Proposta para as políticas de ensino médio - aprovação das propostas finais
Sobre o documento:

Este documento decorre de uma série de encontros em diferentes regiões do país realizados entre outubro de 2018 e junho de 2019, com participação presencial e virtual de estudantes, educadores, pesquisadores, gestores e demais interessados no debate de propostas e busca de convergências em relação às políticas do Ensino Médio no país. A iniciativa é da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, da Ashoka e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e contou com o patrocínio do Instituto Unibanco, da Fundação Santillana e com o apoio da Associação Cidade Escola Aprendiz e do programa Escolas Transformadoras, realizado pela Ashoka e com o Instituto Alana. Em Rondônia, os encontros foram coordenados pela Universidade Federal de Rondônia em parceria com a Via Campesina. Em Brasília, versão preliminar do documento foi debatida durante a Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE). O objetivo foi de coordenar a construção coletiva de propostas para as políticas de ensino médio, engajando diversas organizações representativas dos agentes envolvidos e alinhadas em torno de princípios comuns, sensíveis aos temas da inclusão, democracia, contemporaneidade e transformação.

Reconheceram-se de partida os grandes limites do atual modelo de ensino frente às necessidades de nossos jovens, assim como o pouco espaço que a intensa discussão da reforma do ensino médio ofereceu para a construção coletiva de propostas alternativas que possam unificar os diversos agentes.

Levou-se em conta também que, despeito do fracasso daquele modelo, há escolas e outras instituições com práticas inclusivas, democráticas e transformadoras, que apoiam estudantes a se qualificar academicamente e mostrar sua capacidade de gerar mudanças positivas no seu contexto, o que fortalece o engajamento em sua própria formação. São práticas que se fazem pela mobilização de seus professores, gestores, estudantes, famílias e comunidades.
Foram realizados encontros em diferentes regiões do país, com participação presencial e virtual, para apresentação de propostas e busca de convergências. Os materiais produzidos pelas organizações participantes e também o registro dos encontros foram postos à disposição em portal eletrônico da iniciativa (https://www.politicasensinomedio.org/) e nos de instituições parceiras, de modo a difundir amplamente a iniciativa.

O processo gerou este documento em torno do qual se pretende estabelecer interlocução produtiva com autoridades do poder público. Os participantes que o subscreverem, estarão relacionados ao final. Por favor, leia o documento em (basta copiar o link e colar em seu navegador de internet: https://docs.google.com/document/d/1yL1D15025V9h5lOVkSa3CTKpM-QzbKQETHE41fqqfKc/edit?usp=sharing .

Após a leitura, preencha o formulário abaixo.

Agradecemos o apoio.

Ashoka Brasil
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Faculdade de Educação da USP
Email address *
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Universidade de São Paulo. Report Abuse