FORMULÁRIO DE PESQUISA DE TERMOS UTILIZADOS NA PRÁTICA CLÍNICA - FarmaLibras
Prezado(a) Farmacêutico (a),

Convidamos você a participar da pesquisa para a seleção de termos que serão utilizados na publicação VOCABULÁRIO TERMINOGRÁFICO FARMACÊUTICO EM LIBRAS “FARMALIBRAS”, um projeto do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Centro de Informações sobre Medicamentos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CIM/Univasf)

A pesquisa será realizada por formulário online, com farmacêuticos que atuam no atendimento ao paciente, à família e à comunidade, e tem o objetivo de identificar os termos mais utilizados na prática clínica desses profissionais.

A identificação adequada é importante para direcionar as necessidades de conhecimento desses termos em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de que o FarmaLibras possa incluí-los no cuidado farmacêutico à pessoa surda.

Junto ao formulário, segue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, para que entenda melhor este projeto e a forma de sua participação. Caso tenha interesse em participar desta pesquisa, você deve clicar em “aceito” após a leitura do termo, e responder o formulário.

Dúvidas: farmalibras@gmail.com

Obrigado, desde já, pela sua participação.

Equipe do Projeto “FarmaLibras”


Email address *
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
Título da Pesquisa: “DESENVOLVIMENTO DO VOCABULÁRIO TERMINOGRÁFICO FARMACÊUTICO EM LIBRAS DO PROJETO “FARMALIBRAS”.
Nome da pesquisadora responsável: Deuzilane Muniz Nunes.
Você está sendo convidado(a) a participar desta pesquisa, que busca realizar mapeamento, criação, documentação e registro de sinais-termos farmacêuticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em Vocabulário Terminográfico Farmacêutico Bilíngue (Libras – Português) “FarmaLibras”. Sua participação é importante, porém, você não deve aceitar participar contra a sua vontade. Leia atentamente as informações abaixo e faça, quando desejar, qualquer pergunta.
Envolvimento na pesquisa: a pesquisa será realizada com farmacêuticos por meio da aplicação de um formulário online para que avalie a usabilidade ou não dos termos listados na prática profissional e faça indicações de termos da área farmacêutica não contemplados no formulário, que são utilizados na sua prática de cuidado em saúde. O tempo de duração para o preenchimento do formulário será de aproximadamente 15 minutos. Os procedimentos adotados nesta pesquisa obedecem aos Critérios da Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais, conforme a Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde.
Riscos, desconfortos e benefícios: a participação nesta pesquisa não infringe as normas legais e éticas; contudo, pode ocasionar riscos mínimos relacionados a possível constrangimento ao participante e tempo gasto, os quais serão minimizados pela pela equipe de pesquisa disposta a esclarecer qualquer dúvida , evitando assim os riscos. Este trabalho trará grandes benefícios a comunidade surda e aos profissionais farmacêuticos e intérpretes participantes após a criação do FarmaLibras. Ele constituirá um novo processo para transformações expressivas nas tecnologias da informação, comunicação, educação, saúde e social para a comunidade surda. Deverá tornar mais claro, rápido, seguro e efetivo o cuidado à saúde, principalmente o cuidado farmacêutico aos surdos brasileiros, sendo uma pesquisa de extrema importância social.
Garantias éticas: todas as despesas que venham a ocorrer com a pesquisa serão ressarcidas. É garantido ainda o seu direito à indenização diante de eventuais danos decorrentes da pesquisa. Todos os seus direitos serão preservados, em caso de danos imateriais decorrentes, direta ou indiretamente, da pesquisa, a assistência necessária será garantida pela pesquisadora responsável. Os pesquisadores se empenharão ao máximo em evitar possíveis danos durante o estudo, por meio de condutas coerentes com os preceitos éticos. Você tem total liberdade de se recusar a participar e a continuar participando, em qualquer fase da pesquisa, sem nenhum prejuízo.
Confidencialidade: é garantida a manutenção do sigilo e da privacidade dos participantes da pesquisa, mesmo após o seu término. Somente o(s) pesquisador(es) terá(ão) conhecimento de sua identidade e comprometemo-nos a mantê-la em sigilo ao publicar os resultados.
É garantido ainda que você terá acesso aos resultados com o(s) pesquisador(es). Sempre que quiser, poderá pedir mais informações sobre a pesquisa com o(s)pesquisador(es) do projeto e, para quaisquer dúvidas éticas, poderá entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa. Você receberá uma via virtual deste documento assinada pelo pesquisador, onde consta o telefone do pesquisador principal e demais contatos. Você poderá podendo tirar suas dúvidas sobre o projeto e a sua participação, agora ou a qualquer momento.
Após estes esclarecimentos, solicitamos o seu consentimento de forma livre para participar desta pesquisa. Obs: Não assine este termo, se ainda tiver dúvida a respeito.
Pesquisador responsável: Deuzilane Muniz Nunes, deuzilane.nunes@univasf.edu.br, Telefone: (87) 2101-6862 - Av. José de Sá Maniçoba, S/N – Centro - Petrolina/PE – Prédio dos Colegiados – 3º andar.
Em caso de dúvidas com respeito aos aspectos éticos deste estudo, você poderá consultar: COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA – CEP-UNIVASF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF
Av. José de Sá Maniçoba, S/N – Centro - Petrolina/PE – Prédio da Reitoria – 2º andar - Telefone do Comitê: 87 2101-6896- E-mail: cep@univasf.edu.br
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UNIVASF) é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que visa a defender e proteger o bem-estar dos indivíduos que participam de pesquisas científicas.
Você aceita participar da pesquisa? *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service