FÓRUM DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MENINAS E MULHERES
PROGRAMAÇÃO

08:30 RECEPÇÃO
09:00 ABERTURA DO EVENTO E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DO FÓRUM

10:00 EIXO 1: Violência Psicológica: O que pensam advogados e psicólogos sobre a Lei 14.188/2021?
DRA. CAROLINA PIRES FELISBERTO GARCIA. Advogada, graduada em direito corporativo e compliance na Escola Paulista de Direito, atuante em diversas áreas, tais como Direito de Família e Civel.
FLÁVIA TRALDI DE LIMA. Psicóloga, mestre em ciências humanas e sociais aplicadas (UNICAMP), doutoranda em Educação (UNICAMP). Docente e coordenadora do curso de psicologia da faculdade Anhanguera de Rio Claro.

11:00 EIXO 2: Violência contra a Mulher Negra
FRANCIELE CAMPOS DA SILVA. Atriz, cantora, palhaça e arte-educadora. Graduanda em Pedagogia pela UNESP Rio Claro, bolsista no projeto de extensão GREEFA, atuando no ProjLetura do Núcleo de Ensino do Departamento de Educação. Filha na comunidade do terreiro Ylê Axé de Yansã. Componente do Bloco Afro Omo Obá Kossum. Integrante do grupo de artes da Moradia Estudantil A’moras Dance.
DRA. SANDRA SANTOS MENDONÇA. Advogada pela Faculdade de Direito de São Carlos – FADISC. Especialista e Pós-graduada nas áreas de Direito do Trabalho, Direito Imobiliário e Direito Civil pela Faculdade de Direito de São Carlos – FADISC e FMU. Atuante na OAB da 4ª Subseção de Rio Claro – SP, como Diretora da Associação dos Advogados de Rio Claro – SP, Membro da Comissão da Mulher Advogada, Presidente da Comissão do Direito do Trabalho e da Comissão dos Direitos e Interesses das Pessoas com Deficiência.

12:00 – 13:30 INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 EIXO 3: Independência Financeira: Uma saída para mulheres vítimas de violência doméstica.
RITA HELENA MAC KNIGHT MANÇO. Servidora Pública. Bacharel em Administração, pós-graduada em Gestão Pública. Responsável pelo Centro Público de Qualificação Profissional, vinculado ao Fundo Social de Solidariedade. Pastora e líder do Ministério de Mulheres da Igreja Batista Unida.
ANDREA BERNARDES RAMPIN DE ALMEIDA Docente no SENAC Rio Claro e na Faculdade UNICEP Rio Claro. Graduada em Psicologia e Pós Graduada em Administração de RH. Atua há 16 anos com Educação, no Ensino Superior, na área da Psicologia Organizacional e Educação Especial, há 6 anos em cursos de diversas modalidades com público jovens e adultos. Interlocutora de Empreendedorismo do SENAC Rio Claro.

15:00 EIXO 4: Violência contra Mulher com Deficiência: Direitos, desafios e a importância do trabalho da rede de proteção.
DRA. VIVIANE LIMONGI. Advogada graduada pela PUC/SP. Especialista em Direito Empresarial PUC/SP. Mestre em Direito Civil PUC/SP. Integrante do grupo de estudo da Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, na qualidade de advogada especializada. Doutoranda em Direito Civil pela USP.
ARACÉLIA COSTA. Graduada em Serviço Social pela PUC-SP, MBA em Gestão Econômica e estratégica de Negócio pela FGV-SP, Especialista em Gestão Governamental, integrante do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, tendo também qualificação em Governança Corporativa pelo IBGC. Atualmente responde pela Secretaria Executiva da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com deficiencia de SP

16:00 EIXO 5: Patrulha Maria da Penha e Casa da Mulher
PRIMEIRA DAMA, BRUNA FERNANDES PERISSINOTTO. Cozinheira, mãe do João, Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro
RODRIGO GONÇALVES. Comandante da Guarda Civil Municipal
PATRULHA MARIA DA PENHA., representantes SONIA MANTOVANI E LUCIANA RODRIGUES

