SIMULADO MÓD 3
SIMULADO MÓDULO 3
Email *
Nome *
E-mail *
1. (UPE – MODELO ENEM) – Em uma aula de educação física, o professor convida os estudantes para observar o movimento de uma bola de basquete de 500 g, arremessada contra o solo. Nesse experimento, as velocidades da bola imediatamente antes e depois da colisão foram determinadas e estão mostradas na figura a seguir.
1 point
O módulo da variação de quantidade de movimento da bola é igual a
O módulo da variação de quantidade de movimento da bola é igual a
Clear selection
2. (FUVEST-TRANSFERÊNCIA-2020) – Uma partícula colide elasticamente com uma parede, conforme mostrado na figura.
A representação da orientação da variação do vetor momento (quantidade de movimento) da partícula é:
1 point
Clear selection
3. (VUNESP-UNIFAI-2020 – MODELO ENEM) – Um acelerômetro determina valores de aceleração em intervalos de tempo pequenos e consecutivos. Em um teste, um corpo de prova carregando consigo um acelerômetro choca-se contra uma parede após percorrer um trecho reto e horizontal. A transcrição dos valores registrador pelo acelerômetro permitiu a elaboração do gráfico.
Sabendo-se que a massa do corpo de prova é 5,0 kg e que, no choque, ele fica preso à parede, o módulo do impulso aplicado sobre o corpo pela parede foi
1 point
Captionless Image
Clear selection
4. (PUC-RJ-2020) – Em uma pista de patinação de gelo, um rapaz de80 kg e uma moça de 50 kg se aproximam, movendo-se na mesma linha com a mesma velocidade de 2,0 m/s, em módulo. Eles se encontram juntando as mãos, dão meia volta e passam a se afastar em sentido oposto do movimento original. O rapaz sai com metade da sua velocidade original (em módulo). Desprezando-se perdas de atrito com o gelo, qual é o módulo da velocidade da moça, relativa ao solo, em m/s, ao se afastar do rapaz?
1 point
Captionless Image
Clear selection
5. (UESB)O movimento de um sistema de corpos rígidos pode ser representado pelo movimento do ponto denominado Centro de Massa (CM), estando a massa do conjunto de corpos e todas as forças externas aplicadas nesse ponto. As partículas representadas na figura apresentam massas iguais a m₁ = 3,0 kg, m₂ = 1,0 kg, m₃ = 4,0 kg e m₄ = 2,0 kg. Nessas condições, é correto afirmar que a soma das coordenadas do CM desse sistema, em cm, é igual a
1 point
Captionless Image
Clear selection
6. (VUNESP-FAMERP-2020 – MODELO ENEM) – Um automóvel trafegava com velocidade constante por uma avenida reta e horizontal quando foi atingido na traseira por outro automóvel, que trafegava na mesma direção e sentido, também com velocidade constante. Após a colisão, os automóveis ficaram unidos e passaram a se mover com a mesma velocidade.
Sendo EINICIAL e EFINAL, respectivamente, a soma das energias cinéticas dos automóveis imediatamente antes e imediatamente depois da colisão, e QINICIAL e QFINAL, respectivamente, a soma dos módulos das quantidades de movimento dos automóveis imediatamente antes e imediatamente depois da colisão, pode-se afirmar que:
1 point
Captionless Image
Clear selection
7. (UFTM-MG-MODELO ENEM) – Num determinado sistema planetário, um planeta descreve um movimento de translação ao redor de uma estrela, segundo a trajetória e o sentido representados na figura. Sabe-se que o deslocamento entre os pontos A e B ocorre em quatro meses terrestres e que as áreas A₁ e A₂ são iguais.
Considerando-se válidas as leis de Kepler para o movimento planetário e sabendo-se que o período de translação do planeta ao redor de sua estrela é igual a 20 meses terrestres, o intervalo de tempo para que ele percorra o trecho CA, em meses terrestres, é igual a
1 point
Clear selection
8. (VUNESP-FMJ-2020 –MODELO ENEM) – A figura a seguir mostra a trajetória elíptica do movimento de translação de um asteroide ao redor do Sol, localizado em um dos focos dessa elipse.
Considerando-se um pequeno deslocamento do asteroide a partir do local em que ele está representado na figura, pode-se afirmar que a força gravitacional que o Sol exerce sobre ele durante esse deslocamento
1 point
Clear selection
9. (VUNESP-FAMEMA-2021-MODELO ENEM) – Um modelo de bolsa possui uma alça de couro com suas extremidades presas a uma parte horizontal indeformável da bolsa. Considere que a bolsa, ao ser usada apoiada sobre o ombro pelo ponto intermediário da alça, mantenha-se na forma mostrada na figura.
