CENSO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS  
O (a) Sr. (a) está sendo convidado (a) a participar da pesquisa: “O CENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS EM ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS” que tem por objetivo conhecer as estratégias de descarte, recolhimento, transporte e destinação final de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em estabelecimentos participantes da cadeia logística farmacêutica, bem como as principais dificuldades apresentadas para a implantação da logística reversa de medicamentos (LRM), buscando propor soluções para os problemas enfrentados.

Sua participação é importante e voluntária e vai gerar informações que serão úteis para a melhoria contínua das ações de LRM. Entender o nível de conhecimento dos farmacêuticos sobre a temática de LRM poderá embasar o desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento, assim como identificar os dificultadores para a implantação da LRM, poderá auxiliar os entes da cadeia logística reversa de medicamentos a buscar soluções para a adequada operacionalização da LRM.

A seguir será apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), as orientações para preenchimento e o questionário. 
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

O (a) Sr. (a) está sendo convidado (a) a participar da pesquisa: “O CENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS EM ESTABALECIMENTOS FARMACÊUTICOS” que tem por objetivo conhecer as estratégias de descarte, recolhimento, transporte e destinação final de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso em estabelecimentos participantes da cadeia logística farmacêutica, bem como as principais dificuldades apresentadas para a implantação da logística reversa de medicamentos (LRM), buscando propor soluções para os problemas enfrentados.

Essa pesquisa contará com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRFMG) para o recrutamento dos farmacêuticos responsáveis pelos estabelecimentos farmacêuticos e será realizada por meio da aplicação de questionários.

Poderão participar da entrevista aproximadamente 34.041 farmacêuticos responsáveis (CFF, 2025) pelos estabelecimentos participantes da cadeia logística de medicamentos (drogarias, farmácias públicas e privadas, transportadoras, distribuidoras e indústria farmacêutica).

Não serão entrevistados farmacêuticos que atuam em farmácias hospitalares, farmácias de clínicas, cooperativas, sindicatos e associações, pois a operacionalização da LRM no Brasil, visa o recolhimento de resíduos farmacêuticos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores, não incluindo, portanto, os resíduos gerados em ambiente hospitalar ou de internação. Também não serão incluídos da pesquisa farmacêuticos que não estejam devidamente regularizados no CRFMG.

A participação dos farmacêuticos no estudo consistirá em responder algumas questões sobre inclusão, etapas da LRM e os desafios encontrados para sua efetivação. A entrevista terá uma duração de mais ou menos 10 minutos e garantimos a manutenção do sigilo e da privacidade da sua participação em todas as fases da pesquisa.

O registro do seu consentimento será realizado por meio do aceite no documento assinalando com opção de concordância com seu conteúdo. A qualquer momento você poderá solicitar e receber uma cópia desse consentimento, mas é importante que o (a) senhor (a) mantenha em seus registros uma cópia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

A plataforma online utilizada para a coleta de dados será o Google Forms®️ e o acesso inicial se dará por meio das plataformas digitais disponibilizadas pelo CRFMG. Para evitar ou mitigar eventuais riscos no ambiente virtual, os dados serão coletados por meio de questionário, que não tenha identificação direta do participante e serão compilados de forma sigilosa por uma única pessoa com um computador único com senha pessoal. O computador utilizado na coleta de dados será de uso exclusivo e particular do pesquisador, protegido por senhas, tanto no acesso ao dispositivo, quanto no acesso direto ao programa que irá conter as informações coletadas; utilização de internet móvel particular mesmo em local público, de modo a evitar acessos remotos; uso de software conhecido e já testado anteriormente, proporcionando a segurança da plataforma que irá analisar os dados coletados.

Finalmente, o acesso aos instrumentos normativos só acontecerá em local reservado, seguro, e autorizado, de modo que terceiros não tenham acesso facilitado aos dados do pesquisador.

Se houver algum problema relacionado com a pesquisa o (a) senhor (a) deverá entrar em contato com a pesquisadora responsável por meio do e-mail: renfarm1@gmail.com, onde será prontamente atendido. O(a) Sr. (a) também poderá ter acesso prévio aos tópicos da entrevista antes de consentir com sua participação, nos solicitando através do e-mail da pesquisadora.

Os riscos com essa pesquisa são mínimos, sendo que o Sr. (a) pode se sentir desconfortável em responder alguma pergunta, mas o Sr. (a) tem a liberdade de não responder ou interromper a entrevista em qualquer momento, sem nenhum prejuízo para seu atendimento. Em relação aos riscos de potencial perda de sigilo dos dados, estes serão armazenados pela pesquisadora responsável em local com senha de acesso individual e em banco de dados sem o nome do participante.

O (a) Sr. (a) tem a liberdade de não participar da pesquisa ou retirar seu consentimento a qualquer momento, mesmo após o início da coleta de dados, sem qualquer prejuízo, estando assegurada a garantia do sigilo das suas informações. Dessa forma, atendemos às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo o seu direito de solicitar a exclusão de seus dados, mesmo após a coleta.

Os resultados da pesquisa estarão disponíveis mediante sua solicitação ao pesquisador responsável, ao final do estudo. O (a) Sr. (a) não terá nenhuma despesa e não há compensação financeira relacionada à sua participação na pesquisa.

Caso tenha alguma dúvida sobre a pesquisa, o Sr. (a) também poderá entrar em contato com o coordenador responsável pelo estudo: André Oliveira Baldoni, que pode ser localizado na Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ localizado na Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400 – Bairro Chanadour – Divinópolis, MG – CEP.: 35.501-296 (telefone (37) 36904458) das 8 às 17h ou pelo email andrebaldoni@ufsj.edu.br.

O Comitê de Ética em Pesquisa da UFSJ, também poderá ser consultado caso o Sr. (a) tenha alguma consideração ou dúvida sobre a ÉTICA da pesquisa localizado na Universidade Federal de São João Del – Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu. Av. Sebastião Gonçalves Coelho nº 400 - Bairro: Chanadour – CEP: 35501-296 Divinópolis/MG - Sala 101 – Bloco C - Telefone para contato: (37) 3690-4491 ou pelo email cepco@ufsj.edu.br. O Comitê de Ética em Pesquisa CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Sua participação é importante e voluntária e vai gerar informações que serão úteis para a melhoria contínua das ações de LRM. Entender o nível de conhecimento dos farmacêuticos sobre a temática de LRM poderá embasar o desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento, assim como identificar os dificultadores para a implantação da LRM poderá auxiliar os entes da cadeia logística reversa de medicamentos a buscar soluções para a adequada operacionalização da LRM.

Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSJ por meio do CAAE 84026524.1.0000.5545. Todos os dados e registros de sua participação nesse estudo serão armazenados por um período mínimo de cinco anos e posteriormente destruídos ou destinados de forma adequada, conforme estabelece a Norma Operacional nº 001/2013 do Sistema CEP/CONEP.


Acredito ter sido suficientemente informado a respeito do que li ou foi lido para mim, sobre a pesquisa: “CENÁRIO DA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS EM ESTABELECIMENTOS FARMACÊUTICOS”. Ficaram claros para mim os propósitos do estudo, os procedimentos, garantias de sigilo, de esclarecimentos permanentes e isenção de despesas.  *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy

Does this form look suspicious? Report