Inscrições Gratuitas - Seminário: Neoliberalismo, Recursos Naturais e Conflitos Globais
Em um momento de tensões profundas entre projetos progressistas e programas neoliberais no mundo e, particularmente no Brasil, é necessário uma reflexão sistemática sobre a conjuntura mundial e regional no contexto de mudanças hegemônicas e emergência de um novo sistema mundial. Torna-se cada vez mais urgente que a formulação de políticas públicas, o planejamento, o ensino, as ciências sociais e a dinâmica das organizações populares e sindicais incorporem uma análise mais rigorosa e um acompanhamento dos fenômenos globais internacionais e regionais, particularmente em países de dimensão continental com grandes possibilidades de ascensão mundial, como o Brasil, para a ação prática desses atores políticos.

O Núcleo de Estudos sobre Geopolítica, Integração regional e Sistema mundial – GIS/UFRJ e o Instituto Tricontinental, em parceria com outros centros de pesquisa e organizações populares e sindicais, apresentam o Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial com o objetivo de analisar os aspectos geopolíticos dos processos e projetos de integração regional em andamento na América Latina, a partir de uma visão que incorpore as estratégias em disputa: os projetos hegemônicos, a disputa pelos territórios, os recursos naturais e hidroenergéticos e o impacto desses projetos sobre as populações locais, os movimentos sociais, os Estados, a democracia, as soberanias nacionais e as políticas públicas.

O terceiro seminário do ciclo, a ocorrer no dia 09 de maio de 2019, das 16h às 19h, no salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), tem como título "Neoliberalismo, Recursos Naturais e Conflitos Globais" e visa aprofundar o debate sobre a relação entre os programas neoliberais, os saqueios de recurso naturais e as tensões causadas por essa dinâmica predatória.. Contaremos com as participações de Ana Esther Ceceña (UNAM - Universidade Nacional Autonôma do México), Jose Valenzuela (UAM - Universidade Autonôma Metropolitana), Alexânia Rossato (MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens). Também informamos que serão emitidos certificados de participação.


Aguardamos a todas e todos!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ORGANIZAÇÃO:

- Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Sistema mundial e Integração Regional – GIS/UFRJ
- Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Ásia, África e as Relações Sul-Sul – NIEAAS/UFRJ
- Cátedra y Rede UNESCO sobre Economia Mundial e Desenvolvimento Sustentável – REGGEN/UERJ
- Instituto Tricontinental de Pesquisa Social
- Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ
- Jornal Brasil de Fato (BdF) visa aprofundar o debate sobre a relação entre os programas neoliberais, o saques de recurso naturais e as tensões causadas por essa dinâmica predatória.
- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
- Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
- Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
- Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB Nacional
- Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Data: quinta-feira, 9 de maio de 2019. Horário: 16h - 19h.
Local: IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Salão Nobre.
Endereço: Largo de São Francisco Paula, 1 - Centro / Rio de Janeiro.
Nome *
Gênero *
Idade *
Email *
Telefone *
Entidade/Instituição/Movimento *
Ocupação *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy