A DECLARAÇÃO 100X - Dia do Asteroide Brasil
Mais de 1 milhão de asteroides têm potencial para impactar a Terra e, mesmo com todos os telescópios disponíveis espalhados pelo mundo, nós descobrimos cerca de um por cento. A Declaração 100X incita um aumento na taxa de descoberta de asteroides em 100.000 (ou 100x) anuais na próxima década. Quanto mais aprendemos sobre impacto de asteroides, torna-se mais claro que a raça humana vive com os dias contados”, frisou Brian May. “O Dia do Asteroide e a Declaração 100X são modos do público contribuir para uma conscientização da vulnerabilidade da Terra e a realidade de que asteroides podem se chocar com a Terra a qualquer momento”. “O Dia do Asteróide seria o veículo para angariar apoio público, para assim aumentar o nosso conhecimento de quando os asteróides podem atingir e como podemos nos proteger".

“O alerta preventivo é o ingrediente essencial da defesa do planeta”, disse Rusty Schweickart, astronauta da missão Apollo 9, fundador da Associação de Exploradores Espaciais (ASE, em inglês) e presidente da Painel de Especialistas do Dia do Asteroide. “O tempo é o problema. Com a atual taxa de descoberta de NEOs igual ou superior a 20 metros em cerca de 1.000 por ano, levará mais de 1.000 anos para encontrar um milhão de NEOs que potencialmente ameaçam a Terra. Isso é muito tempo e mesmo assim teríamos alcançado apenas 10% ou mais de objetos do tamanho de Chelyabinsk que potencialmente ameaçam impacto.

Uma conferência de imprensa para a anunciar o lançamento do Asteroid Day/Dia do Asteroide foi feita simultaneamente em Londres e San Francisco em 3 de dezembro de 2014. Representando o Asteroid Day em Londres compareceram Richters, May e Rees, e em San Francisco, Schweichart, Lu e Tom Jones, presidente da Associação de Exploradores Espaciais (ASE). O Sr. Martin Rees leu a Declaração 100X e a lista de assinaturas rapidamente cresceu incluindo centenas de estimados cientistas, físicos, astronautas e ganhadores de Prêmio Nobel de 30 países, além de grandes empresários e artistas. Entre as assinaturas estão incluídas as de Nousheh Ansari, Stewart Brand, Brian Cox, Richard Dawkins, Alan Eustace, Peter Gabriel, Steve Jurvetson, Jane Luu, Dr. Brian May, Greg McAdoo, Peter Norvig, Helen Sharman, Jill Tarter, Kip Thorne e mais de 38 astronautas e cosmonautas.

Hoje, a Declaração 100X tem sido assinada por mais de 22.000 cidadãos em todo o mundo.

Para uma lista completa de notáveis assinaturas, visite: http://www.asteroidday.org/signatories-list

Primeiro Nome *
Último Nome *
Endereço de E-mail *
Cidade/Região *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of B612. - Terms of Service