Suponha que o conteúdo da bolsa esteja uniformemente distribuído em seu interior e que a massa desse conteúdo, somada com a massa da bolsa, resulte em 1,6 kg. Considerando-se a aceleração da gravidade com módulo igual a 10 m/s², senθ = 0,80 e cosθ = 0,60, a intensidade da força de tração na alça de couro é de
1 point
Captionless Image
Clear selection
10. (MARINHA DO BRASIL-2018-MODELO ENEM) – Um marinheiro utiliza um sistema de roldanas com o objetivo de erguer verticalmente um corpo de 200kg de massa, com velocidade constante, conforme figura abaixo.
Considerando-se a aceleração da gravidade local com módulo igual a 10m/s², pode-se afirmar que a intensidade da força exercida pelo marinheiro no cumprimento dessa tarefa foi de
1 point
Clear selection
11. (UNICAMP-2021-MODELO ENEM) – A figura abaixo mostra o braço de um toca-discos de vinil. Nela são indicadas, nos seus respectivos pontos de atuação, as seguintes forças: peso do braço (Pb), peso do contrapeso (Pc) e força normal aplicada pelo suporte do braço (N).
Para que o braço fique em equilíbrio, é necessário que a soma dos torques seja igual a zero. No caso do braço da figura, o módulo do torque de cada força em relação ao ponto O (suporte do braço) é igual ao produto do módulo da força pela distância do ponto de aplicação da força até O. Adote torque positivo para forças que tendem a girar o braço no sentido horário e torque negativo para o sentido anti-horário.
Sendo |Pc|= 1,5 N, |Pb| = 0,3N e |N| = 1,8N, qual deve ser a distância D do contrapeso ao ponto O para que o braço fique em equilíbrio?
1 point
Captionless Image
Clear selection
12. (VUNESP-FMABC-2020-MODELO ENEM) – Ao praticar exercícios com barra, uma pessoa, inadvertidamente, colocou peso maior em um dos lados da barra, como mostra a figura.
Considerando-se que a barra seja homogênea, indeformável e de peso 100 N, e que o ponto C seja o centro geométrico da barra, as intensidades das forças, supostas verticais, FD e FE, que a pessoa deve aplicar na barra para mantê-la em equilíbrio na posição horizontal valem, respectivamente,
1 point
Clear selection
13. (UPE-2020 – MODELO ENEM) – No início de 2019, o Brasil foi vítima de uma grande tragédia, o estouro da barragem de rejeitos na cidade de Brumadinho. Nesse episódio, os bombeiros da equipe de resgate pisavam sobre duas placas quadradas, feitas de madeira e de dimensões 40 cm x 40 cm. Os bombeiros pisavam nessas placas e conseguiam se deslocar com mais facilidade sobre a lama. Isso foi possível pelo fato
1 point
Clear selection
14. (VUNESP-FSTM-MODELO ENEM) – O esquema representa a experiência feita por Torricelli. A cuba e o tubo contêm mercúrio líquido e têm como finalidade a medição da pressão atmosférica.
Verificou-se nessa experiência que, ao nível do mar, a altura da coluna de mercúrio dentro do tubo foi de 76 cm para uma pressão atmosférica de 1,0 . 10⁵ N/m² e uma aceleração da gravidade com módulo igual a 10,0 m/s². Nessas mesmas condições, substituindo-se o mercúrio por um líquido de densidade absoluta 8,0 . 10³ kg/m³, a altura da coluna do líquido dentro do tubo será igual a
1 point
Clear selection
15. (VUNESP-UEAM-2020-MODELO ENEM) – Dois paralelepípedos, A e B, de densidades dA e dB, estão totalmente submersos, em equilíbrio, em água. O paralelepípedo A está preso pelo fio 1 a uma haste fixa, fora da água. O paralelepípedo B está preso pelo fio 2, fixado no fundo do recipiente. O volume do paralelepípedo B é o dobro do volume do paralelepípedo A e as densidades (d) dos paralelepípedos A, B e da água satisfazem a relação dB < dágua < dA.
Sendo EA e EB os módulos dos empuxos exercidos pela água, respectivamente, nos paralelepípedos A e B, temos que:
1 point
Clear selection
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. - Terms of Service - Privacy Policy