Dipolo Elétrico
Vamos observar como se comporta o campo elétrico no caso de um dipolo elétrico.
Um dipolo elétrico é uma configuração de cargas que consiste de um par de cargas de mesmo valor e sinais opostos, separados por uma distância "d". Mas como funciona o campo elétrico dessa configuração de cargas?
Para responder essa pergunta, você vai acessar o applet "Cargas e Campos" da plataforma Phet, disponível no endereço abaixo, e vai realizar algumas observações que serão propostas a seguir.
Para fazer as observações, é interessante desabilitar a visualização dos campos elétricos das cargas e habilitar a grade. Para isso, basta clicar nos quadrados que a figura abaixo está indicando.
Depois é só clicar nas cargas e arrastá-las para o local desejado. É interessante colocá-las de forma que elas estejam posicionadas em um eixo "x" e que seja fácil de identificar uma linha vertical na metade da distância entre elas, onde será o eixo "y". A figura abaixo mostra uma forma de fazer essa disposição das cargas. Esses eixo vão servir de referência para as observações.
Para a primeira observação, pegue o sensor e movimente ele pelo eixo y. Descreva, de forma breve, como o campo elétrico se comporta nesse eixo.
Agora faça o sensor se movimentar no eixo x. Descreva, de forma breve, como o campo elétrico se comporta nesse eixo, fora da região entre as cargas.
Essa observação no permite ver como o campo elétrico varia em ambas as direções quando nos afastamos e nos aproximamos do dipolo. O dipolo é uma configuração de cargas muito utilizada em exercícios, então vou propor um desafio para vocês.
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy