Projeto Político Institucional - PPI (2019-2023)
Sou membro da: *
Subtema 12: Políticas de Atendimento ao Discente (pág. 313 do PDI 2014-2018)
12.1. Formas de Acesso
" ENSINO MÉDIO: Ingresso por vestibular, sorteio ou transferência.
GRADUAÇÃO: Ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SISU); processo simplificado através da nota obtida no Exame Nacional de Ensino
Médio (ENEM); vestibular ou transferência. Em todas as formas de ingresso, serão seguidos os padrões determinados pelo Decreto nº 7.824/11 de outubro de 2012, que estabelece a reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas e para candidatos pretos, pardos e índios.
PROEJA: Ingresso por sorteio, ordem de inscrição ou processo vestibular.
PÓS-GRADUAÇÃO: Ingresso por meio de entrevista, análise curricular e prova.
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC): Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): Ingresso por ordem de inscrição até completar o número de vagas; não existe seleção."


12.2. Programas de Apoio Pedagógico e Financeiro
"O PAE no IFSP, em consonância com o PNAES, tem os seguintes objetivos: democratizar as condições de permanência dos estudantes regularmente matriculados no IFSP, minimizar os efeitos das desigualdades sociais e
regionais na permanência e conclusão, em todos os níveis de escolaridade, pelos estudantes, reduzir as taxas de evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação."


12.3. Estímulos à Permanência
"O IFSP desenvolve ações afirmativas para a permanência dos alunos. Entre essas ações destacam-se as de caráter mais pedagógico, como processos de dependência, aceleração de estudos, avaliação global por meio de conselho de classe, serviço de orientação educacional para acompanhamento das dificuldades e desempenho dos alunos da Educação Básica."


12.4. Ações Inclusivas
"Segundo o artigo 205 da Constituição Federal Brasileira, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
As instituições educacionais são espaços democráticos propícios para a aprendizagem, garantindo o direito de aprender. Dessa forma, todos podem ter acesso a uma educação de qualidade e equidade. Para que essa ação seja implementada, é necessário pensar em políticas que assegurem a democratização do acesso e a permanência do estudante na escola, bem como o respeito às diferenças apresentadas."


12.5. Organização Estudantil
"Grêmio Estudantil é o espaço para participação e convivência dos estudantes do ensino médio, técnico e Educação de Jovens e Adultos.
Centro Acadêmico é o espaço para participação e convivência dos estudantes do ensino superior."


12.6. Acompanhamento dos Egressos
"A Pró-Reitoria de Extensão busca, como parte de suas ações e metas, desenvolver uma sistemática de acompanhamento de egressos, através do estabelecimento de políticas a serem implantadas em todos os campi."

12.7. Estágio
"A partir de diagnósticos socioeconômicos, a Extensão no IFSP contribuirá para o alcance de possíveis alternativas e condições de geração de trabalho e renda, tendo por base o cooperativismo e o empreendedorismo. Além disso, estabelecerá parcerias com os setores produtivos para possibilitar o intercâmbio tecnológico aos estudantes, através do estágio, e realizará o mapeamento do trajeto profissional dos alunos através de um programa de acompanhamento dos Egressos."

Trechos retirados do PDI 2014-2018

Dentro deste contexto, o que você proporia para que seja considerado nesta reformulação do PDI no que se refere a Políticas de Atendimento ao Discente?
Your answer
Your answer
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms