Pesquisa sobre saúde mental de estudantes de mestrado e doutorado no Brasil
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE

Você está sendo convidado para participar em uma parte do projeto “FATORES DE RISCO E DE PROTEÇÃO PARA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E IDEAÇÃO SUICIDA COM ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO”, sob responsabilidade do pesquisador Matheus Bortolosso Bocardi e do Prof. Maycoln Leôni Martins Teodoro. Todo o conteúdo do projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da UFMG e devidamente aprovado para a presente divulgação, de acordo com a legislação vigente.

OBJETIVOS DO ESTUDO E CARACTERÍSTICAS DA PARTICIPAÇÃO
Pretendemos analisar a saúde mental dos estudantes brasileiros de mestrado e doutorado, em especial as condições de adoecimento psíquico para depressão, ansiedade e ideação suicida. Sua participação é voluntária e se dará por meio do preenchimento de inventários e escalas, no formulário a seguir.

RISCOS, BENEFÍCIOS E DESPESAS
Os riscos decorrentes de sua participação são mínimos, podendo envolver desconforto emocional diante das perguntas ou cansaço pela quantidade de itens a serem respondidos. A duração prevista do preenchimento de todas as questões é de 15 minutos. Caso sinta necessidade, você poderá interromper as tarefas, bastando fechar seu navegador. Não haverá cobranças, despesas, compensações ou benefícios diretos pela sua participação, que deve ser livre e voluntária.

POSSIBILIDADES DE ASSISTÊNCIA
Se detectada necessidade por parte sua ou dos pesquisadores, você será orientado por email e, caso manifeste interesse, poderá ser encaminhado para atendimento psicológico no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais. Não residentes na região metropolitana de Belo Horizonte/MG poderão ser orientados sobre serviços de saúde mental gratuitos disponíveis em sua região.

LIBERDADES, GARANTIAS E SIGILO
Você tem o livre direito de retirar seu consentimento em qualquer fase da pesquisa, e sua desistência não será sucedida de nenhum prejuízo. Você também tem o direito de ser mantido atualizado sobre os resultados da pesquisa. Os resultados serão analisados e publicados, mas sua identidade não será divulgada, sendo guardada em sigilo. As informações cadastradas por você estão protegidas nesta plataforma de formulários da Google, considerada uma das mais seguras no mercado de dados em rede.

FORMAS DE ACESSO AOS PESQUISADORES E À INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL
Para qualquer outra informação, você poderá entrar em contato com o pesquisador no endereço: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Psicologia. Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Belo Horizonte/MG, Brasil, CEP 31270-901, pelo telefone (31) 99397-7489 ou ainda através do e-mail matheusbocardi@gmail.com. Caso haja dúvidas relacionadas à ética desta pesquisa, você poderá entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (COEP) da UFMG, situado à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Unidade administrativa II, 2º andar, sala 2005, Campus Pampulha, Belo Horizonte/MG, Brasil, CEP 31270-901, telefone (31) 3409-4592, e-mail coep@prpq.ufmg.br.

Ao aceitar, você concorda com as disposições aqui apresentadas.

Eu concordo com as disposições apresentadas. *
Esta pesquisa é direcionada a brasileiros(as) que vivem no Brasil atualmente. Você é brasileiro(a) e vive no Brasil? *
Esta pesquisa é direcionada a estudantes MATRICULADOS ATUALMENTE em programas de mestrado e doutorado. Você está, atualmente, em qual dos dois níveis? *
Sua instituição é: *
Se você precisar de orientação sobre sua saúde mental, gostaríamos de entrar em contato. Escreva seu e-mail abaixo (opcional).
Your answer
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service