CCBB - Brasília | Inscrição para o curso Transversalidades (Libras)
Email address *
21 de Novembro, 19h - Maria Abadia Teixeira de Jesus
O Programa CCBB Educativo  —  Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Transversalidades, curso para professores e educadores, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas.

Nesta edição do Transversalidades, Maria Abadia Teixeira de Jesus, coordenadora do Ponto de Memória da Estrutural, compartilha sua experiência de agente comunitária e educadora.

Convidada: Maria Abadia Teixeira de Jesus
A dura vida de Maria Abadia Teixeira de Jesus no lixão da Cidade Estrutural levou-a para o inevitável encontro com a cultura. As atividades culturais funcionaram inicialmente como instrumento que auxiliava nas mobilizações da luta da comunidade e, num segundo momento, como sua principal atividade. Abadia ou “Abadia Catadora”, como é conhecida, vem construindo sua história na área de literatura, produção cultural e agente de preservação da memória da sua cidade. Num contínuo processo de fazer-aprender-fazer, fundou, com ajuda de membros da comunidade, a Casa dos Movimentos, que realiza exposições, saraus, festas temáticas e oficinas (artesanato, capoeira, projetos culturais, etc). A intensa atividade da “Casa” levou à reflexão sobre a necessidade de registrar não só as atividades realizadas no espaço, como a maneira com que essas atividades se articulam com o cotidiano da sua cidade. Dessa reflexão surgiram duas iniciativas: a consolidação do espaço em um Ponto de Memória e a organização e manutenção de uma biblioteca comunitária no mesmo local. Mas o gosto pela literatura de um lado e as visíveis dificuldades de obter livros levaram Abadia a trilhar um caminho que, numa perspectiva histórica, parece quase natural: fundou, junto com outros membros da comunidade, uma editora que publica livros com capas artesanais produzidas por meio de produtos reciclados. A editora foi fundada oficialmente durante a I Bienal Brasil do Livro e da Leitura, realizada pela Secretaria de Cultura do DF, em 2012, onde lançou dois títulos: “De mãos abertas e punhos fechados” foi doado pelo autor, Carlos Rodrigues Brandão, e “A menina e o rio é criação de Almir Gomes da Silva”. Este último, estudante e morador da Estrutural. Durante este ano de 2015, Abadia, com o auxílio de outros membros da comunidade, tem aberto uma nova frente de trabalho: para revitalizar o espaço comunitário que fica na entrada da Cidade Estrutural, já tendo realizado saraus como o de lançamento da revista “Cultural de Classe” e uma feira de artesanato com a produção das artesãs locais. Num brevíssimo resumo, Abadia vem desempenhando nos últimos treze anos o papel de produtora de atividades culturais, realizando a coordenação da Casa dos Movimentos, um polo aglutinador da cultura da Cidade Estrutural; do Ponto de Memória e da citada biblioteca comunitária, sendo, portanto, uma das mais ativas agentes culturais da sua comunidade.

--

Para garantir o acesso ao CCBB e suas exposições, o programa Arte & Educação, oferece, através de sorteio, ônibus para visitas agendadas realizadas pela equipe de educadores nos dias e horários estabelecidos pelo programa. O sorteio dos ônibus está atrelada à participação dos professores de escolas e universidades públicas - municipais, estaduais e federais - da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, EJA, ensino técnico e educação superior nos encontros e cursos de formação do Eixo Transbordar — Transversalidades e Semana do Educador. Nesses momentos faremos também os pré agendamentos para as instituições privadas com ônibus próprio.

Lembramos que o curso conta com intérprete de Libras, é gratuito e são disponibilizadas 60 vagas. Por favor, preencha corretamente os dados para que possamos entrar em contato com você. Os selecionados serão comunicados por email.

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service