3º SÉRIE -E. M REGULAR - 2º PET/ATIVIDADE COMPLEMENTAR - 1ª E 2ª SEMANAS
Email *
Escreva o seu nome completo e sua turma.
Observe a tirinha abaixo e responda às questões de 1 a 8:  1 - Sobre os aspectos que envolvem a variação linguística, é CORRETO afirmar que
Captionless Image
Clear selection
2 - Como você caracterizaria o personagem Chico Bento do ponto de vista econômico?
3 - E como o caracterizaria do ponto de vista regional/geográfico?
4 - E do ponto de vista social?
5 - Por que você pôde responder às questões anteriores? Em que se embasou para isso? Existe, então, alguma correlação entre identidade cultural e variação linguística?
6 - Existe, então, alguma correlação entre identidade cultural e variação linguística?
7 - Agora, pense estritamente na linguagem utilizada pelo personagem. Você poderia somente por meio dela responder as questões 1, 2 e 3? Explique.
8 - E essa maneira de conversar é típica da zona urbana ou rural? Como chegou a essa conclusão?
9 - É tranquilo para as pessoas aceitarem a fala típica da zona urbana?
10 - Crie um pequeno texto respondendo as questões: A) “Existe uma variedade melhor do que a outra?       B) Como devemos tratar as variedades linguísticas: enquanto formas diferentes de realização da língua ou como correto e não correto?”
Captionless Image
11 - Questão ENEM 2014 - A História, mais ou menos.        "Negócio seguinte. Três reis magrinhos ouviram um plá de que tinha nascido um Guri. Viram o cometa no Oriente e tal e se flagraram que o guri tinha pintado por lá. Os profetas, que não eram de dar cascata, já tinham dicado o troço: em Belém, da Judeia, vai nascer o Salvador, e tá falado. Os três magrinhos se mandaram. Mas deram o maior fora. Em vez de irem direto para Belém, como   mandava o catálogo, resolveram dar uma incerta no velho Herodes, em Jerusalém. Pra quê! Chegaram lá de boca aberta e entregaram toda a trama. Perguntaram: onde está o rei que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Quer dizer, pegou mal. Muito mal. O velho Herodes, que era oligão, ficou grilado. Que rei era aquele? Ele é que era o dono da praça. Mas comeu em boca e disse: joia. Onde é que esse guri vai se apresentar? Em que canal? Quem é o empresário? Tem baixo elétrico? Quero saber tudo. Os magrinhos disseram que iam flagrar o Guri e na volta dicavam tudo para o coroa".                                                           VERISSIMO, L. F. O nariz e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1994.                                                                               Na crônica de Verissimo, a estratégia para gerar o efeito de humor decorre do(a):
Clear selection
12 -  Leia o fragmento do texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade:                                       "Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé de alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio".                                                                   Com base nos estudos de variantes linguísticas, compreende-se que a variante apresentada no fragmento é a:
Clear selection
13 - (Enem/2005) Leia com atenção o texto a seguir.              "Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas".          (Não é uma delícia?) (Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, no 3, 78.)                                                                                        O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto:
Clear selection
14 -  Leia e analise o poema a seguir. Marque se a alternativa é  verdadeira ou F falsa. *
Captionless Image
Verdadeiro
Falso
a) ( ) Nos versos 6, 7 e 8, Bandeira critica e denuncia o desapreço às formas populares de expressão.
b) ( ) Língua certa do povo e A sintaxe lusíada representam no poema os níveis de fala, ou seja, os modos variados de um indivíduo usar a língua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.
c) ( ) Os versos 1 e 2 buscam retratar a forma como o falante adquire a linguagem culta; primeiramente por meio do contato com as pessoas próximas e depois a aprimorando com a leitura de jornais e livros.
d) ( ) O verso 8 estabelece uma relação com a língua portuguesa falada em Portugal.
e) ( ) O gostoso português do Brasil, no texto, faz uma referência à língua padrão usada hoje pelos brasileiros.
15 - "Sabe-se que no Rio Grande do Sul os guris brincam com pandorga, em São Paulo as crianças brincam com papagaios e no Paraná os piás brincam com pipas ou raias."                                       Com base no estudo de variantes linguísticas, podemos dizer que, na frase anterior, temos a presença da variante linguística:
Captionless Image
Clear selection
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy