Newsletter do CruzaGrafos

Investigar relações de poder e redes de interesses podem demandar dias e dias de pesquisa e apuração jornalística, principalmente se isso envolve muita informação. Imagine então fazer isso com milhões de nomes ou dados de identificação. Facilitar essas tarefas é o objetivo do CruzaGrafos (https://cruzagrafos.abraji.org.br), projeto que a Abraji lança também para não associados e associadas, em parceria com o Brasil.IO.

É um trabalho de mais de um ano realizado pelas equipes da Abraji e do programador e ativista de transparência Álvaro Justen, o Turicas, com o apoio da Google News Initiative. O CruzaGrafos, em poucas palavras, é uma ferramenta gráfica de software livre para verificações cruzadas e investigações avançadas de dados, ao possibilitar a visualização de relações em grafos, que permitem interligar diversas informações em uma espécie de teia.

A iniciativa pretende ser muito mais do que isso ao permitir que jornalistas e pesquisadores investiguem bases de dados enormes, sem a necessidade de ser especialistas em ciência de dados. Os autores do projeto entendem que o conhecimento e o entendimento de grandes bases de dados públicas é um dos caminhos para o aprimoramento do jornalismo investigativo e do controle social sobre governos e empresas.

O projeto CruzaGrafos completou a implantação dos dados de todas as empresas do Brasil inscritas na Receita Federal – atualmente 43,9 milhões de CNPJs. E também terminou a inclusão de informações de candidaturas políticas de 2014, 2016, 2018 e 2020, um total de 1,1 milhão de pessoas que disputaram cargos públicos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerando assim empresas, seus sócios e candidaturas, o projeto tem agora 70,7 milhões de dados.

O acesso para não associadas e associadas da Abraji é permitido desde que respondam a esse formulário e atendam aos critérios abaixo. Em até 24h (em dias úteis) o pedido será respondido. As pessoas que estiverem dentro dos critérios de uso receberão uma senha por e-mail. O acesso é liberado por 30 dias gratuitamente - após isso será cobrado R$ 30 por mês. Para associadas e associados da Abraji o acesso ao CruzaGrafos é livre.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos o aprimoramento profissional dos jornalistas e a difusão dos conceitos e técnicas da reportagem investigativa. Seus pilares são a formação profissional, a defesa da liberdade da expressão e o direito de acesso a informações públicas. E o Brasil.IO tem como missão tornar acessíveis os dados brasileiros de interesse público e temos como valores principais a transparência e colaboração. Dessa maneira, tudo o que produzimos pode ser verificável, pois além de disponibilizarmos os dados em formatos abertos, nosso software é livre e produzimos tudo isso de maneira colaborativa.


Critérios para ter acesso ao CruzaGrafos:

- Não possuir vinculação profissional dependente exclusivamente com partidos políticos, com algum órgão de um dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou com entidades que promovam lobby empresarial

- Estar de acordo com os Termos de Uso do projeto (https://bit.ly/2JZydk1)

- Estar de acordo com nossa Política de Privacidade (https://bit.ly/2IxGnPF)


USUÁRIOS(AS) FORA DO BRASIL / USERS OUTSIDE BRAZIL / USUARIOS FUERA DE BRASIL
For users outside Brazil, please enter this link to register / Para usuarios fuera de Brasil, ingrese este enlace para registrarse: https://forms.gle/L5jkgpCnfwLXuZaXA


Email de contato para dúvidas, críticas e sugestões: cruzagrafos@abraji.org.br
Qual é seu nome completo? *
Qual seu e-mail? *
Qual é sua cidade atual? *
Qual sua UF atual? *
Onde trabalha atualmente? Ou é freelancer, onde? Ou estudante, onde? *
Qual é seu gênero? *
Qual é sua cor/raça, conforme a classificação do IBGE? *
Por que está interessado(a) em acessar a newsletter do CruzaGrafos? *
Como soube do CruzaGrafos? *
Aviso1: Concorda com os Termos de Uso do projeto CruzaGrafos (https://bit.ly/2JZydk1)? *
Aviso2: Concorda com a Política de Privacidade do projeto CruzaGrafos (https://bit.ly/2IxGnPF)? *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Abraji. Report Abuse