II SEMINARIO DE PRATICAS CORPORAIS NO TERRITORIO


II Seminário de Praticas Corporais no Território do Butantã
Data: 22/10/2016
Local: Diretoria Regional de Educação Butantã
Endereço: Rua Azém Abdala Azem n° 564 – Jardim Bonfiglioli
Cronograma
08h00 às 08h30 – Credenciamento e Café da Manhã
08h30 às 09h00 – Abertura e Fala de Apresentação dos Convidados
09h00 às 11h30 – Relatos de Pratica.
11h30 às 13h30 – Painéis
13h30 às 15h00 – Mesa de encerramento

Presenças Confirmadas:

Prof. Luiz Eduardo Pinto Bastos Tourinho Dantas - Escola de Educação Física e Esporte/EEFE
Profª Ana Zimmermann - Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano
Prof. Pedro Xavier Russo Bonetto - SME/SP


I - Justificativa
Considerando a portaria intersecretarial n°03 SME/SEME/SMC que dispõe sobre a “implementação das politicas publicas comuns, de caráter transversal e de amplo alcance territorial” e o programa Mais Educação São Paulo – subsídios para a implantação que reforça a importância da compreensão do conceito de cidade educadora na perspectiva da integração das unidades educacionais em seu território e ainda aponta a necessidade de aproximação de outras secretarias promovendo a efetivação de uma rede de proteção social foi idealizado o seminário de praticas corporais no território do butantã. O seminário surge como uma das ações do Grupo de Trabalho de Educação Física Esportes e Lazer do Butantã que foi criado na perspectiva de ampliar as praticas pedagógicas dentro e fora da escola, otimizar o uso dos espaços públicos esportivos e viabilizar ideias, propostas e projetos em articulação com as diversas secretarias e instituições do território. O GT que se reúne desde 2014 é composto pela Diretoria Regional de Educação Butantã, representantes das unidades educacionais da região, núcleos de esportes dos ceus (Uirapuru e Butantã), supervisão de esportes da subprefeitura do Butantã juntamente com representantes dos centros esportivos (mario moraes e butantã), Universidade de São Paulo (PRODHE) além de organizações e instituições que atuam no território. Nessa perspectiva os relatos de pratica se caracterizam como uma excelente ferramenta na constituição de espaços de articulação dentro do território na busca por uma rede que contribua na efetivação da garantia de direitos.

II - Objetivos
Conhecer as diversas praticas corporais que acontecem no território.
Ampliar o movimento de articulação entre as unidades instituído pelo Grupo de Trabalho de Educação Física Esportes e Lazer do Butantã.
Problematizar os objetivos e metodologias das diversas instituições no trabalho com as praticas corporais.
Promover ações articuladas no território envolvendo as diversas instituições e equipamentos com foco na ocupação dos espaços e direito a cidade.

III - Conteúdo
Educação física escolar e o currículo em dialogo com o território.
As praticas corporais nos ceus e o atendimento as populações em situação de vulnerabilidade.
Praticas coporais e a expansao de jornada nas escolas.
Intersetorialidade e educacao integral
IV - Metodologia
O seminário contara com relatos de praticas e discussões em eixos relacionados às praticas corporais nos diversos equipamentos e entidades do território. Os convidados participarão mediando as discussões e contribuindo na reflexão sobre as possibilidades de ação no território.

V - Público Alvo
Supervisores Escolares, Diretores De Escola, Coordenadores Pedagógicos, Professores De Educação Infantil, Professores De Educação Infantil E Ensino Fundamental I E Professores De Ensino Fundamental Ii E Médio, Analista De Informacoes Cultura E Desporto.

    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question
    This is a required question