Dando continuidade aos trabalhos de Educação Patrimonial, a Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá (Secretaria Municipal de Cultura) em parceria com “O Museu da Vilinha” e com o apoio da coletividade residente no Bairro Santa Felicidade/João de Barro I, realiza mais uma edição do Volta Histórica. Essa é intitulada de “Volta Histórica “Corredor Cultural Ubuntu”. A ação tem por fim apresentar aos munícipes, prioritariamente, pelas percepções e experiências dos que lá residem, aspectos da trajetória histórica desse bairro – dos seus primórdios na década de 1970 até os dias atuais. Esse roteiro histórico-cultural, que será feito via caminhada, passará por locais próximos uns dos outros e que são expressivos da história dos bairros em termos econômicos, ambientais, culturais, religiosos e afetivos. Um destaque, embora todos sejam relevantes, é o Mural de Grafites – Muros que Unem - recém grafitado por artistas contemplados pelo Edital Cultural Aniceto Matti.
Inscreva-se e participe conosco. Essa será uma manhã de oportunidade muito bacana para você, seus amigos e família conhecerem a trajetória do Santa Felicidade/João de Barro e a constituição do Corredor Cultural Ubuntu. A expedição será também um momento de lazer.
Dia: 22 de março de 2025
Local de encontro: Lagoa ( Defesa Civil - Avenida Cerro Azul)
Horário do início: 9 horas
Chegar com antecedência de 10 min
Pontos a serem percorridos: A rota percorrerá (com algumas paradas mais ou menos breves) os lugares que integram o roteiro Corredor Cultural Ubuntu, os quais são: Parque/Lagoas, Empresa Casulo Feliz, Ruas e Casas iniciais do bairro, Capela São Benedito, Praça Zumbi dos Palmares a primeira praça do Paraná construída por mutirão dos moradores dos conjuntos João de Barro I / Santa Felicidade /Mural Artístico de Grafites – Muros que Unem.
Outros: recomenda-se o uso de roupas leves, calçados confortáveis, repelente (em razão das caminhadas em torno da região dos lagos) e também trazer uma garrafa de água.