Os questionários a seguir são uma iniciativa do Setor de Saude Mental do Instituto para Pesquisa Científica da Associação Médica Pan-Helênica na Grécia, e avaliam vários aspectos da função mental geral, as necessidades e os comportamentos que podem ocorrer entre a população geral durante o surto de COVID-19, como um resultado do próprio surto ou de medidas adotadas para controlá-lo.
Para sua participação neste estudo, nenhum registro ou qualquer dado de identificação é necessário, para que possamos garantir que suas respostas são sinceras e espontâneas, se possível.
Ao participar neste estudo, você faz uma contribuição para o aperfeiçoamento de nosso conhecimento quanto a saúde mental, especialmente durante períodos de crises e desastres em massa e ameaças. Uma vantagem de sua participação poderia ser o fato de que você irá responder questões sobre si mesmo de uma forma sistemática, algo que pode contribuir para seu autoconhecimento. Entretanto, é importante saber que não receberá seus resultados ou qualquer tipo de avaliação ao final.
O questionário é longo e é possível que você o ache cansativo, mas um registro detalhado de vários aspectos do problema é a única forma de solucionar as questões de saúde mental que podem provavelmente ser de grande significância em um breve futuro.
Não existem riscos quanto à sua participação neste estudo. Todavia, ele requer muito mais do seu tempo se comparado a questionários habituais, tendo em vista que são muitas perguntas e elas abordam diferentes, mas igualmente importantes, aspectos do comportamento humano.
Todos os dados que recebermos de você neste questionário são anônimos e estritamente confidenciais sob qualquer circunstância. Para a análise científica, os dados serão processados sem seu nome (o qual não será solicitado em nenhum momento do estudo). Os documentos serão distribuídos somente e terminantemente aos membros da equipe de pesquisa e estes pesquisadores são as únicas pessoas autorizadas a examiná-los. A proteção de sua privacidade é nosso dever.
Em caso de dúvidas ou interesses atual ou posteriormente em relação à sua participação neste estudo, à condução do estudo, aos riscos e direitos, por favor entrar em contato com
Dr David de Lucena, MD, PhD,
Professor of Clinical pharmacology,
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil,
acessível em
alienista@ufc.br.
A pesquisa é coordenada internacionalmente pelo
Professor Kostas N. Fountoulakis,
3rd Department of Psychiatry,
University Hospital AHEPA hospital,
Aristotle University of Thessaloniki, Greece,
acessível em
fountoul@auth.gr