17:00 EIXO 6: Violência contra meninas: A prevenção começa na infância.
VANESSA CARNEIRO BONINO LIMA MAGRI. Pedagoga, mestre em Educação
Mestre em Educação (2010) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Rio Claro/SP), onde também conclui a graduação em Pedagogia (2006). MBA em Gestão de Pessoas pela AVM - Faculdade Integrada (2015). Atuação na área de Educação Infantil: 10 anos na docência e 5 anos como Professora Coordenadora – Etapa I - (Primeiríssima Infância). Atualmente exerce a função de Coordenadora da Intersetorialidade na Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, responsável pela articulação das diversas secretarias e demais setores da sociedade para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância de Rio Claro.
ANA CLÁUDIA MAGNANI DELLE PIAGGE. Mãe, avó, investigadora das artes manuais, escritora e contadora de histórias, especializada no resgate de bonecos de pano e brinquedos antigos. mestranda nos Programas de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista (UNESP) desenvolvendo pesquisas relacionadas à violências, história da infância, interculturalidade, relações étnico-raciais, educação, identidades, memória, processos educativos, culturas, ludicidade e a utilização do lúdico, especialmente da boneca, como recurso na educação.

18:00 EIXO 7: Mulher: Impactos da violência psicológica e conexões para enfrentamento
PROFA DRA TALITA CRUZ. Escritora, Editora e Organizadora de Livros, Periódicos, Revistas Científicas e Materiais Didáticos. Conferencista, palestrante e desenvolvedora atuando em Formação Continuada Multiprofissional e Implantação de Projetos Sociais (Terceiro Setor). Coordenadora dos cursos de graduação em Direito e Serviço Social na Anhanguera Rio Claro. Doutora em Educação pela União Europeia. Mestre e Especialista em áreas Educacionais e Jurídicas.
PROF. ME. ÉTTORE DE LIMA. Docente universitário, mestre em "Direito e Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito" pela Universidade de São Paulo - USP. Especialista em Pesquisa: Direito Administrativo e Constitucional. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto FDRP/USP. Membro de CEP/Comitê de Ética em Pesquisa. Atuação docente em cursos de graduação e cursos técnicos. Advogado. Docente do curso de Graduação em Direito na Anhanguera Rio Claro.
PROF ME. REGINALDO CARDOSO. Graduado em Direito. Docente do curso de Graduação em Direito na Anhanguera Rio Claro. Especialista em Direito Empresarial com Ênfase em Questões Tributárias. Especialista em Direito Penal e Processo Penal Aplicados. Especialista em Compliance Contratual. Pós-graduando em Educação Especial, Inclusiva e Libras. Doutorando em Educação.
PROF ME. WAGNER MARCHI. Graduado em Direito pelo Centro Universitário Anhanguera Faculdade de Direito de Leme-SP. Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil em Limeira. Escrivão de Polícia na Polícia Civil/SP. Doutorando em Direito Constitucional pela Universidad de Buenos Aires - UBA - Argentina; Mestre em Direito das Relações Internacionais e da integração na América Latina pela Universidad De la Empresa de Montevidéu / Uruguai. Pós graduado - Especialista “Lato Sensu” em Direito Constitucional pela UNIARA. Especialista "Latu Sensu" em Docência do Ensino Superior pela FHO. Especialista Lato Sensu" em Direito Penal - Parte Especial pelo UNAR. Docente na Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS em Ciências Jurídicas. Docente do curso de Graduação em Direito na Anhanguera Rio Claro.
PROF ESP. MARCOS SIMÕES. Graduado em Direito. Graduado em Logística. Mestrando em Educação. Especialista em Segurança no Trabalho. Especialista em Políticas Públicas. Pesquisador e orientador em Direito Médico. Docente do curso de Graduação em Direito na Anhanguera Rio Claro.
PROF ESP. ANTONIO NETO. Graduado em Direito (UNIP - Universidade Paulista). Especialista em Pesquisa, Metodologias de Investigação e Docência no Ensino Superior (FHO - Fundação Hermínio Ometto). Docente do curso de Graduação em Direito na Anhanguera Rio Claro.

19:30 EIXO 8: Mulher na Política: Como transformar um ambiente culturalmente masculino em um espaço seguro e atrativo para mulheres?
VEREADORA CAROL GOMES. Vereadora de 2º mandato. Gestora Pública, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
ANETE MONTEIRO DOS SANTOS CASAGRANDE. Vice-Prefeita de Araras. Formada em Pedagogia e História. Voluntária em várias frentes e defensora da causa das pessoas deficientes.

20:30 ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Nome Completo *
E-mail *
Telefone *
Organização | Cargo *
Onde ficou sabendo desse evento? *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy