Programa de Voluntariado da PUC Goiás
Pró - Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil
Programa de Voluntariado da PUC Goiás
Edital 001/2020- Programa de Voluntariado


A PROEX abre inscrições, no período de 09 de dezembro de 2019 a 10 de fevereiro de 2020 (até às 18h), para voluntários (as) em seus Programas e Projetos de Extensão. A inscrição deve ser feita no SOL, para público interno, ou no site da PUC Goiás, para a comunidade em geral.

Além de ser um espaço de formação e troca de experiências, a efetiva participação como voluntário (a) nos Programas de Extensão da PUC Goiás ensejará na certificação semestral, conforme o registro da frequência.

_______________________________________________________________________________________________
PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO DISPONÍVEIS:

COORDENAÇÃO DE ARTE E CULTURA – CAC

Grupos de Criação e Produção da Coordenação de Arte e Cultura
Os Grupos de Criação e Produção são programas que promovem a criação, produção, montagem e apresentação de obras artísticas, com grupos de alunos da CAC, oriundos das oficinas e, esporadicamente, com artistas da comunidade. Desenvolvem projetos que disponibilizam à comunidade de forma gratuitamente.

• Cia de Dança Noah
Desenvolver, preservar e divulgar a cultura e o folclore, de maneira compromissada com o desenvolvimento social e com a formação estética de seus integrantes.

• Coral da PUC Goiás
Difundir a música universal em nossa região e contribuir para a complementação educacional do estudante da Instituição, atuando junto à comunidade. Seu repertório inclui obras das mais variadas épocas e estilos. Os participantes voluntários recebem capacitação básica para atuar no grupo, como agentes de difusão artística (noções de leitura musical, técnica vocal e trabalho em grupo). Os ensaios ocorrem sempre as segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h.

• Grupo de Teatro Arte e Fatos
Pesquisa sobre o trabalho do ator e das diversas formas e possibilidades do fazer teatral,
além de dedicar-se à montagem de textos autorais e da dramaturgia universal, como ainda, montagem de fatos históricos. Os voluntários auxiliam no apoio das atividades do grupo e acompanham sempre que possível, as apresentações como também auxiliam a organização quando necessário, de cenários e figurinos e fazem contato com elenco em caso de alguma necessidade, como: cancelamento de ensaios, ensaios excepcionais, ou outras necessidades.

• Grupo de Teatro Guará
No proceso de aprendizagem das atividades da produção cultural, os voluntários auxiliam no apoio das atividades do grupo, contribuem assim, na organização de cenários e figurinos. No contato com elenco em caso de algumas ações, como: cancelamento de ensaios, ensaios excepcionais, entre outras. Participam ainda, dos ensaios para levantamento de necessidades e atuam como ator nas oficinas, desde, que haja vaga e seja de comum acordo entre as partes.

_______________________________________________________________________________________________

COORDENAÇÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS
• Programa de Qualidade de Vida Acadêmica
Visa favorecer a integração e adequada adaptação, de calouro e veteranos, por meios de uma maior e melhor participação nas diversas atividades dentro e fora da sala de aula. O programa destina-se ao atendimento, individual e em grupo, de estudantes que estejam com dificuldades para enfrentar desafios relacionados à vida acadêmica. Ciente que ao ingressar no ensino universitário é momento em que o estudante pode se ver diante de múltiplos desafios, tais como, estabelecer novas relações interpessoais, adaptar-se a novas exigências culturais, intelectuais e acadêmicas próprias de sua área de formação. Tornar-se autônomo na gestão do tempo e de sua vida financeira e, em muitos casos, adaptar-se a viver longe do grupo familiar e social de origem.

Atividades realizadas no programa qualidade de vida acadêmica:

• Orientação e Apoio Psicológico Individual: Objetiva ajudar na compreensão das dificuldades que estejam afetando a integração e/ou processo de aprendizagem. Busca contribuir, para a permanência dos estudantes, em melhores condições para um bom aproveitamento das oportunidades oferecidas pela instituição.

• Grupos Psicoeducativos: Possibilitam o autoconhecimento, elaboram o projeto de vida acadêmica, a aprendizagem de habilidades Socioemocionais e comportamentais que promovam melhores condições pessoais e acadêmicas. Todas essas habilidades são importantes recursos que ajudam a prevenir e viabilizar o enfrentamento de situações problemáticas nos diferentes contextos de vida e possibilitam que o acadêmico usufrua plenamente de seu potencial de aprendizagem. Os grupos formados a cada semestre por estudantes dos diversos cursos desenvolvem temáticas variadas de acordo com a demanda.

_______________________________________________________________________________________________

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO – CDEX

• EQUIPE DE COMUNICAÇÃO
Atividades realizadas a partir de duas frentes:
• Produção: direção de arte com a criação de materiais gráficos e audiovisuais, campanhas publicitárias mensais para os programas de extensão e dos principais eventos relacionados à CDEX.
• Assessoria de comunicação: clippings, releases, coberturas fotográficas, mailings, relacionamentos com mídias externas, gestão de mídias digitais.

• PROGRAMA DE DIREITOS HUMANOS – PDH
Contempla projetos e atividades com temáticas em Direitos Humanos, com destaque para as relacionadas às questões da mulher, da cultura afro-brasileira e da educação e cidadania. Sua atuação percorre os seguintes eixos: Comunicação e Direitos Humanos, Educação e Direitos Humanos, Políticas Públicas em Direitos Humanos.

• PROGRAMA DE GERONTOLOGIA SOCIAL – PGS
Contempla temáticas vinculadas diretamente à Gerontologia. É composto por diferentes projetos voltados para as questões dos idosos, entre eles, a Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI.

• PROGRAMA EM NOME DA VIDA – PNV
Possui atuação direta em diferentes projetos e ações que incidem sobre temáticas: saúde e defesa da vida (Uso e dependência de drogas, Promoção à Saúde e Saúde da Família); Desenvolvimento do Sistema de Saúde; vulnerabilidade social; bem-estar e saúde; Políticas Públicas e Drogas.

• PROGRAMA DE REFERÊNCIA EM INCLUSÃO SOCIAL – PRIS
Atua em diversos espaços sociais em defesa da efetivação e da promoção de direitos das pessoas com deficiência, transtornos de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, altas habilidades/superdotação e necessidades educacionais específicas, visando à sua inclusão social e cidadania (Projeto Alfadown; Projeto Aprender a Pensar; Projeto PRIS na Comunidade, Projeto Cuidando de quem cuida; Projeto Infantil Gastronômico - PIG; Projeto Saúde e Políticas Públicas, entre outros).

_______________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DOM FERNANDO – IDF

IDF atua em formação, pesquisas, eventos, assessorias e articulação com movimentos sociais e Políticas Públicas nas temáticas da infância, adolescência, juventude e família. Tem como princípio o trabalho colegiado de respeito à igualdade de direitos, à participação da população envolvida e à valorização dos Direitos Humanos.

• Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos – CECOM
Um espaço de convivência comunitária de crianças, adolescentes e famílias, sendo referência de apoio, formação/ensino, campo de estágio, entre outros, aos bairros das regiões Mendanha e Noroeste de Goiânia e dos Municípios circunvizinhos.

• Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil – CEPAJ
Desenvolve metodologias de atendimento psicossocial para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social e ações socioeducativas que visam à prevenção da violência contra crianças e adolescentes bem como intervenção nas escolas e instituições da região.

• Escola de Circo Dom Fernando – ECDF
Inspirada nos princípios da metodologia do circo social busca contribuir na construção da cidadania de crianças e adolescentes, através da integração das dimensões lúdicas, cognitivas, afetivas, emocionais, sociais e culturais, por meio de oficinas circenses, jogos e brincadeiras populares, iniciação esportiva, capoeira e atividades reflexivas.

• Escola de Formação da Juventude – EFJ
Realiza atividades com adolescentes e jovens de 14 a 29 anos de idade e busca contribuir na formação da juventude na Região Leste de Goiânia, tanto nos aspectos relacionados à sociabilidade juvenil como ao mundo do trabalho, promovendo a inclusão social, por meio de projetos de vida que levem esses sujeitos à ação/reflexão das mudanças ocorridas no mundo contemporâneo.

_______________________________________________________________________________________________

INSTITUTO DO TRÓPICO SUBÚMIDO

Espaço interdisciplinar, que promove diálogos e ações nas áreas socioambientais do Bioma Cerrado, de promoção de Educação ambiental e no campo da arte e da étnico-cultura, com o objetivo de desenvolver a cidadania plena e a conscientização ambiental sobre a relação entre sociedade e natureza.

_______________________________________________________________________________________________


Datas Importantes
Inscrições: 09 de dezembro de 2019 a 10 de fevereiro de 2020
Formação Geral e Específica: acontecerão entre os dias 14 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2020.

É obrigatória a participação na Formação Geral e nas Específicas do Programa Escolhido. Você receberá mais informações acerca do local, data e horário no e-mail informado neste formulário no ato da inscrição (FIQUE ATENTO AO SEU E-MAIL).


*Assinatura do termo de voluntariado OBRIGATÓRIA até 28 de fevereiro de 2020*

Para mais informações
Gabinete da PROEX
Telefone: (62) 3946-1060

Profª Dra. Márcia de Alencar Santana
Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil
OBRIGATÓRIO MARCAR O ITEM ABAIXO *
Required
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy