Laboratório de Voz: Dar Carne às Palavras em Ambiência Digital
LABORATÓRIO DE VOZ
DAR CARNE ÀS PALAVRAS EM AMBIÊNCIA DIGITAL

Com Thiago Abel
Terças e Quintas
03.08 | 05.08 | 10.08 | 12.08 | 17.08 | 19.08 | 24.08 | 26.08
20h - 22h
Skype
Pague quanto puder a partir de R$150,00

Inscrições até 30/07/2021
pelo link https://forms.gle/tKodXnWyEgy6fsEC8

--- Sobre a Oficina ---

O Laboratório oferece treinamentos cênicos e procedimentos de criação direcionados para a composição de um trabalho corporal e vocal capaz de presentificar as imagens e sensações e movimentos que cada texto carrega.

Voltando-se às fontes respiratórias, plásticas e ativas da linguagem, conectando as palavras aos movimentos físicos que lhes deram origem, eliminando a lógica e as abstrações discursivas para aproximar-se dos aspectos psicofísicos e afetivos das palavras, é possível compreender que “a língua se faz voz no movimento e não na palavra”*, fazendo com que as palavras sejam mais do que códigos esvaziados: sejam a matéria bruta da carne, signos onde o corpo injeta seus traços e fluxos.

(* - Christine Greiner em “Intoxicações Poéticas da carne”, 2020)

--- Plano de Trabalho & Temas ---

- Corpo-Voz (Indissociabilidade entre Corpo e Voz)
- Estudo do Aparelho Fonador
- Aquecimentos Corporais-Vocais
- Diferenças entre Interpretação, Representação e Presentificação
- Procedimentos Cartográficos (Mapear as possibilidades do Corpo-Voz)
- Transformar o Falar em Dançar
- Dançar um Texto
- Interpretação Textual
- Ações Básicas de Esforço e Fatores de Movimento (Laban) no trabalho vocal

--- Thiago Abel ---

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de concentração "Signo e significação nos processos comunicacionais", linha de pesquisa "dimensões políticas na comunicação", com a tese "Butô como micropolítica do corpo: experiências (po)éticas e epistemológicas" sob orientação de Christine Greiner.

Mestre em Artes da Cena na área de concentração "Teatro, Dança e Performance", linha de pesquisa "arte e contexto", pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a dissertação “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”.

Coordenador e performer do Núcleo Experimental de Butô, licenciado em Teatro (Mozarteum), técnico em Teatro (INDAC) e Dança (ETEC), especializado em performance e live art (SP Escola de Teatro), a palavra poética em cena (SESC), educação e arte contemporânea (Bienal de Arte SP) e procedimentos de criação cênica (Laboratório de Processos de Criações Atorais – LAPCA-UNESP), foi membro do Encontro Internacional de Dança Infinita - Flutuações do Butô em Cusco (Peru), ator na Trupe da Boemia e dançarino do Coletivo Perdido de dança contemporânea. Já colaborou com a Taanteatro Companhia e com a Cia. Perversos Polimorfos.

Tem como principal referência estudos e trabalhos realizados com Christine Greiner (PUC), Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.), Marco Xavier (Cia. Tamanduá), Ana Cristina Colla (Lume), Ana Chiesa (Brasil), Carlos Cruz (México), Edgar Ramirez (Colômbia), Simone Mello (Peru), Tess de Quincey (Austrália), Min Tanaka (Japão) e Ko Murobushi (Japão).

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5222061443358399

--- Núcleo Experimental de Butô ---

Laboratório político-performático existente desde 2014 que busca por meio de três frentes –
pesquisa, criação e formação – um processo investigativo afinado às proposições reflexivas do fundador da Dança Butô, Tatsumi Hijikata, em busca de portas de acesso em direção a um fazer político-artístico afinado aos princípios e procedimentos de criação deste dançarino japonês após mais de trinta anos de seu falecimento, em outro contexto histórico, cultural e geográfico. Ciente da impossibilidade de acessar a densidade e profundidade do projeto via o extenso material fílmico e fotográfico presente na Internet, o Núcleo tem como objetivo deslocar a percepção daqueles que ainda se inquietam com o Ankoku Butô (Dança das Trevas) em direção a mídias reflexivas, atualizadas e atentas aos princípios iniciais do projeto, objetivando um porvir para além da ideia de dançar Butô, focado em um jogo de revolução através da
dança, libertando-se dos sistemas de poderes que sitiam a vida, reiterando toda a densidade, intensidade e potencialidade da existência.

https://www.nucleoexperimentaldebuto.com/
Nome *
E-mail *
WhatsAPP (com DDD) *
Cidade - Estado - País
Valor que deseja contribuir (a partir de R$150,00) *
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy