T.I 3º BIMESTRE 3º ANO
COMO JÁ SABEM PREENCHAM AS RESPOSTAS CORRETAS E ENVIEM NO FINAL DO DOCUMENTO.
TURMA *
Your answer
ALUNO *
Your answer
EMAIL *
Your answer
Os átomos de certo elemento são constituídos cada um de 38 prótons, 50 nêutrons e 38 elétrons. Assinale a opção que apresenta os valores corretos de seus números atômico e de massa, respectivamente, *
Considere as seguintes afirmações, referentes à evolução dos modelos atômicos:I. No modelo de Dalton, o átomo é dividido em prótons e elétrons.II. No modelo de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo muito pequeno e denso e carregado positivamente. Ao redor do núcleo estão distribuídos os elétrons, como planetas em torno do Sol.III. O físico inglês Thomson afirma, em seu modelo atômico, que um elétron, ao passar de uma órbita para outra, absorve ou emite um quantum (fóton) de energia.Das afirmações feitas, está(ão) correta(s) *
Isótopos radioativos do iodo têm grande importância na medicina. São usados no diagnóstico e no tratamento de problemas da tireóide. O isótopo do iodeto 13153 I - usado para esse fim apresenta os seguintes números de prótons, nêutrons e elétrons,respectivamente:
O elemento químico B possui 20 nêutrons, é isótopo do elemento químico A, que possui 18 prótons, e isóbaro do elemento químico C, que tem 16 nêutrons. Com base nessas informações, pode-se afirmar que os elementos A, B e C apresentam,respectivamente, números atômicos iguais a:
UFF-RJ Conhece-se, atualmente, mais de cem elementos químicos que são, em sua maioria,elementos naturais e, alguns poucos, sintetizados pelo homem. Esses elementos estão reunidos na Tabela Periódica segundo suas características e propriedades químicas.Em particular, os Halogênios apresentam:
. Analise as configurações eletrônicas dos elementos representados em I, II e III e, em seguida,marque a alternativa CORRETA: I. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 II. 1s2 2s2 2p6 3s1 III. 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10
Dentre os diversos elementos da Tabela Periódica, existem aqueles que possuem átomos radioativos (I 131;53 , Fe 59;26 , P 32;15 , Tc 99;43 e Na 24;11) muito utilizados na medicina, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento de doenças como o câncer. Ainda sobre esses átomos, é correto afirmar:
Um sério problema ecológico é causado pela presença de algumas espécies químicas tóxicas nos computadores descartados e jogados no lixo (mais de 10 milhões/ano só nos E.U.A). Dentre elas,destacam-se: fósforo (Z=15); boro (Z=5); cádmio (Z=48); chumbo (Z=82); mercúrio (Z=80) e o arsênio (Z=33). A respeito delas, é INCORRETO afirmar que
Assinale a alternativa que apresenta, ao mesmo tempo, ligações covalentes e iônicas.
A água, o sal de cozinha (NaCl) e o butano – C4H10 (principal componente do gásde cozinha) são substâncias químicas que utilizamos diariamente para o preparo dealimentos.Esses compostos têm suas estruturas constituídas, respectivamente, por ligaçõesdo tipo
Com relação às ligações químicas dos compostos abaixo I. HCl II. LiF III. Cl2 IV. KCl Assinale a alternativa correta.
A respeito dos modelos de ligação química, podemos afirmar que:
O leite materno é um alimento rico em substâncias orgânicas, tais como proteínas, gorduras e açúcares, e substâncias minerais como, por exemplo, o fosfato de cálcio. Esses compostos orgânicos têm como característica principal as ligações covalentes na formação de suas moléculas, enquanto o mineral apresenta também ligação iônica.Assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos de ligações covalente e iônica, respectivamente.
A ligação química que se estabelece entre os átomos do elemento X (Z = 9) eos átomos do elemento Y (Z = 17) é:
Certo informe publicitário alerta para o fato de que, se o indivíduo tem azia ou pirose com grande frequência, deve procurar um médico, pois pode estar ocorrendo refluxo gastroesofágico, isto é, o retorno do conteúdo ácido do estômago. A fórmula e o nome do ácido que,nesse caso, provoca queimação no estômago, a rouquidão e até mesmo dor toráxica são:
O progresso está fazendo com que o meio ambiente fique cada vez mais poluído, o que nos leva a refletir até que ponto isto nos trás benefícios. Alguns óxidos provenientes de fabricas e escapamentos dos automóveis reagem com a água formando os compostos H2SO4 e HNO3, que caem como chuva ácida. Estes ácidos presentes no ar e na chuva prejudicam as pessoas,envenenando lagos, matando plantas e animais aquáticos”. Uma possível forma de diminuir a acidez no solo e nos lagos seria a adição de uma substância capaz de anular as características do H2SO4 e do HNO3, ou seja, uma substância básica. Entre as espécies abaixo, qual substância poderia ser utilizada para esta finalidade?
Certa base possui fórmula molecular M(OH)2. Utilizando seus conhecimentos sobre essa função e número de oxidação, marque a opção que determina o elemento que poderia substituir M na fórmula acima descrita:
Identifique a alternativa que apresenta somente diácidos:
Captionless Image
Captionless Image
Captionless Image
Captionless Image
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy