Pesquisa Higienização das Mãos

Prezado Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP):

A higienização das mãos constitui tema prioritário nos programas relacionados à segurança do paciente em todo o mundo. Em 2004, a Organização Mundial da Saúde lançou como desafio global para a segurança do paciente “Cuidado limpo é cuidado mais seguro”, enfocando o aprimoramento e implementação de padrões e práticas de higienização das mãos durante a prestação da assistência, visando à prevenção de infecções relacionadas ao cuidado à saúde.
Dadas essas premissas, gostaríamos de contar com sua participação na realização de pesquisa relacionada ao tema ‘higienização das mãos’.
O objetivo deste estudo é identificar as condições de infraestrutura que enfermeiros integrantes da REBRAENSP dispõem para realização de práticas de higienização das mãos. O questionário consta de 33 questões. Seu preenchimento é simples e rápido (de dez a quinze minutos), não requerendo sua identificação.
O questionário deve ser preenchido por enfermeiros que prestam assistência clínica ou conheçam a realidade vivenciada nos serviços de saúde brasileiros. Caso você atenda aos critérios de inclusão e concorde em participar do estudo, por favor, leia o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Título do projeto- Descrição da infraestrutura para práticas de higienização das mãos em instituições de saúde brasileiras.
O objetivo desse estudo é identificar as condições de infraestrutura que enfermeiros integrantes da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente dispõem para realização de práticas de higienização das mãos.
Para a realização do estudo, o participante deverá responder um questionário contendo perguntas sobre a estrutura disponível para higienização das mãos na instituição em que trabalha. O estudo não traz benefícios diretos para o participante.
Em qualquer etapa do estudo, você terá acesso aos profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. O principal investigador é a Enfermeira Aline S. C. Belela Anacleto, que pode ser encontrado no endereço Rua Napoleão de Barros 754, Vila Clementino, São Paulo, SP - alinebelela@uol.com.br
Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) – Rua Botucatu, 572 – 1º andar – cj 14, 5571-1062, FAX: 5539-7162 – E-mail: cepunifesp@unifesp.br
É garantida a liberdade da retirada de consentimento a qualquer momento e deixar de participar do estudo, sem qualquer prejuízo ao profissional. As informações obtidas serão analisadas em conjunto com as de outros voluntários, não sendo divulgada a identificação de nenhum participante em qualquer forma de divulgação do estudo.
Você tem direito de ser mantido atualizado sobre os resultados parciais das pesquisas.
Não há despesas pessoais ou penalidades para o participante em qualquer fase do estudo, nem compensação financeira relacionada à sua participação. O pesquisador compromete-se de utilizar os dados coletados somente para esta pesquisa.
Acredito ter sido suficientemente informado a respeito das informações que li ou que foram lidas para mim, descrevendo o estudo “Descrição da infraestrutura para práticas de higienização das mãos em instituições de saúde brasileiras.” Ficaram claros para mim quais são os propósitos do estudo, os procedimentos a serem realizados, seus desconfortos e riscos, as garantias de confidencialidade e de esclarecimentos permanentes. Ficou claro também que minha participação é isenta de despesas e danos. Concordo voluntariamente em participar deste estudo e poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante o mesmo, sem penalidades ou prejuízo.

O questionário consta de:
- Parte 1- Dados profissionais
- Parte 2- Descrição da infraestrutura para práticas de higienização das mãos

Ressaltamos que sua participação é voluntária e anônima.
Agradecemos desde já a sua colaboração.

    This is a required question