TERMO DE ADESÃO DO GERENTE/COORDENADOR DO SERVIÇO DE SAÚDE
Manifesto a adesão do serviço que gerencio/coordeno ao Curso sobre a Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J), a ser realizado na modalidade on-line e com atividades no local de trabalho, que visa contribuir para a implementação da atenção a adolescentes e jovens, por meio de ações de educação permanente e apoio à gestão, voltadas a serviços de saúde e às regiões do estado de SP. A LCA&J é uma política pública de saúde que tem o objetivo de garantir o cuidado integral à saúde de adolescentes e jovens em serviços ambulatoriais do SUS do estado de SP.

Fui informado que a coordenação da LCA&J é composta pelas seguintes instituições: Programa Estadual de Saúde do Adolescente - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP); Coordenação da Atenção Básica SES-SP; Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids / Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids SES-SP; Conselho dos Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS-SP); Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CSE-FMUSP); Laboratório de Saúde Coletiva (LASCOL), Departamento de Medicina Preventiva, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). O projeto conta com o apoio PPSUS Decit/SCTIE, CNPq, SES-SP, FAPESP: Processo 2016/15205-5 e 2019/03955-8 e OPAS SCON201602872 e com a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa: FMUSP (CAAE: 64912817.5.0000.0065 / Parecer: 1.977.538), Instituto de Saúde CEPIS-SP (CAAE: 64912817.5.3001.5469 / Parecer: 2.110.899) e SMS São Paulo.

Estou ciente de que se trata de um curso de extensão do tipo atualização à distância, oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com participação das demais instituições que integram o projeto. Ele é composto por 36 horas, sendo 12h síncronas virtuais e 24 assíncronas, incluindo atividades para a implementação da LCA&J no serviço, leituras para preparação, complementação e entregas de tarefas, distribuídas em 10 semanas, durante os meses de setembro e outubro de 2021.

Fui informado de que:
- Podem participar profissionais de saúde dos seguintes serviços: Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial, Serviço de Atenção Especializada à IST/Aids, Centros de Testagem e Aconselhamento em IST/aids, Casas do Adolescentes e Ambulatórios hospitalares especializados em adolescência.
- O número de vagas é limitado e cada Comissão Intergestora Regional recebeu seu total de vagas e orientação de divisão segundo tipo de serviço. Dependendo do número de municípios de cada CIR, em cada município poderá ocorrer a participação de um ou mais serviços.
- Em cada serviço participante é relevante que dois profissionais façam o curso, sendo um profissional ligado à assistência direta aos usuários, se possível que tenha contato com adolescentes e jovens, e um profissional ligado à coordenação ou gerência do serviço. Podem participar profissionais de todas as categorias.
- Como critérios para a indicação de trabalhadores, a recomendação da coordenação da LCA&J é a disponibilidade para a participação, a sensibilidade ao tema e o compromisso com a proposta.
- Os momentos síncronos acontecerão às sextas-feiras 15-17h00, nos dias:
• 03/09/21 - Seminário de abertura do curso
• 10/09/21 - Encontro do grupo regional
• 24/09/21 - Encontro do grupo regional
• 08/10/21 - Encontro do grupo regional
• 22/10/21 - Encontro do grupo regional
• 29/10/21 - Seminário de fechamento do curso
- A coordenação da LCA&J sugere que a participação no curso seja considerada como hora de trabalho.
- O curso não envolve gastos adicionais para os gestores municipais e serviços.
- Em cada DRS e região, os Articuladores da Atenção Básica, os Representantes de CDQ, os Apoiadores do COSEMS SP, entre outros parceiros podem contribuir para esclarecimentos, incluindo o número e tipo de serviços em cada município e orientações como a identificação de serviços e trabalhadores para participar.
- Caso existam dúvidas, a equipe da LCA&J, bem como a pesquisadora responsável e coordenadora do curso de Extensão Mariana Arantes Nasser, podem ser contatadas pelo e-mail lcadolescentessp@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 98211-7541.

Estou ciente que o serviço e o município participantes receberão um certificado da coordenação da LCA&J e que o profissional participante receberá um certificado da coordenação da LCA&J e uma declaração de curso de extensão universitária, modalidade de atualização, com a carga horária de 36 horas, certificado pela instituição de ensino UNIFESP, que pode contribuir para fins de currículo profissional e acadêmico.

Ao manifestar a adesão do serviço que gerencio/coordeno ao Curso sobre a Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J), comprometo-me a contribuir para a implementação da LCA&J no serviço, por meio da indicação à inscrição de 2 profissionais do serviço, sendo um ligado à assistência e outro à coordenação do serviço.
Aceite *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy