Atividade 2 - 4º Bim. (Física - EJA VI e 3 ano)
Qual o seu nome? *
Escreva o seu nome completo.
1 point
Qual a sua escola e turma? *
1 point
Leia o texto abaixo e responda as questões
Introdução ao Magnetismo - Ímãs
Um ímã é um corpo que possui propriedades magnéticas e pode ser classificado como natural ou artificial a depender de sua constituição.

Natural: quando se trata de óxido de ferro, um mineral encontrado na natureza que recebe o nome de magnetita.

Artificial: quando é construído com ligas metálicas (ou materiais cerâmicos) que, ao serem submetidas a fortes campos magnéticos, adquirem propriedades magnéticas.
Propriedades dos ímãs
1. Polos magnéticos
São as regiões onde se intensificam as ações magnéticas. Um ímã é composto por dois polos magnéticos, norte e sul, normalmente localizados em suas extremidades.

2. Atração e repulsão
Ao aproximar os polos magnéticos de dois ímãs, podemos verificar duas situações: repulsão, se os polos aproximados são iguais; ou atração, se são polos diferentes.

3. Orientação com os polos geográficos da Terra
Esse alinhamento ocorre se um ímã estiver posicionado de uma maneira em que pode mover-se livremente. A orientação do ímã acontece da seguinte forma: polo norte do ímã aponta na direção do norte geográfico da Terra, e o polo sul orienta-se na direção do polo sul geográfico da Terra. Esse fenômeno é possível em virtude da existência do campo magnético terrestre.

4. Inseparabilidade dos polos
Não pode haver um ímã somente com polo sul ou com o polo norte. Isso significa que, se um ímã for quebrado, haverá a formação de um novo ímã.
Campo Magnético
É a região em volta de um ímã onde ocorrem interações magnéticas. O campo magnético é representado por um vetor chamado de vetor indução magnética, que pode ser representado apenas por B.

Usamos como unidade de campo magnético o símbolo T, denominado tesla. Portanto, no SI a unidade de B é tesla (T).

A direção do vetor indução magnética é aquela em que se dispõe a pequena agulha e o sentido do vetor indução é aquele para onde o polo norte da agulha aponta. Vejamos a representação abaixo.
Linhas de campo
São linhas que representam o campo magnético, todos os pontos da linha de campo são tangentes ao vetor indução magnética.
Campo Magnético Terrestre
O campo magnético terrestre é importante para evitar a entrada de partículas vindas do Sol e possibilita a existência das bússolas.
O campo magnético terrestre impede a entrada de partículas vindas do Sol com alta velocidade (vento solar). Ao atingirem o campo magnético da Terra, essas partículas que compõem o chamado vento solar são defletidas por causa da carga elétrica que possuem. Caso elas pudessem atingir a superfície da Terra, danificariam e impossibilitariam a comunicação por ondas de rádio, TV, internet, etc.

Formação do campo magnético terrestre
A teoria do dínamo é a mais aceita para a explicação do campo magnético terrestre. De acordo com essa ideia, o ferro e o níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade, movimentam-se gerando correntes elétricas que provocam o campo magnético.
1) A imagem abaixo representa qual das propriedades do ímã? *
2 points
Captionless Image
2) A imagem abaixo representa qual das propriedades do ímã? *
2 points
Captionless Image
3) A imagem abaixo representa qual das propriedades do ímã? *
2 points
Captionless Image
4) Sobre o campo magnético terrestre, assinale a alternativa falsa: *
2 points
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Secretaria de Estado da Educação da Paraíba.