Sexismo nos jogos digitais
Por favor leiam antes de começar a responder o formulário.
"O sexismo é discriminação, preconceito ou estereotipagem com base no sexo. O sexismo é mais frequentemente expresso em relação às meninas e às mulheres. Caracterizou-se como o "ódio às mulheres" e "o preconceito arraigado contra as mulheres"."
A mulher é regularmente afetada por violências implícitas ou explícitas, subjetivas ou objetivas. Um dos domínios onde esta violência ocorre e é bem evidenciada é o âmbito digital (ou virtual) do ciberespaço, mais especificamente nos jogos.
O sexismo engloba sexo e gênero e apesar dele afetar homens e mulheres ele é mais observado afetando as mulheres.
Nesta pesquisa o objetivo é fazer um levantamento baseado no sexismo, específico dos jogos digitais.

O que entendemos aqui como jogos digitais?
São jogos online onde há interação digital ou virtual. League of Legends, DOTA, Counter Strike, Call of Duty, Battlefield, Just Dance, Tabletop Simulator, Need for Speed, Tree of Savior, Ragnarok, Agar.io, Terraria, Starcraft, etc.

O que não entendemos aqui como jogos digitais?
Em suma a maioria dos jogos offline onde não há interação digital ou virtual. Banco Imobiliário, Detetive, WAR, Jogo da Vida (esses em tabuleiro), Xadrez, Pique-Pega, Pega-Vareta, Adedanha, etc.

Pessoas do mesmo sexo ou gênero podem realizar atitudes sexistas?
Sim, um exemplo é quando as mães não deixam as filhas jogarem "GTA" porque é "muito violento"; quando pais compram para seus filhos jogos "de macho" porque isso auxiliará a moldar o "caráter e hombridade" dos mesmos; quando mulheres dizem para outras que um determinado jogo é melhor porque é mais "feminino"; etc.

Por que este formulário?
Porque o sexismo nos jogos digitais ainda é um tabu na sociedade, homens e mulheres (MUITO mais mulheres) são vítimas de preconceito pelo seu sexo ou gênero, ou em casos piores o sexo ou gênero determina estereótipos ou os objetifica, por exemplo, as personagens femininas sexualizadas (peitão, bundão, pouca roupa) ou até personagens femininas nas quais vestimentas são adaptadas para sexualizá-las (armaduras com espaço para seios, guerreiras de salto, etc.).

O que vai acontecer com a minha resposta?
Mesmo pedindo seu nome sua identidade será totalmente preservada (o trabalho gerado não revelará nomes ou informações que possam conduzir à sua identidade). Os dados coletados serão utilizadas em uma monografia para disciplina de Cibercultura, do Programa de Pós-Graduação em Informática da UNIRIO da turma de mestrado de 2017.1.
O trabalho final e tudo mais que for gerado será enviado para todos os que participarem.
Inclusive a base de dados trabalhadas será disponibilizada para futuros trabalhos que desejem realizar.

Existe sexismo no mundo dos jogos digitais? Caso exista, como ele se apresenta? Podemos resolvê-lo? O que causa?
Leu todo o texto acima? Então podemos continuar!
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service