LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA
DATA: 09 DE NOVEMBRO DE 2023
HORÁRIO: 08H ÀS 17H
CERTIFICADO ASSINADO PELO MINISTÉRIO DE IGUALDADE RACIAL
EMENTA:
- Concepção e entendimento sobre o Racismo Institucional e Estrutural acometidos à População Negra nos Espaços Públicos, Privados e na Sociedade;
- Educação Antirracista. Como podemos ser Antirracista em nosso cotidiano?
OBJETIVOS:GERAL:
- Proporcionar aos Servidores Públicos Municipais conhecimentos capazes de extinguir atitudes e comportamentos Antirracistas no exercício da função pública.
ESPECÍFICOS:
- Ampliar a compreensão sobre Racismo Institucional e Estrutural;
- Ampliar a compreensão sobre Política Educação Antirracista;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Tema I - Racismo Estrutural e Institucional
Facilitador(a): Edneia Oliveira – Gerente de Políticas de Promoção da Igualdade
Racial do Estado do Espírito Santo.
Conteúdo Programático:
- Concepção e entendimento sobre o Racismo Institucional e Estrutural acometidos à População
Negra nos Espaços Públicos e na Sociedade, ou seja, possibilitar ao servidor compreender o conjunto de práticas e atitudes discriminatórias sistemáticas presentes nas organizações públicas ou privadas, cujos impactos envolvem a privatização de oportunidades e tratamento
diferenciado de forma pejorativo em razão da cultura, cor, raça ou etnia.
Tema II - Educação Antirracista. Como podemos ser antirracista em nosso cotidiano?
Facilitador (a): Isabelly da Silva Nunes – Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV). Mestranda em Segurança Pública em Universidade de Vila Velha (UVV). Pesquisadora bolsista da FAPES - Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Tem experiência com pesquisa, com ênfase em questões étnico raciais, encarceramento e políticas públicas.
Conteúdo Programático:
- Possibilitar ao servidor compreender a importância da participação dos cidadãos negros e
indígenas nos diferentes espaços públicos e/ou privados existentes em nosso país, tendo em vista a concretização de um respeito pleno e integral às instâncias culturais e históricas afro-brasileiras (Povos Tradicionais de Matriz Africana, Comunidades Tradicionais de Matriz Africana,
Povos Tradicionais Pescadores Artesanais e Indígenas) não somente no ambiente escolar, mas em toda sociedade.
Tema III – Como Podemos Diminuir as Desigualdades Raciais no Brasil? E Qual o Papel da
Educação na Promoção da Igualdade Racial no Brasil?
Facilitador (a): Prof. Dr.Odair Marques da Silva – Doutor em Ciências da Cultura, na UTAD/Portugal, Mestre em Gestão pela FEM/UNICAMP. Pós Graduado e Pedagogia Social, Curador de Arte Africana, Autor do Livro Geocultural da África.
Conteúdo Programático:
- Proporcionar aos participantes uma compreensão sobre as questões étnico-racial, visando conhecer as causas e as consequências sobre tudo que permeia o combate ao racismo. Sabemos que o desenvolvimento econômico e social de uma nação só se efetiva quando a educação de qualidade é adotada como política de estado.
Tema IV - Análise dos Conselhos sobre a execução das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial a nível Municipal e Estadual.
Conteúdo Programático:
- Possibilitar aos participantes conhecer o Papel dos Conselhos enquanto Instancia de Controle, bem como, as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial que estão sendo ofertadas pelos entes federados (Município e Estado).