SIMULADO ESEPCÍFICO DE FÍSICA MÓD 4
Digite seu texto aqui.
Nome *
E-mail *
1. (MACKENZIE-2020-MODELO ENEM)Na madrugada da sexta feira do dia 08 de fevereiro de 2019, dez sonhos deixaram de existir sob as chamas do Ninho do Urubu, centro de treinamento do Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro. Eram adolescentes, aspirantes a craques de futebol, que dormiam no alojamento do clube e foram surpreendidos pelas chamas advindas do aparelho de ar condicionado que, em poucos minutos, fizeram a temperatura local atingir valores insuportáveis ao ser humano. Essa temperatura na escala Celsius tem a sua correspondente na escala Fahrenheit valendo o seu dobro, adicionado de catorze unidades. Com bases nos dados fornecidos, é correto afirmar que a temperatura citada vale, na escala Kelvin:
1 point
Captionless Image
Clear selection
2. (ALBERT EINSTEIN-2020-MODELO ENEM) – O gráfico mostra a relação entre as temperaturas de um mesmo corpo, lidas nas escalas Fahrenheit (θF) e Celsius (θC).Assim, sabendo-se que a temperatura média na superfície de Titã é de aproximadamente –180°C, essa temperatura, expressa na escala Fahrenheit, corresponde a
1 point
Captionless Image
Clear selection
3. (UNAERP-2020) – Um termômetro associa o valor da temperatura T, em °C, ao valor da tensão U, em mV, do seu sensor, conforme a equação T = 10 + 2U Para uma tensão de 5mV a temperatura é, em °C
T = 10 + 2U
1 point
Clear selection
4. (USCS-2020) – O gráfico ilustra a variação do comprimento de uma barra metálica homogênea em função da variação da sua temperatura. O coeficiente de dilatação linear do material que constitui essa barra é:
1 point
Captionless Image
Clear selection
5. (MACKENZIE-MODELO ENEM) – O gráfico mostra a variação da área lateral de um cilindro metálico em função da temperatura, quando submetido a uma fonte de calor constante. O coeficiente de dilatação volumétrica média do material que constitui o cilindro é
1 point
Captionless Image
Clear selection
6. (UPE-2020 – MODELO ENEM) – Uma pequena quantidade de um líquido desconhecido é colocada no interior de um tubo de vidro de altura H = 21cm. O coeficiente de dilatação volumétrica do vidro é igual a γvidro = 6,0 . 10⁻⁵ °C⁻¹ . Sabe-se que o líquido expande 18 . 10⁻⁵ litro quando submetido a um acréscimo de temperatura de 1 °C a partir de um volume inicial de 1,0 litro.
No experimento, observa-se que é possível colocar o líquido dentro do tubo de vidro até uma altura h na qual o volume na parte vazia do tubo não varia, independente da temperatura do sistema. Para isso, h deve ser igual a
1 point
Captionless Image
Clear selection
7. (UNIVAG-2020-MODELO ENEM) – A tabela apresenta o calor específico sensível de cinco materiais.
Fornecendo-se a mesma quantidade de calor Q para 100 g de cada material apresentado na tabela, aquele que sofrerá maior variação de temperatura será
1 point
Captionless Image
Clear selection
8. (FAMEMA-2020-MODELO ENEM) – Considere que um fogão forneça um fluxo constante de calor e que esse calor seja inteiramente transferido da chama ao que se deseja aquecer. O calor específico sensível da água é 1,00 cal/(g ⋅ °C) e o calor específico sensível de determinado óleo é 0,45 cal/(g ⋅ °C). Para que 1 000 g de água, inicialmente a 20 °C, atinja a temperatura de 100 °C, é necessário aquecê-la por cinco minutos sobre a chama desse fogão. Se 200 g desse óleo for aquecido nesse fogão durante um minuto, a temperatura desse óleo será elevada em, aproximadamente,
1 point
Clear selection
9.(UNITAU-2020) – Sabendo-se que o calor específico sensível do ar à pressão constante é de 0,24 cal/(g °C), e que 1 litro de ar equivale a 1,3 g, qual a quantidade de calorias que abandonariam um volume de 50 litros de ar, ao se resfriar de uma temperatura inicial de 25°C para 5°C?
1 point
Clear selection
10. (OPF-2019-MODELO ENEM) – Um aluno levou uma pequena barra de chocolate para comer de lanche durante uma prova. Mesmo sem mastigá-la, o chocolate levado à boca derreteu. Qual das alternativas abaixo, corretamente, descreve o fenômeno?
1 point
Clear selection
11. (UNICID-2020-MODELO ENEM) – O gráfico ilustra a variação da temperatura, em função do tempo, de 2,0 kg de uma substância, inicialmente no estado sólido, ao receber calor de uma fonte.
Desprezando-se as perdas de calor, considerando-se que a fonte fornece calor a uma potência constante e sabendo-se que o calor específico sensível da substância no estado sólido é 1,2 . 10² J/(kg . °C), o calor latente específico de fusão dessa substância é
1 point
Captionless Image
Clear selection
12.(UPE-2020-MODELO ENEM) – Usinas solares são estações de geração de energia elétrica, que captam a energia proveniente das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol. O Sol produz uma grande quantidade de energia em forma de luz e calor. Uma pequena parte dessa energia pode ser utilizada para produzir energia elétrica de forma limpa e sustentável.
Podemos afirmar que a energia proveniente das ondas eletromagnéticas emitidas pelo Sol é transferida para os painéis fotovoltaicos das usinas por meio do seguinte processo de propagação de calor:
1 point
Clear selection
13. (OPF-MODELO ENEM) – Em um dia de muito frio dois amigos estavam conversando quando um começou a esfregar as mãos para se aquecer. O outro amigo pergunta ao primeiro o porquê dessa atitude. Qual das alternativas a seguir apresenta uma resposta mais próxima do que realmente ocorre nesse ato?
1 point
Clear selection
14. (INSPER-2020-MODELO ENEM) – A figura mostra o esquema simplificado do funcionamento de uma turbina a vapor, que atua como uma máquina térmica.
Na caldeira, a água vaporiza e aumenta seu volume, sob pressão constante. Na turbina, o vapor expande e realiza trabalho, girando as hélices da turbina, sem que ocorram trocas de calor. Em seguida, no condensador, o vapor se transforma em água líquida, cujo volume diminui sob pressão constante. Finalmente, a bomba impulsiona a água de volta para a caldeira e, sendo a água praticamente incompressível, seu volume permanece constante.
O diagrama P x V que mostra o ciclo da água no interior dessa máquina térmica e o trabalho por ela desenvolvido, dado pela área sombreada, estão representados em:
1 point
Clear selection
15. (MACKENZIE-2020-MODELO ENEM) – A segunda lei da Termodinâmica afirma, em sucintas palavras, que não há a possibilidade de converter integralmente calor em trabalho. Esquematicamente, a figura abaixo revela como funciona uma máquina térmica.
Considerando-se que o trabalho realizado nessa máquina valha 1,2 kJ e que a parte energética rejeitada para a fonte fria valha dois quintos da recebida da fonte quente, é correto afirmar que o rendimento da máquina retratada na figura e a parte energética rejeitada (em kJ) valem, respectivamente,
1 point
Clear selection
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy