Atitudes frente à vacina para a COVID-19: o papel das diferenças psicológicas individuais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

1. Convite: Olá. Você está sendo convidado(a) a participar de uma pesquisa ONLINE, intitulada: “Atitudes frente à vacina para COVID-19: papel das diferenças psicológicas individuais”. Se você tiver 18 anos ou mais, estamos interessados na sua participação. Nosso objetivo é investigar variáveis psicológicas associadas à atitude (positiva ou negativa) em relação à futura vacina da COVID-19. Ou seja, queremos compreender se a forma como as pessoas pensam está associada à sua atitude frente à futura vacina. Justificativa: Acreditamos que, ao conhecer as bases psicológicas associadas à atitude em relação à vacinação, será possível desenvolver campanhas de saúde pública mais eficientes.
2. Procedimento a ser seguido: A pesquisa é de caráter voluntário, as informações obtidas e usadas no projeto serão tratadas anonimamente, sendo usadas apenas para fins científicos. A pesquisa é totalmente online e você poderá responder ao formulário a partir de qualquer aparelho com acesso à Internet. Participarão apenas aqueles que autorizarem, perante aceite neste termo. Ao aceitar, você será direcionado para uma nova página do formulário online, em que constam os questionários de coleta de dados da pesquisa. Você responderá a um total de 8 questionários, todos online, um por etapa/página, com uma duração aproximada de 20 minutos. Você pode fazer pequenas pausas durante o preenchimento, caso se canse. Não há respostas “certas” ou “erradas”. Estamos interessados em saber o que você pensa sobre as perguntas que lhe forem feitas, sem qualquer juízo de valor. Para que você se sinta mais confortável em responder às perguntas que lhe forem feitas, sua participação será totalmente anônima. Ao longo de todo o formulário, não perguntaremos nada que permita sua identificação (nome, endereço ou CPF etc).
3. Risco e desconfortos: Os riscos dessa pesquisa são considerados mínimos. Algum desconforto pode se dar em função do tempo que o participante disporá para responder às questões. Como não haverá identificação pessoal no seu formulário, não há risco de constrangimentos social. Apesar disso, não se pode descartar totalmente o risco de quebra de sigilo, mesmo que não intencional. Para evitar essa ocorrência, a equipe tomará todos os cuidados para assegurar que apenas os membros do time tenham acesso às respostas. Deve-se ainda considerar o risco referente ao tempo da sua participação, que pode comprometer de alguma forma outras atividades cotidianas. Por isso, de antemão, avisamos que o tempo médio de participação no experimento é de 20 minutos. Sugerimos que você escolha iniciar em um horário em que a participação não prejudicará suas atividades cotidianas. Entretanto, não há problema caso você precise fazer pausas durante o experimento. Caso perceba que, ainda assim, sua participação na pesquisa está comprometendo suas atividades diárias, solicitamos que interrompa a pesquisa, na certeza de que não terá qualquer ônus em decorrência disso.
4. Benefícios: Indiretos: o estudo contribuirá à compreensão de aspectos psicológicos associados a como as pessoas reagem frente à vacina, com potencial de instrumentalizar campanhas nessa área. Benefício direto: Ao final do formulário online, você aprenderá uma técnica chamada ‘autoafirmação’, simples e útil para ajudar na regulação emocional em situações de estresse. Essa técnica é baseada em um tipo de terapia e pode colaborar no enfrentamento do período de pandemia de uma maneira mais positiva.
5. Assistência e responsável pela pesquisa / Garantia de esclarecimento e acesso à informação: Você terá acesso, em qualquer momento, às informações sobre os procedimentos, riscos e benefícios relacionados a esta pesquisa, inclusive para dirimir eventuais dúvidas, no contato com os pesquisadores envolvidos: Thiago Perez Bernardes de Moraes (thiago.moraes@uniandrade.edu.br), Thales Vianna Coutinho (thales.coutinho@hotmail.com), Mariana Rodrigues Gonçalves Dias (marianarodrigues.psicologia@gmail.com), Fernanda Camargo Silva (psicologafernandacs@gmail.com) e Natália Martins Dias (natalia.m.dias@ufsc.br).
Para além dos e-mails acima fornecidos, a pesquisadora responsável pode ser contatada em: Universidade Federal de Santa Catarina – Depto de Psicologia, Bloco C, Sala 15A, Cidade Universitária, Trindade, CEP 88 040-400 – Florianópolis – SC (Natália M. Dias).

Caso deseje, você pode contatar o Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. O contato com o CEP - UFSC pode ser realizado pelo telefone (48) 3721-6094, pelo e- mail: cep.propesq@contato.ufsc.br ou no seguinte endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - Reitoria II – Rua Desembargador Vitor Lima, n° 222, 4° andar, sala 401, Trindade, CEP 88 040-400 – Florianópolis – SC.
O Comitê de Ética é a instância que tem por objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Dessa forma o comitê tem o papel de avaliar e monitorar o andamento do projeto de modo que a pesquisa respeite os princípios éticos de proteção aos direitos humanos, da dignidade, da autonomia, da não maleficência, da confidencialidade e da privacidade.
6. Liberdade do participante: Você poderá desistir da participação na pesquisa quando quiser, tendo a liberdade de retirar seu consentimento a qualquer momento, sem precisar dar explicações. Para isso, comunique seu desejo aos pesquisadores pelos contatos acima mencionados. Ressaltamos que sua participação deve ser em caráter espontâneo e voluntário, e você é livre para abandonar o experimento, simplesmente fechando a página, caso sinta qualquer desconforto diante de qualquer questionamento.
7. Sigilo: Você terá garantida a confidencialidade, sigilo e privacidade das suas respostas. Os pesquisadores garantem o sigilo em relação aos resultados para que não haja nenhum tipo de constrangimento. Os resultados apenas serão usados para publicações dos resultados, sempre de forma coletiva, sem revelar qualquer informação relacionada à privacidade do participante. As respostas ao formulário online formarão uma base de dados que ficará armazenada por pelo menos cinco anos, em conta digital de posse do pesquisador, podendo ser descartada posteriormente ou mantida armazenada em sigilo. Cabe lembrar, porém, que você não será solicitado a dar nenhuma informação de identificação.
8. Custos: Você não terá nenhuma despesa e não receberá remuneração. Porém, caso você tenha alguma despesa ou qualquer prejuízo financeiro em decorrência direta desta pesquisa, você terá garantia de ressarcimento. Em caso de dano, material ou imaterial, comprovadamente decorrente da pesquisa, você terá garantia de indenização.

Para ter acesso aos resultados desta pesquisa, quando ela for concluída, encaminhe um e-mail para o membro de nossa equipe Thales Vianna Coutinho (thales.coutinho@hotmail.com). Você receberá indicação de onde localizar os resultados publicados.

Os pesquisadores envolvidos comprometem-se a conduzir a pesquisa de acordo com a Resolução 510/2016 que trata dos preceitos éticos e da proteção aos participantes da pesquisa.
Recomendamos que você faça o download deste documento clicando no link a seguir:
<https://drive.google.com/file/d/1agkShbEjriVRnLU9qgyyoztfhmrRGqZE/view?usp=sharing>

Este é um documento importante que traz informações de contato e garante os seus direitos como participante da pesquisa. Guarde uma cópia.

Após a leitura do presente termo, caso você concorde em participar dessa pesquisa, solicitamos que selecione a opção “Concordo em participar da pesquisa” para que possa dar continuidade à sua participação. Sua participação somente ocorrerá se você concordar com este termo.

Ao clicar no botão abaixo, você concorda em participar da pesquisa nos termos deste TCLE. Caso não concorde em participar, apenas feche essa página no seu navegador.
*
Next
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy