PROGRAMA FLAUTA DOCE – PERFORMANCE E DIDÁTICA CONVIDA:
OFICINA DE TÉCNICA KLAUSS VIANNA – ESCUTA DO CORPO com a coreógrafa, dançarina e sistematizadora da Técnica Klauss Vianna JUSSARA MILLER (PUC-SÃO PAULO)
21/nov
17h30 - 18h30: Palestra A Técnica Klauss Vianna e a escuta do corpo
18h30 - 20h30: Prática
22, 23 e 24/nov
17h30 - 20h30: Prática
Local: Sala Dança 2 do Departamento de Artes Cênicas - CEART - UDESC.
Coordenação profª Valeria Bittar
Gratuito e aberto à comunidade
Número limitado de vagas (15 pessoas)
Certificados emitidos através da inscrição
A TÉCNICA KLAUSS VIANNA, criada pelo coreógrafo, educador e bailarino, Klauss Vianna e sistematizada por Jussara Miller, visa fornecer referenciais práticos para o desenvolvimento da pesquisa no campo das artes corporais, enfocando a flexibilização da postura e a conscientização corporal, abrangendo variados tópicos para o estudo do movimento. O curso-oficina pretende desenvolver a percepção corporal e fornecer elementos necessários para a exploração do movimento consciente, apoiada nas próprias vivências. O objetivo principal é a escuta do próprio corpo a partir da pesquisa de movimentos que se estabelece, aos poucos, como consequência do ritmo de cada um. Durante o curso são trabalhados diversos tópicos corporais, estabelecendo um jogo de inter-relações com todos eles.
-> A presença corporal: auto-observação conduzida pelos sentidos do corpo.
-> Espaços articulares: reconhecimento e estudo do movimento parcial e total.
-> A pesquisa do peso do corpo como impulso e como fluxo de movimento.
-> As características dos apoios do corpo: estudo dos pontos de apoio no chão.
-> Resistência: estudo da gradação do tônus muscular.
-> As oposições ósseas: ação organizada que dirige o movimento.
-> A pesquisa do eixo global: integração do corpo com a força da gravidade.
-> Vetores de força no corpo: uso de direções ósseas para acionar musculaturas.
-> A expressão do movimento: ações e suas sensações e reverberações.
-> Reflexão crítica sobre os temas trabalhados e sua contextualização.
JUSSARA MILLER
(
www.salaodomovimento.art.br)
Bailarina, coreógrafa, diretora e educadora somática. É graduada, mestre e doutora em Dança pela Universidade Estadual de Campinas/SP – UNICAMP. Professora do Curso de Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Em 1988 iniciou sua pesquisa sobre o movimento consciente, tendo como professores: Klauss Vianna e seu filho Rainer Vianna. Posteriormente foi professora da Escola Klauss Vianna, em São Paulo e diretora/coreógrafa/bailarina da “Cia de Dança Quase Mudo” (1994-1999). Foi idealizadora e curadora dos eventos de Dança: “Ciclo Klauss Vianna-2002” e Festival CPFL de Dança Contemporânea “Klauss Vianna-2005”, ambos realizados em Campinas/SP. Há 15 anos é diretora/fundadora e professora do Salão do Movimento, um espaço de pesquisa e criação em Dança em Campinas que, desde 2001, proporciona atividades que têm como foco a reflexão do corpo e o estudo do movimento, direcionado a adultos e crianças. É autora dos livros A Escuta do Corpo – Sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo: Summus, 2007 e “Qual é o corpo que dança (Summus). Premiações: Prêmio PROAC - 2010, para a montagem de "Cá entre Nós"; Prêmio PROAC - 2009, com o espetáculo "Clariarce"; Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz – 2007 com o espetáculo: “Fuga!”; Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna -2006 com espetáculo: “A gravidade como hábito”; Prêmio Caixa Cultural-2005 com: “Corpo Sentado”, no evento “Roda: girando diálogos de dança”; Movimentos de Dança Sesc – 98, São Paulo, com a atuação/investigação “Improvisação”.; Movimentos de Dança Sesc – 97, São Paulo, com o espetáculo: “Arquitentar”; Curta de Dança Sesi – 97, com o espetáculo: “Arquitentar”; Movimentos de Dança Sesc – 96, São Paulo, com o espetáculo: “Corpos de rua”.
Prêmio PROAC – 2012, para a circulação de “Cá entre Nós”
Prêmio PROAC - 2011, para a circulação de "Clariarce"
Prêmio PROAC - 2010, para a montagem de "Cá entre Nós"
Prêmio PROAC - 2009, com o espetáculo "Clariarce"
Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz – 2007 com o espetáculo: “Fuga!”.
Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna -2006 com espetáculo: “A gravidade como hábito”.
Prêmio CaixaCultural-2005 com: “Corpo Sentado”, no evento “Roda: girando diálogos de dança”.
Movimentos de Dança Sesc – 98, São Paulo, com a atuação/investigação “Improvisação”.
Movimentos de Dança Sesc – 97, São Paulo, com o espetáculo: “Arquitentar”.
Curta de Dança Sesi – 97, com o espetáculo: “Arquitentar”.
Movimentos de Dança Sesc – 96, São Paulo, com o espetáculo: “Corpos de rua”.
A OFICINA-CURSO e PALESTRA de TÉCNICA KLAUSS VIANNA, tem como objetivos:
-> Divulgar para o público envolvido com as artes performativas, sobretudo, os fundamentos da principal técnica de educação somática e percepção corpórea desenvolvida no Brasil;
-> Pesquisar a criação e o ensino em dança e nas demais artes presenciais, cujo foco seja a educação somática e a reflexão do corpo e a conscientização do movimento com a prática da Técnica Klauss Vianna.
Trata-se de uma Técnica de percepção corporal utilizada por inúmeros artistas do teatro, da dança, cinema e da música, que além de promover a pesquisa da criação do movimento em arte, pode ter também um alcance terapêutico e preventivo.