VAGAS ESGOTADAS ! Clássicos infantis, os sempre fora de lugar
Clássicos, adaptações e censura nos livros para crianças e jovens

Com MARCELA CARRANZA

Aula 1 – 29/01/2018
A natureza dos clássicos

Os contos populares nas origens da literatura universal e a literatura infantil e juvenil. A voz e a estrutura narrativa em contos populares. O conto de fadas: construção de mundos utópicos; espaço e tempo do maravilhoso; os personagens; características e funções. Verossimilhança e verdade nos contos maravilhosos. Elementos da cultura cômica popular nos contos de tradição oral. A figura do pícaro na narrativa popular. Fadas e bruxas: de antigas divindades pagãs a personagens dos contos populares. Homens de letras recompiladores do conto popular.


Aula 2 – 30/01/2018
Clássicos e contemporaneidade

Versão, tradução e adaptação. Diferentes versões de um mesmo relato da tradição oral. O problema da adaptação e dos clássicos infantis. Restrições subjacentes às adaptações. Representações do leitor criança nos clássicos, suas versões e adaptações.
Relacões entre as produções atuais e os clássicos. Versões paródicas e reescrituras dos clássicos em livros ilustrados e outras produções literárias atuais. A memória do gênero em textos contemporâneos pertencentes ao gênero maravilhoso. A importância da ilustração nos contos clássicos. Ilustradores históricos e contemporâneos dos clássicos infantis: John Tenniel, Carlo Chiostri; Attilio Mussino; Enrico Mazzanti; Gustave Doré; W. W. Denslow; Walter Crane; Arthur Rackham; Iván Bilibin; Maurice Sendak; Ayax Barnes; Kveta Pacovská; Ralph Steadman; Anthony Browne; Roberto Innocenti; Tony Ross, Anthony Browne; Nikolaus Heidelbach, entre outros.
Mesa de livros álbum e contos que reescrevem o gênero maravilhoso.
Visualização de ilustrações de clássicos infantis pertencentes a artistas do século XIX, XX e XXI.


Aula 3 – 31/01/2018
O dilema no Brasil, ler ou não ler os nossos clássicos?
Bel Santos Mayer, Larissa Lisboa, Marcela Carranza, Marisa Lajolo [a confirmar]

Horário: das 19h às 22h
Local: Livraria da Vila, R. Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena, São Paulo


VAGAS ESGOTADAS!


Sem título
Sem título
Sem título
Submit
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms