Consulta pública sobre 'Critérios de Qualidade Europeus na Validação da Aprendizagem adquirida através do Voluntariado'
Os parceiros do projeto eQval (www.eqval.eu) estão a realizar uma consulta pública sobre o desenvolvimento dos ' Critérios de Qualidade Europeus na Validação da Aprendizagem adquirida através do Voluntariado '. Esta consulta pública é organizada no âmbito do projeto eQval que tem por objetivo definir e promover, em toda a UE, a adoção dos ' Critérios de Qualidade na Validação da Aprendizagem adquirida através do Voluntariado ‘

Para esta consulta pública, agradecemos que tomem em consideração as seguintes definições: 

Validação é a possibilidade de, a pedido da pessoa, descrever e confirmar as competências adquiridas em contextos de educação não formais e informais como é o caso das atividades de voluntariado, de forma a utilizá-las para outros fins como laborais ou académicos. Através do processo de validação, realizado por um órgão competente, o nível de desenvolvimento de competências individuais é medido em relação aos critérios utilizados no contexto da educação formal. Como resultado, uma qualificação parcial ou total poderá ser adquirida. (Fonte: www.youthpass.eu/en/recognition/validation ). As quatro fases de validação descritas nas Diretrizes Europeias para a Validação da Aprendizagem Não Formal e Informal (CEDEFOP, 2015) foram consideradas na estruturação e desenvolvimento dos Critérios de Qualidade na Validação da Aprendizagem adquirida através do Voluntariado ‘.

Os Critérios de Qualidade são um conjunto de standards que descrevem o nível de desempenho e qualidade que um processo de validação deve alcançar.

No processo de validação, há vários intervenientes que podem estar envolvidos. Por exemplo, no caso de um voluntário que pretenda validar formalmente a aprendizagem adquirida através do voluntariado, os intervenientes envolvidos seriam: o voluntário, a organização de voluntariado e a Universidade ou Escola profissional onde o voluntário se candidatará à validação da aprendizagem adquirida através do voluntariado. As empresas também podem ser envolvidas no processo de validação se, por exemplo, um voluntário estiver à procura da validação da aprendizagem adquirida através do voluntariado para aceder a um posto de trabalho.

Se representa ou trabalha para qualquer um dos intervenientes identificados acima, que possam estar envolvidos no processo de validação de aprendizagem (nomeadamente: voluntários, organizações promotoras de voluntariado, entidades formadoras ou do ensino superior, empresas, entidades do sector público e responsáveis por políticas no sector da educação e formação profissional), a sua participação nesta consulta pública é muito desejada. O preenchimento deste questionário demorará apenas alguns minutos e o seu contributo será publicamente reconhecido no futuro Manual ' European Quality Standards in Validation of Learning from Volunteering ' que irá ser publicado com o apoio do Programa Erasmus+ da União Europeia.
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *

Nome e apelido: 

*

Nome da instituição onde trabalha e/ ou que representa:

*

Por favor, selecione o sector  onde trabalha e/ ou que representa:

*
País: *

Nas próximas páginas encontrará alguns Critérios de Qualidade que os parceiros do projeto eQval sugeriram para integrarem a lista dos ' Critérios de Qualidade na Validação da Aprendizagem adquirida através do Voluntariado ‘.  Agradecemos a sua resposta, relativamente a cada um dos critérios apresentados, se acha que devem fazer parte dos ' Critérios de Qualidade na Validação da Aprendizagem adquirida através do Voluntariado ‘ ou não. Os parceiros do projeto, estão recetivos a sugestões. Na última página deste questionário, poderá sugerir os seus próprios Critérios de Qualidade para fazerem parte dos 'Critérios de Qualidade na Validação da Aprendizagem adquirida através do Voluntariado ‘'.

Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy