens mais próximas à linguagem da juventude que está a todo momento reinventando suas formas de intervenção.

Nos juntamos ao movimento de economia solidária brasileiro, construindo a JUVESOL que não é apenas composta de jovens, mas de todas e todos que acreditam nas juventudes, na Economia Solidária, na vida, buscando formas de trabalho que produzam dignidade.

Email address *
Juventudes e Economia Solidária - Prof. PAUL SINGER
Diante do disposto acima, ESTOU DE ACORDO com AS PROPOSTAS da JUVESOL, e autorizo a divulgação* do meu empreendimento, organização, coletivo e/ou instituição e suas ações nas redes de comunicação da rede. Nenhum dado pessoal será divulgado. *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service