Ficha de Inscrição de Voluntários
O voluntariado opcionista é a atividade aberta de participação nos programas e projetos realizados pela Opção Brasil conforme suas distintas linhas de atuação. Ao se cadastrar, passará a fazer parte da rede de opcionistas colaboradores e periodicamente será informado do calendário e demandas de cada atividade, cabendo ao participante escolher em que, quando, quanto e como participar. Todos voluntários participam de uma atividade sócio-educativa de formação opcionista, firmam contrato de prestação de serviço voluntário de acordo com a atividade realizada e período de participação e recebem os certificados de participação após a experiência, com referência às horas relativas ao período de práticas colaborativas.

A Opção Brasil

A Opção Brasil é uma organização social fundada em 2001 e inspirada em uma experiência latino-americana iniciada na Colômbia e expandida para a região pela Red Opción Latinoamérica, atuando com gestão social; protagonismo juvenil e universitário; educação, cultura e diversidade; para a formação de redes de cidadania pela integração cultural, acadêmica e desenvolvimento sustentável da região.

Opcionistas

Opcionista é como nos referimos às pessoas que de alguma maneira contribuem com a Opção Brasil e demais Opções Nacionais que compõem a Red Opción Latinoamérica nos diversos países que atua. São pessoas que dedicam uma parte do seu tempo, competências e habilidades, ao desenvolvimento de ações coletivas na busca do bem comum e da melhoria da sociedade que está inserido.
Compreendemos opcionistas como cidadãos ativos, com liberdade, consciente e manifesta, de seu papel e corresponsabilidade na construção da sociedade com justiça social e de forma autossustentável.

Papel da iniciativa pessoal

A cada momento confirmamos que grandes mudanças sociais também são fruto de mudanças nas pessoas e das pessoas, em suas esferas privadas. Da prática da reciclagem do lixo domiciliar até a participação solidária ou a gestão de um negócio social, são iniciativas pessoais que tem um enorme potencial de intervir positivamente na sociedade e, por decorrência, em nossas vidas.
Uma sociedade que se coopera, mais se respeita e se compreende, assim é também mais forte, madura e sabedora do que é o melhor para os interesses do coletivo. Também, para dignificar a democracia representativa e contribuir para a implementação das políticas mais assertivas, precisamos praticar de maneira livre e consciente, a democracia participativa nos vários espaços possíveis e disponíveis ao exercício de cidadania. Todos os instrumentos estão ao nosso alcance: basta refletir, planejar e agir!

Seja você também um Opcionista.

Um país se constrói por pessoas e é também o resultado imediato das escolhas de cada indivíduo. As escolhas comuns são o que determinam uma cultura e um caminho para o ideal de desenvolvimento. Elas se multiplicam, influenciam o comportamento da sociedade, criam grupos, valores, hábitos, expressões e características próprias.
Neste contexto, a Opção Brasil se apresenta como um espaço de participação, aprendizado, articulação e ação, orientado a aplicação do melhor de si para o melhor do coletivo em ações objetivas e sustentáveis.

Você pode participar da Opção Brasil por diferentes maneiras:

Como voluntário opcionista contribuindo com os programas, projetos e gestão da organização; criando um GOB (Grupo Opção Brasil) em sua universidade; incorporando seu projeto de impacto social para gestão a partir da Opção Brasil; integrando-se a Red Opción Latinoamérica de instituições e pessoas, ou participando de uma experiência integracionista latino-americana pelo PLIP Latinoamérica – Programas de integração cultural e Intercâmbios.

Conheça mais a Opção Brasil e participe desta iniciativa!

Linhas de atuação:

Linha 1) Educação, Juventude e participação

* Voluntariado opcionista

* Formação opcionista

* GOBs – Grupos Opção Brasil (Universidades)

* Projetos incorporados

Linha 2) Cultura e diversidade

* Programa Índios na Cidade

* Formação indigenista

Linha 3) Mobilidade Acadêmica e Integração regional

* Red Opción Latinoamérica - Rede de instituições, universidades e pessoas para a gestão social, desenvolvimento e integração latino-americana.

* Plip Latinoamérica – Programas de intercâmbios para a integração cultural, acadêmica e profissional de estudantes, empreendedores e universidades na região.

Experiências internacionais de intercâmbios para grupos e indivíduos:

1. Missões acadêmicas internacionais no Brasil e no exterior (1 ou 2 semanas);
2. LAB-ESAL – Laboratório de Empreendimentos Sociais para a América Latina (São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil);

Experiências vivenciais individuais de intercâmbio no Brasil:

3. Plip Brasil - Programas de intercâmbio para a formação em língua portuguesa, integração cultural e voluntariado no Brasil. (São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil)

* Cursos intensivos de português no Brasil (2 semanas, 4 semanas, 1 semestre);
*. Experiência Semestral (Estudos de fim de curso –entre 18 e 22 semanas).
* Programa de voluntariado internacional em línguas no Brasil (de 1 a 6 meses);

Linha 4) Negócios sociais e sustentabilidade, economia solidária e criativa

* Projeto Karioka - A casa de todos: espaço de eventos gastronômicos, festivos e culturais;

* Projeto Badulaque: Atividade artística e cultural e feira de economia solidária e criativa;

* Programa Opção Saudável: Atividades de apoio a alimentação saudável agricultura familiar e orgânica e feira de produtos orgânicos;

* Feira de Cultura Indígena: Atividade artística, cultural e educativa, para a valorização da cultura tradicional e geração de trabalho e renda às famílias e comunidades indígenas participantes.

Essa Opção também pode ser a sua!
Nome *
Your answer
Telefone (Whatsapp) *
Your answer
E-mail *
Your answer
Endereço *
Your answer
Cidade *
Your answer
Estado *
Your answer
País *
Your answer
Atividade voluntária de maior interesse (Você pode escolher uma ou mais formas de contribuir com sua participação voluntária) *
Required
Utilize este espaço caso queira apresentar outras formas ou competências que possa disponibilizar para contribuir com a Opção Brasil.
Your answer
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms